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IQA indica formas de escolher uma oficina


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
21 de janeiro de 2009
O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, especializado no setor automotivo e criado pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, listou algumas dicas úteis:

Estado da oficina - Ao chegar à oficina, observe o local. O bom estado é sinal de que a oficina se preocupa com o cliente. Veja se o ambiente é limpo, se tem estacionamento e a condição da pintura nas paredes. É muito difícil uma oficina ser desleixada com as próprias instalações e ter um serviço confiável. A aparência das instalações demonstra os valores internos de qualquer organização.

Desconfie da aparência ou lábia do mecânico - O mesmo vale para os funcionários, que devem trabalhar uniformizados e possuir crachá de identificação. Outro ponto: desconfie da conversa do mecânico se a oficina não tiver diplomas de qualificação profissional afixados na parede. Boas oficinas empregam profissionais treinados para a função.

Recepcionista- Deve demonstrar conhecimento do negócio. É este profissional quem vai primeiro atender o cliente, portanto, deve demonstrar segurança ao fazer à solicitação e saber como encaminhar o pedido.

Check-list - Se deixar o carro para orçamento, a oficina deve passar ao cliente lista com todos os problemas que o veículo apresenta, inclusive se apresenta riscos, se há batidas externas, nível de combustível, ferramentas e pertences pessoais. Isto ajuda a comprovar se o que foi solicitado foi reparado e até se houve avaria durante a permanência do veículo na oficina.

Procedimentos iniciais - Os primeiros procedimentos no carro também indicam se o estabelecimento é confiável. Uma boa oficina coloca proteção nos bancos, volante, manopla do câmbio e freio de estacionamento. Estas medidas de proteção denotam a preocupação com o bem do cliente, profissionalismo e qualidade na prestação de serviços.

Oficinas certificadas - Assim como se pode confiar em empresas com certificação ISO, as oficinas mecânicas também possuem norma similar. Mesmo não-obrigatória, a certificação é instrumento de segurança do consumidor, porque atesta a qualidade dos serviços. Treinamento e capacitação de pessoal, investimento em ferramentas e equipamentos, e avaliação das instalações, materiais, produtos e atendimento são imprescindíveis no processo de certificação.

Segurança - Se o consumidor se sentir lesado com serviço realizado por uma oficina certificada, existem caminhos a recorrer: o Procon e o organismo de certificação. Ambos mantêm canal de comunicação com o consumidor final, quando este abre chamado de reclamação. Se a oficina não melhorar, ela corre o risco de perder a certificação.

O site do IQA (www.iqa.org.br) disponibiliza uma lista de estabelecimentos certificados, situados em todo o Brasil.
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