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Veículos mais limpos e eficientes com as novas tecnologias Bosch


O Boost Recuperation System (BRS) é uma das novidades da Bosch para o Congresso SAE.

Por: Da Redação - 08 de outubro de 2013

A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, irá destacar durante o 22º. Congresso SAE soluções automotivas que estão em linha com as metas definidas pela política industrial do Inovar-Auto. São sistemas e produtos que auxiliam no desenvolvimento de veículos mais limpos, econômicos e eficientes.

O Boost Recuperation System (BRS) é uma das novidades da Bosch para o Congresso SAE. O BRS é um sistema de recuperação de energia e aumento de torque que ajuda a reduzir o consumo de combustível e emissões em até 15%. Este sistema, que combina quatro funções em um: recuperação de energia, torque adicional, função Start-Stop e Start-Stop Coasting, restaura parte da energia cinética gasta durante a frenagem e a transforma em potência adicional para o motor.

A energia recuperada pelo BRS é salva em uma bateria de 48V e pode ser utilizada pra dar mais torque ao veículo (nos momentos do arranque ou ultrapassagens), assim como também para alimentar os sistemas elétricos do veículo quando o Start-Stop entra em operação.

A empresa também apresentará no evento o módulo de fornecimento de combustível EMM (Emerging Market Module). O equipamento é uma solução robusta que atende aos requisitos de custo e qualidade dos mercados da China, Brasil e Índia.

O EMM abrange um conceito modular de intercambiabilidade de componentes, que possibilita a sua adaptação para cada plataforma global e regional, sem alteração no design. Com isso, a Bosch desenvolveu um produto com conceito uni ficado, que visa atender as demandas dos mercados em desenvolvimento.

O objetivo do módulo é acomodar uma série de componentes (bomba elétrica de combustível, sensor de nível, regulador de pressão, entre outros) e suas funções em um único produto dentro do tanque de combustível do veículo. E ainda vale destacar duas funções: o envio de combustível, com pressão regulada, ao motor do veículo e a outra é o controle do nível de combustível presente no tanque.

O produto foi desenvolvido com base nos requisitos da metodologia QFD (Quality Function Deployment - Desdobramento da Função Qualidade), que permite a incorporação das necessidades do cliente no produto, bem como métodos de simulação realizados para o desenvolvimento, otimização dos recursos de laboratório para a validação do design proposto.