Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O check-list é uma ferramenta utilizada na oficina para mostrar aos clientes o que exatamente precisa ser feito no veículo. "Esse serviço do check-list não tem nenhum custo para o dono do carro, que poderá escolher qual serviço deverá ser feito. Isso nos trouxe mais serviços, principalmente com relação ao sistema de freios", diz o dono da oficina.
História
O mecânico começou a trabalhar na área aos 17 anos, lavando peça na oficina dos irmãos mais velhos. Apesar do parentesco Topedo não teve nenhum privilégio e chegou a lavar o banheiro da oficina. "Mas isso foi importante porque eu vi que eu teria de me esforçar para conseguir crescer profissionalmente sem me apoiar em ninguém", lembra. Em seguida, começou a fazer cursos na área de afinação de motor e se especializou em regulagem, mas no dia-a-dia aprendeu e consertar outras partes dos veículos.
Logo em seguida trabalhou em uma oficina especializada em carburadores, mas propôs ao dono da reparadora oferecer outros serviços. Em 1997, Topedo comprou um terreno e dois anos depois começou a construir um galpão. Durante esse tempo fazia serviços de freelancer e comprava aos poucos os equipamentos da oficina. "Antes de inaugurar já tinha carro na oficina para fazer serviços", fala. A oficina em que ele trabalhou nove anos fechou nessa época e grande parte dos clientes foi para a Ingelauto.
Primeiros passos
Os primeiros três anos foram os mais complicados na oficina, pela falta de experiência do dono da reparadora na área administrativa. "Eu investi demais no começo e isso não foi tão planejado, mas com o tempo e com a experiência isso tudo foi corrigido", diz Topedo. O mecânico fez um curso no Sebrae para aprimorar os conhecimentos na área administrativa e passou a ter o costume de ler sobre o assunto.
Atualmente a oficina conta com seis funcionários e atende cerca de 110 carros por mês. Começaram a cadastrar os donos de veículos no início de 2007 e já possuem uma carteira de mais de mil clientes. Além da Agenda do Carro a oficina utiliza o site (www.ingelauto.com.br) como uma ferramenta de divulgação.
A oficina utiliza um software chamado Caio, que arquiva o histórico dos veículos, controle de ordem de serviço, além de gerenciar o estoque de peças e também ser utilizado para questões financeiras, como contas a pagar e recebimento dos pagamentos de clientes. "Esse programa permite que sejam feitos gráficos para analisar os números gerais da empresa", conta.
Comemoração
Obter a plena satisfação no atendimento dos nossos clientes e fornecedores, atendendo as necessidades e superando expectativas é o lema que a empresa carrega nesses 10 anos "Eu fico muito feliz e essa comemoração se deve muito aos nossos funcionários, aos clientes que são fiéis aos nossos serviços e ao Oficina Brasil que sempre foi muito importante para a oficina", afirma Topedo.