Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. Oficina da Agenda do Carro completa 10 anos

Oficina da Agenda do Carro completa 10 anos


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
23 de março de 2009
Matéria da edição Nº217 - Março de 2009

A Ingelauto Serviços Automotivos é uma oficina da zona leste de São Paulo (SP) que está cadastrada na Agenda do Carro desde o início do programa. Neste ano a reparadora comemora 10 anos de existência e tem a divulgação da manutenção preventiva aos clientes como um dos pontos do sucesso da empresa. "Com a manutenção preventiva o cliente economiza muito; ele tem que ter essa consciência e o mecânico tem também o papel de passar ao proprietário do carro a importância dessa prevenção", afirma o dono da Ingelauto, Eduardo de Freitas Topedo.

O check-list é uma ferramenta utilizada na oficina para mostrar aos clientes o que exatamente precisa ser feito no veículo. "Esse serviço do check-list não tem nenhum custo para o dono do carro, que poderá escolher qual serviço deverá ser feito. Isso nos trouxe mais serviços, principalmente com relação ao sistema de freios", diz o dono da oficina.

História

O mecânico começou a trabalhar na área aos 17 anos, lavando peça na oficina dos irmãos mais velhos. Apesar do parentesco Topedo não teve nenhum privilégio e chegou a lavar o banheiro da oficina. "Mas isso foi importante porque eu vi que eu teria de me esforçar para conseguir crescer profissionalmente sem me apoiar em ninguém", lembra. Em seguida, começou a fazer cursos na área de afinação de motor e se especializou em regulagem, mas no dia-a-dia aprendeu e consertar outras partes dos veículos.

Logo em seguida trabalhou em uma oficina especializada em carburadores, mas propôs ao dono da reparadora oferecer outros serviços. Em 1997, Topedo comprou um terreno e dois anos depois começou a construir um galpão. Durante esse tempo fazia serviços de freelancer e comprava aos poucos os equipamentos da oficina. "Antes de inaugurar já tinha carro na oficina para fazer serviços", fala. A oficina em que ele trabalhou nove anos fechou nessa época e grande parte dos clientes foi para a Ingelauto.

Primeiros passos

Os primeiros três anos foram os mais complicados na oficina, pela falta de experiência do dono da reparadora na área administrativa. "Eu investi demais no começo e isso não foi tão planejado, mas com o tempo e com a experiência isso tudo foi corrigido", diz Topedo. O mecânico fez um curso no Sebrae para aprimorar os conhecimentos na área administrativa e passou a ter o costume de ler sobre o assunto.

Atualmente a oficina conta com seis funcionários e atende cerca de 110 carros por mês. Começaram a cadastrar os donos de veículos no início de 2007 e já possuem uma carteira de mais de mil clientes. Além da Agenda do Carro a oficina utiliza o site (www.ingelauto.com.br) como uma ferramenta de divulgação.

A oficina utiliza um software chamado Caio, que arquiva o histórico dos veículos, controle de ordem de serviço, além de gerenciar o estoque de peças e também ser utilizado para questões financeiras, como contas a pagar e recebimento dos pagamentos de clientes. "Esse programa permite que sejam feitos gráficos para analisar os números gerais da empresa", conta.

Comemoração

Obter a plena satisfação no atendimento dos nossos clientes e fornecedores, atendendo as necessidades e superando expectativas é o lema que a empresa carrega nesses 10 anos "Eu fico muito feliz e essa comemoração se deve muito aos nossos funcionários, aos clientes que são fiéis aos nossos serviços e ao Oficina Brasil que sempre foi muito importante para a oficina", afirma Topedo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté