Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. Novo Audi A6 apresenta motor V6 de 290 cv com compressor de ar

Novo Audi A6 apresenta motor V6 de 290 cv com compressor de ar


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Arthur Gomes Rossetti
31 de agosto de 2009

 

O veículo impressiona no design, condução e pacote tecnológico

Reparadores de plantão podem se preparar, pois o futuro já chegou! A 3ª e melhor geração disponível em terras brasileiras do Audi A6 está presente nas ruas a partir de já, com muita tecnologia, performance e pacote de opcionais.

A convite da montadora alemã, o jornal Oficina Brasil esteve no trecho Sul do Rodoanel (que está parcialmente concluído e foi cedido pela Dersa para a realização do evento) num exigente teste de dirigibilidade sob condições extremas, incluindo chuva constante e temperatura ambiente em torno dos 10° C.

Após orientações do piloto André Nicastro, realizamos os testes de aceleração, desvio de trajetória com frenagem e slalom.
A tração Quattro® permanente nas 4 rodas e que recentemente completou 25 anos de existência é peça-chave para o máximo domínio do veículo, mesmo quando conduzido em situações que testam os limites da máquina e do motorista.


A tração Quattro® garante o domínio do condutor sob quaisquer condições climáticas e de aderência


O trecho Sul do Rodoanel Mário Covas foi o palco para o test drive do novo Audi A6 3.0 TFSI

A ergonomia interior também é otimizada, com o formato e localização dos comandos todos projetados para facilitar o acionamento e acesso, seja por parte do condutor ou dos passageiros.
Seja para ligar ou desligar o motor ou acionar o freio de estacionamento, ambas as funções são feitas através de botões elétricos.

Motor
O projeto deste propulsor é completamente renovado em comparação a geração anterior do A6. Trata-se de um 3.0 V6 TFSI movido a gasolina. Ele está cerca de 10% mais econômico e apresenta potência e torque dignos de motor V8. No total são 290 cavalos e 42,83 kgf.m (420 Nm) de torque disponíveis a apenas 2.500 rpm.

O segredo da elevada performance é a união do sistema de alimentação FSI*, estratificada, com até 3 injeções seqüenciais por ciclo e o compressor do tipo roots acionado pela polia do virabrequim. A somatória da gasolina com a injeção direta resulta na necessidade da utilização de um sensor de detonação por cilindro, visto a tendência à ocorrência de pré-ignição, quando o combustível citado é exposto a altas pressões e temperaturas.
O compressor é responsável em pressurizar o ar para dentro dos cilindros a uma pressão de até 0,8 bar. Dois intercoolers ficam responsáveis pelo resfriamento do ar admitido, sendo que há circulação de líquido de arrefecimento independente dentro da peça.

No teste de 0 a 100 km/h, a Audi declara que o sedan de 4,93m o faz em 5,9 segundos. Na prática conseguimos fazer em 6,4 segundos, porém com três ocupantes (dois a mais que o número oficial) e com o ar-condicionado ligado. Desta maneira ficou clara a eficiência de funcionamento dos seis cilindros.

Há diversas vantagens da utilização do compressor em relação ao turbo neste tipo de veículo. Uma delas é o quesito durabilidade e manutenção. O próprio tipo construtivo da peça faz com que haja alta resistência e baixa necessidade de reparos (basicamente apenas a troca do óleo que lubrifica os rolamentos após longos períodos de uso, salvo raras exceções em sistemas mais complexos).

O acerto e comportamento do motor ficam mais lineares em comparação a motores turboalimentados, salvo os que possuem tecnologia de pressurização TGV (turbo com geometria variável).


O moderno 3.0 TFSI requer 1 sensor de detonação por cilindro, visto a sensibilidade de funcionamento da injeção direta quando aliada ao combustível gasolina


Exemplo de compressor semelhante ao utilizado no novo Audi A6

Transmissão
Tão bom quanto o motor é a transmissão automática de seis velocidades com opção de troca seqüencial (tiptronic), acionado por borboletas atrás do volante.

Ela trabalha em conjunto com a tração 4x4 permanente, com bloqueio eletrônico do diferencial. O sistema é inteligente e permite contornar curvas e percorrer terrenos de baixa aderência com total segurança e performance.
No futuro, o reparador deverá ficar atento quanto a especificação dos fluídos necessários na caixa de marchas e nos diferenciais dianteiro e traseiro, pois caso contrário problemas poderão surgir podendo chegar inclusive a quebra dos componentes devido a alta potência e torque entregados pelo motor.

Para literalmente grudar no asfalto, o veículo é equipado com rodas aro 18” tala 8 de 5 raios e pneus com medida 245/40 R18.


Além do design bonito, o painel e volante apresentam funcionalidade e boa “pegada”

Suspensão
Aqui está o ponto forte do A6, com acerto que privilegia a utilização sob condições esportivas. Na dianteira é encontrado o conjunto do tipo independente com quatro “multi-braços” articulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora.

Na traseira o projeto também é do tipo independente, porém com braços trapezoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora.
Apenas peças originais deverão estar disponíveis no mercado para reparação, em razão da exclusividade e do alto custo do veículo.

Opcionais
A lista de acessórios que poderá ser escolhida pelo comprador é extensa. Pode-se citar como principal destaque o sistema Adaptive Cruise Control, que consiste em ser um piloto automático com controle adaptativo de distância e velocidade em relação ao veículo que vai à frente. Ex: Caso o veículo que vai a frente diminua a velocidade, o novo Audi A6 também fará, sozinho, pois ele respeitará a distância o qual foi apresentada no momento da ativação do sistema. Se o mesmo veículo acelerar a velocidades superiores, o A6 também retornará à velocidade original de ativação. Se for necessário parar, o sistema também possui esta estratégia.

Preços
Há duas versões de acabamento disponíveis ao consumidor, sendo a Sport Quattro® (R$ 279.700,00) e a Sport Plus Quattro® (R$ 294.700,00). Com todos os opcionais, os modelos podem ultrapassar os R$ 300 mil.
Para saber mais sobre o funcionamento da injeção FSI, acesse nosso site a edição nº192 de fevereiro de 2007!

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté