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No nosso primeiro encontro a duas edições atrás, falamos sobre a inspeção veicular focando principalmente a parte de emissões dos veículos Diesel. Nela, o item mais importante analisado é a opacidade e sobre ela é que vamos falar um pouco hoje.
Para entendermos melhor o assunto, primeiro é importante conhecermos alguns conceitos. A palavra opacidade é definida como "o que não deixa passar a luz", ou seja, o que é opaco. Existem duas formas de se verificar a opacidade, através da Escala Ringelmann ou pelo Opacímetro.
A Escala Ringelmann, criada por volta de 1890 pelo professor Maximilian Ringelmann, tinha o propósito de controlar a queima das caldeiras a vapor, através da observação da tonalidade da fumaça emitida pelas chaminés. Ela foi adotada pela indústria automobilística desde o surgimento dos veículos Diesel. Ela tem cinco graduações de cores indo do branco total ao preto contendo entre elas quatro variações de cinza. O branco total significa 0% e os tons de cinza vão do mais claro nível 1 = 20% ao mais escuro nível 4 = 80%. O preto corresponde ao nível 5 = 100%. Até o momento, de acordo com a Resolução 510/77 do CONTRAN, o máximo permitido é o nível 2 = 40%.
A Escala Ringelmann pode não dar um resultado exato, pois depende de subjetividade. Sua interpretação está atrelada a vários fatores como calor, sol, dias nublados e principalmente a visão do operador. Cada ser humano pode ter uma interpretação diferente, ou seja, o que é cinza claro para um pode ser cinza escuro para outro. Assim, foi criado um aparelho com uma precisão muito maior que independe desses fatores externos. O opacímetro.
Matéria da edição Nº215 - Janeiro de 2009