Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
As principais mudanças para a linha 2012 são a disponibilidade da cor branca para todas as versões, as novas rodas de liga leve de 16 polegadas, no modelo 1.8 S com transmissão manual, e os novos para-choques, saias laterais e aerofólio da versão SL.
A versão SL com câmbio manual agora também terá disponível o sistema i-key, a chave inteligente que antes era oferecida apenas no modelo com câmbio automático.
A Nissan informa que manterá os preços de R$ 50.990,00 para a versão SL com câmbio manual, R$ 56.190,00 para a versão SL com câmbio manual, e R$ 60.290,00 para a SL com câmbio automático.
O Tiida Sedan, o mais barato da linha, tem apenas uma versão que continua com o atraente preço de R$ 44.500,00, sendo bem interessante quando comparado a modelos compactos em versão sedan, que, quando completos, chegam até a superar esse preço. A novidade nesta versão fica por conta do ajuste de altura do banco do motorista.
Os modelos já são bem aceitos por todo o mundo, já venderam mais de milhões de unidades, sendo chamado em alguns países de Versa, como no Canadá. No Brasil, o visual ainda divide bastante as opiniões, o que não acontece com a funcionalidade e a boa mecânica, como já vimos em nossas colunas.
As suas vendas estão crescendo significativamente. No mês de março, bateu recorde de vendas e participação no mercado nos segmentos de carros médios hatch e carros médios sedan. Só no primeiro trimestre, o Tiida hatch já vendeu 2.527 unidades e o sedan, 1.494.
Principais características mecânicas
O motor utilizado em ambos os modelos é o 1.8 16 V, com sincronismo feito por corrente de distribuição e possui sistema de variação da abertura das válvulas de admissão chamado CVVTCS. O sistema de injeção é Bosch ME 7.9.20, que conta com dois sensores de oxigênio e dois catalisadores para o controle de emissões.
A potência máxima é de 126 CV a 5200 RPM quando abastecido com álcool e 125 CV na mesma rotação com gasolina. O torque é de 17,5 kgf.m a 4800 rpm com ambos os combustíveis. A boa calibragem da injeção e o comando de válvulas variável proporcionam uma boa disponibilidade de torque desde baixas rotações, o que torna a condução do Tiida prazerosa.
Um diferencial no Tiida é o câmbio de seis marchas, a última com função de over drive, ou seja, deve ser utilizada para manter velocidade de cruzeiro com baixas rotações do motor, favorecendo o consumo de combustível e os níveis de ruídos.
Visual mais interessante
O Tiida atual possui diversas qualidades que o fazem um forte concorrente até para categorias inferiores, devido à faixa de preço, porém o design não é um ponto forte. O novo Tiida 2012 apresentado em maio é totalmente novo, e a Nissan informou que estará disponível em 130 paises até 2014.
Com os atributos que tem, o Tiida é muito apreciado por quem gosta de conforto, bom espaço, motor potente e mecânica confiável, que se unidos a um belo visual o deixará em pé de igualdade com seus concorrentes diretos. Resta saber se o preço continuará tão interessante.