Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Reparar o Symbol, novo sedã compacto que a Renault acaba de lançar, não será muito difícil, uma vez que, mecanicamente, ele é alma gêmea do Clio Sedan. Em poucas palavras, é um Clio Sedan com nova estampagem. O motor bicombustível (1.6 16v - modelo K4M Hi-Flex), o câmbio, a suspensão e as demais partes mecânicas são idênticas.
Apresentado em Curitiba no último mês, o Renault Symbol fecha o ciclo de lançamentos do chamado Contrato Mercosul 2009, que a montadora francesa anunciou em 2006, com a promessa de oferecer ao consumidor brasileiro seis novos veículos no prazo de três anos. Anteriormente, foram, na sequência, Mégane, Mégane Grand Tour, Logan, Sandero e Sandero Stepway.
As semelhanças não são meras coincidências, afinal, o Symbol é derivado do Clio Sedan. Até o preço é parecido: R$ 41.190, a versão Expression, e R$ 44.490, a Privilège, com a vantagem de ambas contarem com air bags duplos de série (que no Clio era disponível apenas na Privilège). E, por se tratar de um compacto premium, terá apenas uma opção de motorização, por enquanto, a de 1.6 litro com 16 válvulas, bicombustível, o mesmo que atualmente equipa as versões mais sofisticadas do Logan, do Sandero e até mesmo do sedã médio Mégane, porém com diferentes calibrações de performance.
O câmbio também é o mesmo, com relação de marchas idênticas (exceto a marcha à ré, que possui uma diferença quase que imperceptível). Na suspensão, as molas e amortecedores foram recalibrados em função da aerodinâmica, peso (1.045 kg em ordem de marcha) e dimensões do veículo (4.261 mm de comprimento, 1.439 mm de altura e 1.672 mm de largura, com 2.473 mm de distância entre-eixos).
Equipamentos
Assim, mecanicamente, Symbol e Clio Sedã são irmãos gêmeos. Por fora, porém, têm silhuetas distintas e, no que diz respeito a equipamentos, o novo veículo da Renault apresenta recursos um pouco mais sofisticados, como ar-condicionado digital e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Tal como os demais veículos da marca, a Renault promete revisões com preço fechado e preço tabelado de peças de desgaste como pastilhas de freio, amortecedores, palhetas de limpador de para-brisas. O novo sedan compacto Premium da marca francesa vem com três anos de garantia de fábrica, acompanhando o restante da linha Renault.
Impressões
Visto por fora, o Renault Symbol é um carro novo, mas, por dentro, é um Clio Sedan que ganhou ar-condicionado digital de série, apenas na versão mais completa, a Privilège, que também vem com computador de bordo e outros mimos.
Assim, alguns conceitos de carro compacto foram mantidos, como acionamento dos vidros elétricos traseiros no console central, acabamento interno sem muito requinte e ausência de regulagem de profundidade do volante.
Em movimento apresenta comportamento bastante parecido ao Clio Sedan. Ao volante, chamou atenção a alavanca de câmbio que mexe para frente e para trás, acompanhando o movimento do motor nas acelerações e desacelerações. Faltou, aí, um cuidado um pouco maior da montadora no sistema de fixação. O motor, no entanto, é o ponto forte do carro.