Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. Graxa não é, necessariamente, sinônimo de oficina

Graxa não é, necessariamente, sinônimo de oficina


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
07 de julho de 2010

 

Cuidar da infraestrutura do local de trabalho é uma obrigação para quem quer ter a imagem atrelada à qulialidade

Fachada, paredes, chão e teto. Pintura, instalações elétricas, caixa separadora de óleo, telhado e equipamentos. Banheiros, escritórios, recepção, sala de espera e galpão. A Coluna Padrão de Qualidade deste mês chama atenção para as instalações e a importância de se manter a oficina sempre limpa e organizada para oferecer ao cliente o melhor atendimento e as melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Se o reparador acha que não precisa se preocupar com isso, o auditor técnico do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), José Palacio, dá uma dica: “Saia da oficina, atravesse a rua, olhe para a sua oficina sob o ponto de vista do consumidor”, afirma. Este exercício de de reflexão serve para nortear a necessidade ou não de ajustes.

“O reparador precisa entender que a instalação faz parte do padrão de qualidade, que o visual é importante e chama atenção do cliente”, afirma Palacio. Um erro muito comum das oficinas é em relação ao estacionamento, inexistente em muitas e, em outras tantas, com as vagas ocupadas pelos carros do dono da oficina ou funcionários. “Se o cliente chega e não tem onde parar o carro, ele desiste”, afirma Palacio.

O auditor do IQA revela que no processo de certificação, o que mais reprova é a falta de preocupação com o visual interno e externo da oficina e as condições das instalações de força e luz. “O pessoal se preocupa tanto com a produção que se esquece do resto, principalmente de saber como está a satisfação do cliente em relação ao estabelecimento”, afirma Palacio.

Assim, manter uma sala de espera bem cuidada, limpa, com banheiros masculino e feminino, que possibilite ao cliente assistir o serviço sendo executado, com café e água é um bom começo.

Outra dica é a identificação dos ambientes, por placas, principalmente a Recepção. “Demarcações no piso também são importantes”, afirma Palacio ao comentar que as instalações podem trazer também economia para a oficina, com a utilização de sistemas inteligentes de reaproveitamento da água da chuva e projetos especiais de iluminação.

Outro item importante na hora de pensar nas instalações é o leiaute do fluxo de produção. “O ideal é montar a oficina de forma tal que facilite o fluxo do trabalho, para evitar a perda de tempo com manobras dos carros”, explica Palacio.



NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté