Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Este ano já abordamos alguns modelos franceses, comentando seus principais itens de manutenção no sistema de ar-condicionado.
Nesta edição vamos comentar alguns detalhes interessantes do sistema de ar-condicionado de outro modelo: o Megané 2005. Foto 1.
Em geral, esse modelo apresenta boa eficiência e se caracteriza por alguns detalhes no sistema de ar-condicionado. Foto 2.
Ele é equipado com um compressor DELPHI CVC (importado) de 5 cilindros de fluxo variável (125 cm³) com aproximadamente 150 ml de óleo PAG 46. Este compressor já teve procura em oficinas de reparação de ar-condicionado. A carga de fluido refrigerante é de cerca de 550 g. Fotos 3 e 4.
O sistema possui um tubo de orifício calibrado na saída do condensador e não utiliza válvula de expansão. Na linha de baixa (retorno) está o filtro acumulador, que evita o retorno de fluido no estado líquido para o compressor. Foto 5.
O monitoramento de pressões fica na linha de alta (antes do tubo de orifício calibrado) e é feito por um transdutor de pressão (3 pinos) que se comunica diretamente com o módulo de injeção. Foto 6.
A tubulação de fluido refrigerante possui apenas uma válvula de serviço na linha de baixa, mas o engate é de linha de alta, o que confunde alguns colegas e atrapalha um pouco a leitura de manômetros e a diagnose de problemas (não tem o engate de serviço na linha de alta). Fotos 7 e 8.
Muitos destes veículos saíram de fábrica sem o filtro antipólen, apesar de possuírem o local para colocá-lo junto na caixa evaporadora, antes do evaporador.
Isso causou saturação de sujeira no evaporador e parte dessa sujeira geralmente cai no orifício de dreno de condensação da caixa evaporadora, obstruindo-o, levando ao gotejamento de água de condensação dentro do veículo e irritando os proprietários.
Para limpar a caixa de ventilação, é necessário retirar a caixa evaporadora (retirar painel). Foto 9.
Outro ponto vulnerável é o ventilador interno, que pode parar de funcionar. É comum o derretimento dos terminais do ventilador ou do resistor. Fotos 10, 11 e 12.