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A complexidade da instalação das correias em V depende exclusivamente da marca do automóvel, caminhão ou ônibus e do número de acessórios que dispõe.
Algumas correias podem ser substituídas em poucos minutos, outras principalmente em veículos de tração dianteira podem demorar um pouco mais. Se uma correia demanda um grande tempo de instalação isto se deve ao fato de haver a necessidade de desmontar outros componentes ou correias para se chegar à correia desejada. Para a maioria dos modelos de automóveis, a instalação segue os seguintes passos básicos.
Passo 1 - Sempre trabalhe com segurança nunca se esqueça de desconectar a bateria do automóvel.
Passo 2 - Antes de retirar a correia antiga, verifique o alinhamento das polias. Se eixos da transmissão não são paralelos (fi g1) ou se as polias estão fora de alinhamento (fi g2) a correia estaria se desgastando prematuramente.
A falta de alinhamento faz com que a peça trabalhe torcida e exerça um esforço desigual sobre os cordonéis das correias. Em casos extremos de desalinhamento a correia é forçada a sair das polias.
Verifique o alinhamento das polias com uma régua, existe desalinhamento se for possível observar falta de contato entre as polias e a régua. Nesse caso ajuste ou substitua as polias, os suportes de polia ou os eixos se estiverem tortos.
Passo 3 - Examine o sistema de transmissão na sua totalidade antes de desapertar ou desmontar algo.
A maioria dos sistemas de transmissão segue o padrão descrito aqui, porém algumas transmissões são mais complexas e requerem que se desmontem outras correias e/ou componentes do motor.
Passo 4 - Os acessórios e componentes do motor que servem como ajustadores da transmissão geralmente estão presos aos suportes por parafusos de ajuste. Deve-se afrouxar os parafusos somente se estiver substituindo a correia.
Se estiver somente ajustando a tensão, deve-se desapertar somente os parafusos do acessório ou de polias loucas (roletes).
Passo 5 - Reduza a tensão da transmissão empurrando suavemente o acessório ou rolete em direção ao bloco do motor.
Passo 6 - A correia deve estar suficientemente frouxa para ser possível retirá-la usando apenas as mãos, nunca faça alavanca usando uma ferramenta, pois isto pode danificar as polias.
Passo 7 - Assegure-se que a peça que esta sendo colocada na transmissão possui o tamanho correto, para verificar consulte o catalogo de aplicação.
Passo 8 - Inspecione as polias procu- rando por canais desgastado, partículas estranhas e por óleo ou graxa. Os óleos podem ser eliminados efetuando a limpeza das polias com solventes não infl amáveis.
Quanto à existência de oxidação, esta pode ser eliminada utilizando-se uma escova de cerdas de aço.
Se a polia apresenta desgaste ela deve ser substituída, o desgaste pode ser verificado utilizando-se uma régua na parte inferior da polia.
Geralmente as polias de alternador sofrem desgaste mais acelerado devido ao seu menor tamanho.
Passo 9 - Instale a nova correia nas polias em ordem inversa a retirada da antiga, em motores compactos isto pode tornar-se um pouco mais complicado.
Se a correia parecer demasiadamente curta tente instalá-la em outra posição, algumas correias podem ser instaladas de até três maneiras sendo que somente uma é correta.
Passo 10 - Para efetuar o tensionamento da correia, você pode utilizar uma alavanca para aplicar a força no componente até que a correia esteja esticada, porem não faça alavanca contra extremidades, reservatórios das bombas de direção hidráulica e nenhuma peça delicada do motor. Aperte o parafuso de fixação.
Passo 11 - Verifique a tensão das correias com um medidor de tensão. A tensão correta é aquela especificada no manual do veiculo.
A tensão inicial de uma correia nova deve ser sempre 15 libras mais elevada do que a especificada, porém tome muito cuidado para não tensionar demais as correias, pois ele tende a falhar muito rápido após a instalação da correia deixe o motor funcionar por cerca de cinco minutos para o perfeito assentamento entre correias e polias e após isto verifique e calibre a tensão conforme especificado.
O tensionamento correto é o passo mais importante para ampliar a vida útil das correias, pois elimina a principal causa de falhas prematuras que é o deslizamento da correia nos canais da polia.
Pois sempre tenha em mente que o método de medir a tensão através do polegar não é preciso, somente um medidor de tensão pode lhe fornecer a leitura correta.
OBS: Sempre se devem substituir as correias em jogos, pois uma correia nova instalada em conjunto com peças antigas, não girara da mesma maneira e sendo assim não distribuirá a carga uniformemente no sistema.
Se umas das correias falhar todas as peças do conjunto devem ser substituídas.