Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. Distância de frenagem

Distância de frenagem


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
25 de fevereiro de 2010

Distância de frenagem pode ser definida como sendo a mínima distância que um veículo consegue parar antes de atingir um obstáculo. Para isso, deve-se considerar que o veículo esteja em velocidade de projeto, de forma que consiga parar de modo seguro.

Velocidade de projeto é a velocidade máxima que um veículo consegue manter, em um trecho de estrada, em condições normais de segurança e conforto. Esse valor de velocidade de projeto é importante para a definição do padrão de estrada quando da sua construção, a qual deve oferecer plenas condições de visibilidade ao motorista, de forma que consiga parar o veículo antes de colidir com qualquer obstáculo avistado.

Para o cálculo da distância de frenagem também deve ser considerado o tempo de percepção, que é o tempo entre avistar o obstáculo e tomar a decisão de frear. Esse tempo pode variar entre 0,7 e 1,0 segundo.

Considera-se também o tempo de reação do motorista, o qual é definido como a diferença entre o instante que o motorista decide frear e o instante que o realmente o sistema de freios do veículo inicia o processo. Estudos indicam que esse tempo varia de 0,5 a 1,0 segundo.

Assim a distância percorrida pelo veículo durante o tempo de reação (motorista + sistema de freios) pode ser calculada da seguinte forma:   

D1=V×Tr
V = velocidade do veículo (km/h)
Tr = tempo de reação (s) – usualmente adota-se 1,5 segundos para o tempo de percepção e 1 segundo para o tempo de reação do sistema. Um tempo adicional como fator de segurança também pode ser usado. Portanto o tempo de reação total pode ser adotado como 2,5 segundos.

Adicionalmente ao valor de D1, a distância percorrida durante a frenagem também deve ser determinada, a fim de se obter a distância total de frenagem.

D2= V^2/(254×µ)
V = velocidade inicial do veículo (km/h)
µ = coeficiente de atrito ente pneu e pavimento

 


A tabela abaixo recomenda diferentes valores de distância de parada de acordo com a velocidade que o veículo se encontra no momento da frenagem e também quanto as condições do pavimento, seco ou molhado. Esses fatores devem ser levados em conta, pois influenciam significativamente na condição de fricção entre ambas as partes em contato (pneu x pavimento).



Ex: Uma frenagem de um veículo a 60 km/h resulta em uma distancia de frenagem total de aproximadamente 65 metros, enquanto que se esse mesmo veículo estivesse a 100 km/h pararia a uma distância de aproximadamente 140 metros. E com piso molhado a distância passaria para 200 metros até a parada total do veículo.

Essa é uma maneira bastante simples de cálculo da distância de frenagem a qual considera a frenagem ideal, ou seja, em que todos os eixos são freados aproveitando o coeficiente de atrito máximo entre pneus e pavimento e não considera outros fatores relevantes como o rendimento do sistema de freio. Apesar disso, pode ser considerada como uma boa medida para avaliação da eficiência de frenagem de um veículo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté