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Estudo da USP revela que inspeção ambiental veicular salvou 559 vidas em 2012


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
30 de setembro de 2013

noticia033009Pelo terceiro ano consecutivo, estudo feito pela Faculdade de Medicina da USP comprova as melhorias trazidas pela inspeção ambiental veicular para qualidade do ar e para a saúde dos paulistanos. Considerando apenas os veículos a diesel que fizeram a inspeção em 2012, foram evitadas 559 mortes por problemas respiratórios na região metropolitana, gerando uma economia de mais de R$ 74 milhões ao sistema de saúde. Dados sobre os resultados do programa de inspeção veicular foram apresentados em palestra do consultor e ex-secretário municipal dos Transportes Marcelo Branco no SIMEA 2013, simpósio internacional de engenharia automotiva.

Seguindo a mesma metodologia dos anos anteriores, os resultados do programa confirmam que as melhorias trazidas pela inspeção ambiental veicular vão além da capital paulista. O estudo da USP foi realizado de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e tomou como base dados oficiais do programa de inspeção fornecidos pela Controlar e também o Relatório de Qualidade do Ar no Estado de São Paulo da CETESB.

De acordo com os dados apresentados no SIMEA, a redução nas emissões de particulados dos veículos a diesel na frota inspecionada foi de 20% em 2012. Na análise da USP, a concentração de particulados foi reduzida em 0,96?g/m³, evitando assim 559 mortes por problemas respiratórios na região metropolitana de São Paulo. O levantamento mostra que, nos últimos três anos, a inspeção ambiental veicular salvou 1.395 vidas e evitou 1.813 internações, representando uma economia de R$ 320 milhões aos cofres do município.

O estudo também faz a divisão dos custos diretos das 127 mil inspeções de veículos a diesel pelo número de vidas salvas. O resultado é de um custo de R$ 10 mil por vida salva, significativamente mais baixo do verificado em qualquer programa de saúde pública. Se fosse considerada também a redução do número de internações hospitalares, não incluídos na avaliação, os custos unitários seriam ainda menores.

Inspeção equivale à retirada de 1,3 milhão de veículos de circulação

As informações apresentadas por Marcelo Branco contemplam também os resultados sobre o impacto da inspeção ambiental veicular nos veículos leves e motocicletas. Em ambas as categorias, foram constatadas expressivas quedas nas emissões de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos.

No caso de veículos leves inspecionados em 2012, houve uma redução de 47,6% na emissão de monóxido de carbono e de 39% na de hidrocarbonetos nos carros movidos a gasolina. Veículos flex tiveram reduções, respectivamente, de 55,7% e 33,3%. No caso das motos, as quedas das mesmas emissões foram de 35% (CO) e 39% (HC).

Apenas para efeito comparativo, segundo a USP, o ganho com a inspeção veicular equivale a retirada dos poluentes emitidos por uma frota de  quase 1,3 milhão de veículos, sendo 1,172 milhão automóveis, 85,5 mil motocicletas e 35 mil caminhões e ônibus, somente em 2012.

Programa pode perder 67% da efetividade

Na análise apresentada no SIMEA, também foi comparada a redução de emissão de veículos mais antigos e novos. Os cálculos mostram que a redução em veículos de menos de quatro anos de uso é comparável a de veículos com 7 a 15 anos, indicando a importância da inspeção desde os primeiros anos.

Outro ponto avaliado é o efeito das mudanças previstas no programa de inspeção ambiental veicular em São Paulo. A dispensa da inspeção nos primeiros três anos de vida do veículo e a realização da vistoria apenas a cada dois anos resultará na perda de 67% da efetividade do programa para essa parcela da frota.

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