Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. Práticas ao volante que desgastam prematuramente a embreagem e componentes do motor

Práticas ao volante que desgastam prematuramente a embreagem e componentes do motor


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
19 de agosto de 2013

noticia051905Hábitos ao volante e a falta de manutenção preventiva podem provocar desgastes desnecessários de peças. Isso acontece pela cultura errada ou desconhecimento por parte do motorista em relação aos cuidados para manter o veículo em bom estado de uso. Segundo o engenheiro mecânico e consultor técnico do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores), Roberto Canassa Júnior, cita alguns exemplos simples que podem ser prejudiciais ao veículo, como não usar “aditivo” no sistema de arrefecimento, colocar óleo lubrificante diferente do recomendado pela montadora ou ainda não efetuar a troca do fluido de freio no período recomendado no manual do fabricante. “Podemos ainda citar a utilização de incorreta de marchas durante o trajeto e manter o pé apoiado no pedal da embreagem”, acrescenta o engenheiro.

Ele revela que é comum o motorista ficar com pé descansando no pedal de acionamento da embreagem durante o deslocamento do veiculo.  Outro hábito é segurar o veiculo parado em semáforo controlando a embreagem para o carro não arrancar e nem descer de ré. Nas duas situações, Canassa explica que ocorre o acionamento parcial da embreagem. Fazer isso por longos períodos causa danos não só ao conjunto de embreagem, mas também pode comprometer outros componentes, gerando folgas internas do motor.

De acordo com o engenheiro, no caso do motor, o maior dano acontece no conjunto do eixo virabrequim, que, para ter uma vida útil compatível com os demais componentes, depende, entre outros fatores, das folgas axial e radial. ”Com o acionamento incorreto da embreagem, ocorre o comprometimento da folga axial existente entre o eixo virabrequim e a bronzina de mancal flangeada ou a arruela de encosto. Este acionamento provoca o desgaste prematuro destas peças, o conjunto é acionado que, por sua vez, empurra o eixo virabrequim que elimina a folga existente entre a lateral do eixo e a bronzina / arruela de encosto”, revela.

Canassa comenta ainda que, para a correção dos danos causados pelo excesso de folga, em muitos casos, é necessário fazer a desmontagem do motor. Revisões regulares e cuidado com as épocas de troca de fluídos do carro são consideradas boas ações preventivas

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté