Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Passo 1 - Sempre trabalhe com segurança nunca se esqueça de desconectar a bateria do automóvel:
Passo 2 - Antes de substituir a correia, verifi que se existe alguma marcação sob o capo ou próximo ao motor indicando o posicionamento da correia no motor. Caso não encontre, faça um esquema (fi g. 1) representnado o caminho da correia no motor.
Passo 3 - Alivie a tensão, a correia será retirada mais facilmente uma vez que a tensão de funcionamento seja aliviada, atualmente a grande maioria dos motores utiliza tensionadores automáticos o que facilita consideravelmente a manutenção.
A tensão é aliviada utilizando-se uma chave de tubo (fi g. 2) e pressionando- se a polia tensora até afastá-la da correia. Outros automóveis possuem acessórios ou polias que são travados manualmente para se aplicar a tensão correta, são chamados de transmissões com tensores fixos, nesses casos (fi g. 3) alivie a tensão afrouxando o parafuso de ajuste.
Alivie a tensão, a correia será retirada mais facilmente uma vez que a tensão de funcionamento seja aliviada, atualmente a grande maioria dos motores utiliza tensinadores automáticos o que facilita consideravelmente a manutenção. A tensão é aliviada utilizando-se uma chave de tubo (fi g. 2) e pressionando-se a polia tensora até afastá-la da correia.
Outros automóveis possuem acessórios ou polias que são travados manualmente para se aplicar a tensão correta, são chamados de transmissões com tensores fixos, nesses casos (fi g. 3) alivie a tensão afrouxando o parafuso de ajuste.
Passo 4 - Antes de retirar a correia antiga, verifique o alinhamento (fi g. 4 dir.) a correia estaria se desgastando prematuramente. A falta de alinhamento faz com que a peça trabalhar torcida e exerça um esforço desigual sobre os cordonéis das correias.
Em casos extremos de desalinhamento a correia é forçada a sair das polias. Verifique o alinhamento das polias com uma régua, existe desalinhamento se for possível observar falta de contato entre as polias e a régua. Nesse caso ajuste ou substitua as polias, os suportes de polia ou os eixos se estiverem tortos.
Geralmente não é tão simples descobrir o desalinhamento, um dos motivos é a falta de espaço no cofre do motor, porém se houver espaço sufi ciente é possível obter a confirmação utilizando uma régua (fi g. 5) ou colocando um arame fino nos mesmos canais de cada polia, se houver desalinhamento será possível observar uma diferença na cistância entre o arame e a polia ao apoiar a régua em ambas as faces das polias (fi g. 6).
Porém o único método 100% confi ável para a avaliação do alinhamento é a utilização do alinhador a laser da Gates, pois os outros métodos são tentativas e não teremos a mesma precisão, pois as faces das polias não são iguais em todas as peças e isto pode fazer com que tomemos um alinhamento como satisfatório sendo que não está. Portanto a laser é a única maneira segura de se verificar o alinhamento.
Passo 5 - Verifique as polias em busca de desgaste aparente, marcas de corrosão e sujeira (fi g. 7).
Passo 6 - Após estas verificações instalar a correia seguindo o esquema de montagem.
Passo 7 - Aplique a tensão correta, se o sistema possui tensionador automático, solte lentamente o tensionador até este exercer a tensão especifi cada. Se o tensionador for de centro fi xo, aplicar a tensão especifi cada. Após insto verifi car a tensão com tensiômetros Gates (krikit ou Sonic).