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O maior atrativo do Fiat Ducato 2010 é o novo motor F1A Multijet, desenvolvido pela FPT Powertrain Technologies. E a novidade deste propulsor é a tecnologia de múltiplas injeções de combustível (Diesel), que proporcionam economia e redução de gases poluentes em até 10%, se comparado ao motor da versão anterior, de 2.8L.
A propósito, o motor da nova Ducato ficou menor, agora é de 2.3L, 20 Kg mais ‘magro’ (passou de 240 Kg para 220 Kg), porém com potência e torque semelhantes: 127 cv a 3.600 rpm e 300 Nm a 1.800 rpm. Esta é uma clara demonstração de que até mesmo os propulsores Diesel entraram na onda do donwsizing. A ordem é, portanto, diminuir o tamanho sem prejudicar a performance.
De acordo com a FPT, um dos segredos para a redução de peso é o novo cabeçote feito em alumínio, além de outras técnicas utilizadas, como a biela fraturada, os mancais integrados ao bloco inferior, bloco e cabeçote com menores deformações, tucho hidráulico e acionamento de válvulas por roller finger.
Mas o que realmente faz a diferença neste novo propulsor é a tecnologia de injeção, fornecida pela Bosch e batizada de Multijet, pela FPT.
Diferentemente do sistema common rail atual, que realiza duas injeções em um único ciclo (uma curta, inicial, e outra mais longa, a principal), a Multijet realiza de três a cinco múltiplas injeções em substituição à principal, dependendo da exigência de torque e potência, o que resulta em maior eficiência da queima (menor consumo e níveis de emissões).
Além do maior controle do tempo e quantidade de combustível injetado, a pressão de trabalho da linha de combustível aumentou para 1.600 bar (era 1.400 bar), e o sistema de admissão de ar apresenta turbo de baixa inércia, com intercooler, e anéis com nova geometria, o que reflete em melhor aproveitamento do ar introduzido no cilindro.
Configurações
Por fora, o novo Ducato é igual ao modelo anterior. Ao todo, são oito versões: Cargo 7,5m3, Cargo L 9,0m3, Combinato (09+01 passageiros mais espaço de bagagem), Minibus (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Minibus Teto Alto (15+01 passageiros - mais espaço de bagagem), Multi Teto Alto (específica pra transformação), Maxi Cargo 10m3 e Maxi Cargo 12 m³. Os preços partem de R$ 70.730.
Todas as versões dividem o mesmo motor, câmbio (manual de cinco marchas), ECU (Bosch), embreagem (monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico), sistema de direção (hidráulica, com pinhão e cremalheira) e tanque de combustível de 80L.
Apresentam ainda o mesmo sistema de suspensão, sendo na dianteira do tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora, com amortecedores hidráulicos, telescópicos e molas helicoidais, e na traseira eixo rígido tubular, com amortecedores hidráulicos, telescópicos e mola longitudinal.
O sistema de freios é o mesmo para todas as versões: hidráulico com comando no pedal, com disco ventilado na dianteira (280mm para os modelos menores - Cargo, Cargo L, Combinato e Minibus, e 300mm para os maiores MaxiCargo 10 e 12, Minibus Teto Alto e Multi Teto Alto), e disco rígido na traseira (280mm), com dispositivo Drum in hat (tambor integrado ao disco para bloquear o veiculo durante o estacionamento com o freio de mão acionado).
As rodas dos modelos menores são de 15 polegadas, e as dos maiores de 16 polegadas, todas com pneus 205/70.
Com exceção do motor, todas as demais partes mecânicas (suspensão, freios, câmbio e direção) são idênticas às modelos anteriores e, portanto, os procedimentos de manutenção e especificações técnicas podem ser encontradas no site de manutenção da Fiat (www.reparadorfiat.com.br).
Garantia
O Novo Fiat Ducato 2010 apresenta garantia total de um ano sem limite de quilometragem e de cinco anos contra corrosão da carroceria.
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