Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Os carros chineses chegaram ao mercado nacional com o desafio de conquistar a confiança do consumidor brasileiro. A JAC é a primeira montadora chinesa a ser avaliada pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Foram realizados os estudos dos Índices de Reparabilidade (CAR Group), de Visibilidade, de Danos de Enchente e de Segurança. Os Índices CESVI são indicativos técnicos que podem servir de critério para o consumidor final na escolha de veículos, assim como referência técnica para o mercado automobilístico e para seguradoras, influindo na precificação da apólice.
No quesito reparabilidade, os modelos J3 Turin e J3 obtiveram o CAR Group número 13. O J3 Turin tornou-se o segundo melhor índice e o segundo colocado na classificação da categoria de sedan compacto. Já o hatch compacto J3 obteve o terceiro melhor índice dessa categoria, sendo o quinto colocado na classificação. E os resultados dos demais índices dos dois modelos foram:
Visibilidade: 2,5 estrelas
Danos de Enchente: 2,5 estrelas
Segurança: 2,5 estrelas
A classificação dos índices é apresentada em um intervalo de 0,5 a 5 estrelas, podendo intercalar notas com 0,5 estrela (2 estrelas e meia, por exemplo), com exceção do CAR Group que tem uma classificação específica.
Mais sobre os Índices CESVI
- CAR Group:
Índice que avalia o custo e o tempo de reparo de um veículo. Trata-se de uma evolução em relação à informação técnica disponível para montadoras e seguradoras, e que também permite o acesso do consumidor. Com essas informações, o consumidor pode comparar, na hora da compra, dois modelos de veículos que lhe interessam. A tendência é que os modelos com melhor classificação no ranking também tenham valores de seguro mais vantajosos, já que o custo do reparo é utilizado como base para a tarifação de preços pelas seguradoras.
A definição utilizada para esse ranking vem do fato de que os veículos são classificados em grupos, sendo que cada um representa uma faixa de valores relacionados a seu custo ponderado de reparo. Em uma escala que vai de 10 a 60, quanto melhor a reparabilidade, menor será o número do grupo de classificação do veículo.
- Visibilidade:
Para extrair esses indicativos em relação à visibilidade total proporcionada pelo veículo, foram realizados os cálculos que envolveram os aspectos da visibilidade traseira, lateral e dianteira. Quanto maior a nota, melhor a visibilidade do veículo.
- Danos de enchente:
Indica e compara a eficiência de cada veículo em manter seu funcionamento quando envolvido em alagamento, garantindo sua mobilidade. A metodologia desenvolvida pelo centro de pesquisa classifica os possíveis danos em função das características mecânicas e eletroeletrônicas dos veículos.
- Segurança:
A metodologia utilizada para esse índice é de acordo com uma ponderação entre os componentes destinados à segurança ativa, segurança passiva e patrimonial presentes em cada modelo.
No site do CESVI BRASIL é possível consultar um comparativo de modelos de veículos com as informações de todos os índices desenvolvidos pelas pesquisas do centro. Para consultar, acesse:
http://www.cesvibrasil.com.br/indices/comparativo.aspx
{jcomments on}