Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. Seminário da Reposição Automotiva apresenta os caminhos do aftermarket

Seminário da Reposição Automotiva apresenta os caminhos do aftermarket


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
21 de setembro de 2012

Aumento da frota circulante indica que o setor continuará crescendo nos próximos anos, mas as novas tecnologias exigem capacitação profissional da reparação, distribuidores sofrem com as distorções da tributação imposta pela substituição tributária e varejo deve se preparar para entrar na era fiscal digital.

O GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) realizou em Agosto, no Teatro Ruth Cardoso, na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em São Paulo/SP, a 18ª edição do Seminário da Reposição Automotiva, onde reuniu mais de 500 pessoas, entre reparadores, distribuidores e varejo de autopeças e representantes de montadoras e indústria, bem como entidades do setor. “O evento se consolidou como a principal voz do aftermarket brasileiro”, afirma Francisco de La Tôrre, presidente da edição 2012 do Seminário e do Sincopeças-SP, acrescentando que o evento apresenta a síntese de temas fundamentais para o setor, como o sistema de tributação, que tem comprometido a saúde financeira das empresas.

Tributação - Varejo e Oficinas devem se preparar para as novas regras fiscais com a chegada do cupom fiscal eletrônico. Até 2015 todo o sistema digital implantado pelo governo denominado SPED – Serviço Público de Escrituração Digital, deverá estar operando totalmente, o que permitirá a troca de informações fiscais nas esferas municipais, estaduais e federais. “Isso significa que o governo terá todas as informações dos contribuintes, pessoas físicas e jurídicas”, enfatiza o consultor do Sincopeças, Luiz Pereda, durante a sua apresentação. Formado em engenharia mecânica e pós-graduado em administração automotiva, com mais 30 anos de vivência no setor automotivo, ele conta que o planejamento de política fiscal do Governo teve início em 2000 e vai levar quinze anos para ser totalmente concluído. “É um caminho sem volta, varejo e oficinas devem ser preparar para as mudanças, tendo atenção redobrada com a gestão administrativa, bem como devem investir em equipamentos e softwares adequados, além de contar com a consultoria de um contabilista de confiança”, alerta Pereda.

Temas relevantes como as mudanças no setor de reposição, relacionamento entre oficinas e clientes e treinamento foram levantados pelo mediador Sérgio Alvarenga, diretor executivo da Andap, no debate de encerramento do Seminário de Reposição Automotiva. Para o conselheiro do Sindipeças, Ronaldo Teffeha, é dever do fabricante contribuir para qualificação do reparador, que depende cada vez mais de informações técnicas para reparar o veículo.
O vice-presidente da Andap e Sicap, Rodrigo Carneiro, também concorda com a opinião de Teffeha, e acredita que fabricantes e distribuidores devem investir em capacitação e informação, para que varejo e oficinas estejam qualificados, uma forma de revitalizar o mercado, lembrando que a reposição é responsável pela manutenção de 80% do total da frota circulante estimada em 45 milhões de veículos. “Precisamos ter competência e se preparar e investir para atender a demanda”, completa Carneiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté