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Sistema de ar-condicionado do Megané 2005


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Mario Meier Ishiguro
13 de dezembro de 2011

 

Este ano já abordamos alguns modelos franceses, comentando seus principais itens de manutenção no sistema de ar-condicionado.

Nesta edição vamos comentar alguns detalhes interessantes do sistema de ar-condicionado de outro modelo: o Megané 2005. Foto 1.

Em geral, esse modelo apresenta boa eficiência e se caracteriza por alguns detalhes no sistema de ar-condicionado. Foto 2.

Ele é equipado com um compressor DELPHI CVC (importado) de 5 cilindros de fluxo variável (125 cm³) com aproximadamente 150 ml de óleo PAG 46. Este compressor já teve procura em oficinas de reparação de ar-condicionado. A carga de fluido refrigerante é de cerca de 550 g. Fotos 3 e 4.

O sistema possui um tubo de orifício calibrado na saída do condensador e não utiliza válvula de expansão. Na linha de baixa (retorno) está o filtro acumulador, que evita o retorno de fluido no estado líquido para o compressor. Foto 5.

O monitoramento de pressões fica na linha de alta (antes do tubo de orifício calibrado) e é feito por um transdutor de pressão (3 pinos) que se comunica diretamente com o módulo de injeção. Foto 6.

A tubulação de fluido refrigerante possui apenas uma válvula de serviço na linha de baixa, mas o engate é de linha de alta, o que confunde alguns colegas e atrapalha um pouco a leitura de manômetros e a diagnose de problemas (não tem o engate de serviço na linha de alta). Fotos 7 e 8.

Muitos destes veículos saíram de fábrica sem o filtro antipólen, apesar de possuírem o local para colocá-lo junto na caixa evaporadora, antes do evaporador.

Isso causou saturação de sujeira no evaporador e parte dessa sujeira geralmente cai no orifício de dreno de condensação da caixa evaporadora, obstruindo-o, levando ao gotejamento de água de condensação dentro do veículo e irritando os proprietários.

Para limpar a caixa de ventilação, é necessário retirar a caixa evaporadora (retirar painel). Foto 9.

Outro ponto vulnerável é o ventilador interno, que pode parar de funcionar. É comum o derretimento dos terminais do ventilador ou do resistor. Fotos 10, 11 e 12.

 

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