Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. DPaschoal lança nova tecnologia para diagnosticar estado dos amortecedores

DPaschoal lança nova tecnologia para diagnosticar estado dos amortecedores


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
21 de setembro de 2012
Depois de dois anos de muitos testes e estudos, o setor de engenharia da empresa desenvolveu um processo que consegue detectar se o amortecedor do veículo está com alguma anomalia, em um curto período de tempo. Este novo serviço recebe o nome de Maxxi Shock Tester e sua patente nacional já foi requerida pela DPaschoal.

“Em alguns casos foi constatado uma redução de tempo no diagnóstico, que demorava cerca de noventa minutos e agora em vinte se tem uma resposta do que é necessário fazer com a peça. Esta tecnologia promete transformar o processo de diagnóstico dos amortecedores, já que o cliente consegue junto com o técnico analisar se realmente é necessário trocar o componente”, explica o gerente de engenharia da DPaschoal Eliel Bartels.

O processo foi todo desenvolvido para atender uma necessidade da DPaschoal e baseou-se nos conceitos do Lean Thinking, onde somente atividades que agregam valor para o cliente devem ser consideradas. “Conseguimos preencher uma lacuna existente no mercado. É uma grande benfeitoria para o setor automotivo, que conseguimos desenvolver na DPaschoal, com uma grande eficácia”, argumenta o gerente, que junto com o especialista automotivo Álvaro Razori, desenvolveram a tecnologia.

O Maxxi Shock Tester já está instalado em todas as lojas do Grupo e todos os testes já foram finalizados. Pelo teste ser sonoro e com o manuseio do técnico, o cliente acompanha o processo. “Criamos mais uma ferramenta para a revisão de segurança. Com isto, teremos mais transparência e credibilidade ao atendimento”, finaliza Bartels.

PROCESSO

Com os aparelhos da Maxxi Shock Tester (microfone especial, fone de ouvido e gravador), os técnicos, que passaram por um treinamento de 40 horas na universidade da empresa, realizam a movimentação do fluído hidráulico e através dos ruídos gerados, detectam a situação dos componentes.

“Gosto de fazer a analogia com o médico cardiologista, onde conhecimento teórico e experiência em conjunto com o estetoscópio, garantem um diagnóstico preciso. Homem e máquina trabalhando em sinergia na busca por condições anormais de funcionamento de um determinado sistema” conclui o engenheiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté