Volkswagen Gol é o mais recomendado; já o Ford Fiesta é o que menos agrada a categoria. Pesquisa CINAU revela ainda os preferidos e os não recomendados por motorização
Nesta edição finalizamos a divulgação dos resultados da pesquisa Melhor Carro/Imagem das Montadoras realizado pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva), que pelo oitavo ano consecutivo convidou profissionais de oficinas mecânicas de todo o Brasil para eleger os melhores e piores veículos existentes no mercado, sob o ponto de vista da reparação.
Questionados se recomendam algum carro ao cliente, 88,6% responderam que sim, sendo o Volkswagen Gol o favorito, com 18,6% da preferência, seguido do Fiat Palio (11%) e do Chevrolet Corsa (8,4%). Os motivos para a escolha dos melhores modelos são, de acordo com a pesquisa, a relação custo & benefício (16,1%), a qualidade (12,6%) e a durabilidade (11,6%).
Nos últimos três anos, esta sequência tem se repetido, com pequenas diferenças percentuais (vide tabela 1). O Gol, que nos anos anteriores era recomendado por quase 25% dos reparadores, agora tem apenas 18,6% de preferência. O Palio, que tinha 10,1% de preferência em 2006, subiu para 14,8% em 2007, apresentou ligeira queda, e fechou com 11%. Já o Corsa subiu ligeiramente na última pesquisa (8,4%), apesar de ter caído em 2007 (7,9%) em relação a 2006 (9,3%).
A CINAU constatou também que 85% dos reparadores já disseram ao cliente para não comprar determinado veículo. Os menos queridos pela categoria são Ford Fiesta, com 12,2% de rejeição, Volkswagen Gol 16V (7%) e Fiat Marea (6,1%). Os motivos: durabilidade insuficiente (11,4% das respostas), pouca qualidade (11,2%) e disponibilidade de peças insatisfatória (11,2%).
No comparativo dos três últimos anos da pesquisa, o Fiesta se manteve na liderança da não recomendação, tendo apresentado pequenas variações para melhor. Saiu de 13,9% em 2006, subiu para 12,4% e agora tem 12,2%. Nas segunda e terceira posições, Gol 16V, Marea e Ka, se alternaram neste período. Na última pesquisa, Gol e Marea foram os eleitos. Em 2007, foram Gol e Ka, e, em 2006, Marea e Ka.
A pesquisa contou com a participação de 1,2 mil profissionais, e buscou ainda conhecer os carros que os mecânicos recomendam e não recomendam aos clientes em sete categorias: com motor até 1 litro, de 1.1 a 1,5 litro, de 1,6 a 1,9 litro, de 2,0 a 2,4 litros, acima de 2,5 litros, picape leve e picape pesada.
Análise
Chama atenção o fato de a opinião do reparador refletir exatamente os resultados de vendas por modelos zero km. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os veículos mais vendidos em 2008 foram VW Gol (13% da preferência do consumidor), Fiat Palio (9%) e Chevrolet Corsa (8,2%, na soma das silhuetas sedan e hatch).

Já os não recomendados justificam os motivos pelos quais alguns veículos têm baixa procura na revenda. No início de fevereiro, o site de Carros do G1, do portal Globo.com, divulgou lista da Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo) com as marcas e modelos que, segundo os lojistas, são os menos procurados.
Na relação, o primeiro carro citado é o Fiat Marea, com 14% das respostas. O segundo é outro Fiat, o Tempra, com 7%. Em seguida há um empate entre Ford Fiesta, VW Gol 1.0 16V e Renault Scénic, com 3,5%. Dos cinco veículos citados na pesquisa Assovesp, três não são recomendados pelos reparadores.
Há, no entanto, respostas genéricas, como ‘carros da Ford’, ou veículos importados. Isso ocorreu, segundo o G1, pois a Assovesp fez uma pergunta direta aos entrevistados, sem sugerir nomes ou marcas. Veja na tabela a lista completa.
A análise dessas informações reforça a idéia de que o reparador exerce sim influência sobre a decisão de compra do consumidor, tanto positiva quanto negativamente, em relação a modelos específicos. Abaixo, analisamos os resultados da pesquisa por categorias, dos modelos recomendados e dos não recomendados.
CategoriasEntre os modelos com motor 1.0 litro, o destaque foi o Fiat Uno, que agora ocupa a primeira posição (21,7% em 2008; 17,9% em 2006; e 17,3% em 2006), no lugar do VW Gol, líder nas duas últimas edições da pesquisa CINAU Melhor Carro. O hatch da Volks caiu para o segundo lugar (20,8% em 2008; 21,8% em 2007; e 21,5% em 2007) e o Fiat Palio ficou em terceiro (14,4% em 2008; 20,4% em 2007; e 16,2% em 2006).
Coincidentemente ou não, os três modelos dividem a liderança de vendas entre os carros com motor 1.0 litro. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os licenciamentos em 2008 foram: Gol em primeiro, com 242.075 unidades, seguido de Fiat Palio (164.741 unidades) e Fiat Uno (142.889 unidades).
Já em não recomendados, a categoria 1.0 litro não apresenta alterações significativas. Nos últimos três anos, Ford Fiesta e VW Gol reinam absolutos na primeira e segunda colocação, respectivamente; e, na terceira, Ford Ka e Fiat Palio se alternam, sendo que este ano foi a vez do Ford brilhar na lista dos três mais não recomendados.
O Fiesta, como já visto anteriormente, é um carro que não agrada ao reparador, de uma forma geral. Na revenda, o modelo 2006 sofre desvalorização de até 17,8%, de acordo com as ofertas disponíveis no site WebMotors* . Com preço Fipe de R$ 24.310, a versão Personnalité 8V, 4 portas, manual, gasolina, é encontrada por valores a partir de R$ 19.990, sendo a média R$ 23.847,95.
De 1.1 a 1.5No final do século passado, Fiat, Chevrolet, Ford e Peugeot eram as únicas montadoras que ofereciam carros com motorização entre 1.1 e 1.5 litro no mercado brasileiro. Destas, os mais populares são os modelos Palio e Corsa, já que o Fiesta era importado, assim como o Peugeot 205, que tinha vendas inexpressivas. Isso explica o motivo pelo qual o Palio e Corsa lideram a lista dos mais recomendados. A novidade é o surgimento do Chevrolet Prisma, em terceiro lugar, desbancando o Fiat Uno, eleito em 2007 no lugar de outro Chevrolet, o Celta.
Na lista dos não recomendados, a novidade é o Palio (16,6% de rejeição) à frente do Fiesta (15%), que desde 2006 era o menos indicado pelos reparadores (21,9%, em 2007; e 18,7% em 2006). O Uno manteve-se na terceira posição desta categoria (6,6%; 8,9%; e 8,5%).
Nos anúncios do site WebMotors, o modelo 2006, com motor 1.4 litro, flex, 4 portas apresenta desvalorização de até 23,3% em relação ao preço Fipe, que avalia o carro em R$ 27.255.
De 1.6 a 1.9Esta é uma categoria que tem apresentado poucas diferenças nos três anos de análise. O Gol continua sendo o mais recomendado, apesar de ter perdido quase 10 pontos percentuais na preferência do reparador (caiu de 41,4%, em 2007, para 31,5%, em 2008). Já o Palio superou o Corsa na preferência, subindo de 5,1%, em 2007, para 5,8%, em 2008. Em 2006 o Palio não aparecia entre os três mais.
Entre os não recomendados, Palio e Escort mantiveram a primeira e segunda colocação, respectivamente. O terceiro lugar deste ano ficou com o Gol, em substituição ao Fiesta em 2007, que por sua vez substituiu o Gol em 2006.
Nesta categoria, a Palio Weekend Adventure com motor 1.8 litro é a mais marcante. A versão flex produzida em 2006 apresenta desvalorização de 23,4%, de acordo com os veículos anunciados no WebMotors, em relação ao preço Fipe, de R$ 36.540.
De 2.0 a 2.4Nesta categoria não tem para ninguém. Os Chevrolet Vectra e Astra dominam a cena, seguidos do VW Santana. As posições estão consolidadas desde 2006 e não mudaram, apesar de uma pequena variação percentual medida a cada ano. O Vectra é, inclusive, o carro dos sonhos dos reparadores (veja matéria no quadro na página 60).
Em não recomendados, também não há surpresas: Fiat Marea é o recordista de rejeição, nos três anos de análise (26,5%, em 2008; 32,6%, em 2007; e 25,1%, em 2006). Na segunda e terceira posição, Vectra e Tempra alternam as indicações: em 2006 o Chevrolet ficou à frente do Fiat (14,8% x 10,7%), em 2007, foi o inverso, com 11,5% para o Tempra e 9,3% para o Vectra, e, em 2008, o Vectra voltou para a segunda posição com 11,9% dos votos contra 6,5% do Tempra.
2.5+Aqui também não há muita novidade, com exceção do VW Jetta que surge em terceiro lugar na preferência do reparador, em substituição a outro VW, o Passat, que por sua vez tomou a posição da Audi, indicada em 2006. Nas duas primeiras posições, os Chevrolet Ômega e Blazer mostram que ainda são os prediletos na categoria.
Ocorre, no entanto, que os mesmos Chevrolet Ômega e Blazer são apontados como os carros não recomendados. O sedan de luxo lidera, com 22,1%, posição que ostenta nos três anos de pesquisa. O SUV Blazer melhorou um pouco no ranking, passando de segundo lugar, em 2006, para terceiro, em 2007, mantendo a posição em 2008. O Ford Taurus, que era o terceiro lugar em 2006, deixou a lista em 2007, dando lugar para outro Ford, a picape Ranger, que já chegou em segundo lugar em 2007, permanecendo assim em 2008.
Picape leveOutra categoria que desde 2006 não apresenta novidades expressivas, tanto na lista de recomendados quanto na de não recomendados. Na primeira, Fiat Strada, VW Saveiro e Chevrolet Montana ocupam respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugares. No ranking de não recomendação, Ford Currier e Fiat Strada se mantêm na primeira e segunda posições, e a Chevrolet Montana alterna a indicação com a Saveiro.
Picape pesadaPela primeira vez, o Chevrolet S-10 ocupa a primeira posição na lista de recomendações dos reparadores na categoria Picape pesada, desbancando a Ford F250, que reinava absoluta nos anos anteriores, e caiu para a segunda posição este ano. Esta é a única categoria que apresenta uma marca diferente das quatro tradicionais, na preferência do mecânico, com a Toyota Hilux em terceiro lugar.
Se por um lado a S-10 desbancou a F250 na lista das mais recomendadas, por outro ela atingiu o maior índice de rejeição, passando a frente da Ford Ranger, que até então era a menos querida dos reparadores. Nesta categoria, o Dodge Dakota aparece também pela primeira vez, na terceira posição, em substituição a Chevrolet Silverado.
ConclusãoA pesquisa CINAU Melhor Carro mostra que as marcas tradicionais ainda predominam no universo da reparação, apesar de as montadoras francesas e japonesas apresentarem crescimento expressivo no volume de vendas nos últimos anos. As tabelas mostram isso claramente, pois das sete categorias analisadas, só a Toyota entrou na lista das recomendadas, e a Dodge, na das não recomendadas.

Um ponto fundamental para o reparador recomendar ou não um carro é a experiência vivida com o modelo. Quando positiva, ele recomenda, quando negativa, não recomenda. O primeiro caso ocorre quando o veículo apresenta simplicidade de manutenção, que inclui itens como acessibilidade aos sistemas e componentes (pouca mão-de-obra para trocar peças, sem a necessidade de desmontagem de partes que não têm nada a ver com aquela a ser reparada), abundância de literatura técnica e facilidade de encontrar peças no mercado de reposição, com preços compatíveis ao valor do veículo.
A experiência negativa ocorre quando a manutenção é trabalhosa e não compensa o custo. Em alguns casos, o reparador até mesmo rejeita o serviço, pois sabe que só irá ter dor de cabeça.
Não por acaso, a CINAU mediu também o índice de satisfação dos reparadores quanto à disponibilidade de informações técnicas (Ktec) e peças (Kpec). Em ambos os quesitos, Chevrolet, VW e Fiat aparecem nas três primeiras colocações, respectivamente. Em informações técnicas, GM tem 26% da preferência, VW, 22,2%, e Fiat, 18,8%. Em Peças, GM apresenta 12,8%, VW 11,7% e Fiat, 8,9%.
Chama atenção, no entanto, o índice de rejeição: Ford é a pior em ambas as categorias, com índices negativos de Ktec (-16,2%), e Kpec (-10,3%). Renault e Peugeot vêm em seguida, também com índices negativos. A primeira apresenta Ktec de -14,1%, e Kpec de -4,3%, já o Ktec da Peugeot é de -12,7% e o Kpec de -3,65%.
Esses índices significam que Ford, Renault e Peugeot são as marcas que menos divulgam informações aos reparadores e que apresentam maior dificuldade na hora da compra de peças, o que torna o serviço mais penoso e, muitas vezes, mais caro para o consumidor. "Alguns carros franceses têm problemas crônicos e peças difíceis de encontrar, inclusive nas concessionárias", afirma o proprietário da oficina San Marino, em São Paulo, José Ciccone. "E, quando encontra, o preço é exorbitante", completa.
Não é à toa que os veículos dessas marcas ‘encalham’ na revenda. A lista da Assovesp divulgada no site G1, do portal da Globo, reflete isso. Se em modelos o Fiat Marea foi o primeiro a ser lembrado, em montadoras, os carros da marca Ford e carros franceses são os menos procurados, segundo os lojistas.
Vectra ainda é o carro dos sonhos
Todos os anos, a pesquisa CINAU – Melhor Carro/Imagem das Montadoras procura saber também qual é o carro dos sonhos do reparador. O Chevrolet Vectra continua sendo o mais desejado, com 9,3% das indicações, apesar de ter perdido mais de dois pontos percentuais este ano, em relação a 2007, quando obteve 11,5% dos votos.
O VW Gol, que até o ano passado tinha presença garantida nos sonhos dos mecânicos deu lugar a outro VW: o Golf, que aparece pela primeira vez na lista dos três mais desejados, no comparativo dos três últimos anos.
Já o Honda New Civic consolida a participação no ranking dream car, ao marcar presença na lista dos mais desejados pelo terceiro ano consecutivo. Em 2006, o modelo passou por uma profunda reestruturação, que o colocou de vez entre os carros dos sonhos.
A pesquisa procurou saber também quais são as características mais valorizadas em automóvel, para ser eleito o carro dos sonhos. De acordo com os resultados, o carro dos sonhos do reparador é aquele que alia qualidade (14,3%) a uma marca que passe confiança, (13,7%) com uma boa dose de tecnologia (12,1%).

Matéria da edição Nº217 - Março de 2009