Controle da Poluição
Há algum tempo atrás... Mais precisamente em 1989, presenciamos uma grande mudança nos carros nacionais. Surgia a primeira injeção eletrônica, substituindo o velho carburador.
Mas por que o carburador foi substituído?
Além do inevitável avanço tecnológico, a necessidade de controlar a emissão de poluentes fez com que esse novo sistema fosse desenvolvido. Com o sistema convencional não seria possível atingir os baixos níveis de emissão de poluentes exigidos por lei e ainda assim ter um bom funcionamento do motor, daí a solução em substituí-lo por um sistema de injeção eletrônica.
Injeção eletrônica, o que é isso?
Para que o motor de seu veículo funcione, é preciso que haja a queima da mistura ar/combustível. É mais ou menos assim: o computador da injeção eletrônica controla a injeção de combustível e ar. Quando os dois se misturam, à vela de ignição solta uma faísca provocando então, a explosão que movimenta várias partes do motor, fazendo com que o veículo se movimente. O resultado dessa “explosão” dentro do motor também produz diversos de gases poluentes, eliminados pelo escapamento.

Quais gases???
São eles:
H²0 – vapor de água CO² - dióxido de carbono
N² - nitrogênio
CO – Monóxido de carbono
HxCy – hidrocarbonetos
NOx - óxido de nitrogênio
H² - hidrogênio
CH4 metano
SOx – óxido de enxofre, dióxido, etc...
O² - oxigênio
Quais são os mais prejudicados???
CO – Monóxido de carbono Reduz a oxigenação do sangue, afeta o sistema nervoso, agrava doenças cardíacas e respiratórias, podendo causar fadiga e dor de cabeça em baixas concentrações ou até mesmo a morte em altas.
HxCy – Óxido de Nitrogênio
Afeta os pulmões e coração, podendo causar bronquite, deposição ácida e diminui a visibilidade atmosférica.
Tendo consciência de todos os problemas causados por esses gases, foram desenvolvidos diversos componentes que auxiliam no controle das emissões.
Entre os mais importantes: o Sensor Lambda e o Catalisador!!!
(colaboração: Mastra Escapamentos e Catalisadores)
Complicou?
Então vamos por partes!
O Sensor Lambda de Oxigênio está localizado no escapamento. Ele mede a quantidade de moléculas de oxigênio que não foram queimadas com o combustível e estão saindo junto com os gases do escapamento.
Assim, o computador mandará injetar mais combustível, casa haja muitas moléculas de oxigênio (O²), ou injetar menos combustível caso haja poucas moléculas de oxigênio. Assim enriquecendo e empobrecendo a mistura ar/combustível o motor trabalhará melhor, poluindo muito menos, gastando menos combustível e sem precisar de muita manutenção.

Já o Catalisador, também localizado no escapamento depois do sensor lambda, funciona como um filtro que reage quimicamente, transformando os gases nocivos que ainda restam em outros não poluentes. Assim com todos os estes componentes trabalhando a seu favor, você só vai economizar dinheiro com combustível e manutenção, além de contribuir para uma melhor qualidade do ar que você e sua família respiram!!!
Mas fica muito caro manter tudo isto funcionando bem???
Que cuidados devo tomar???
Está mais que provado que fazendo uma manutenção preventiva periódica este sistema funcionará muito bem, sem muita despesa. Por isso, fique atento se o seu carro apresentar algum desses sintomas:
Gasto excessivo de combustível;
Perda de potência do motor;
Queima excessiva de óleo;
Cheiro ou fumaça excessiva com coloração escura.
Se você perceber qualquer um deles, procure um Posto Autorizado THOMSON-CAR ou a Oficina de sua confiança mais próxima para uma avaliação no sistema de injeção eletrônica e no funcionamento do Catalisador e do Sensor Lambda.
Alguns cuidados também são importantes, hein?!?
Jamais abasteça o veículo em locais com combustível muito barato e sem identificação de marca e procedência. O barato sai caro!!!
Não deixe alterar a originalidade do sistema eliminando ou substituindo o catalisador por peças adulteradas ou falsas, pois isso poderá causar falhas no motor e 100% dos gases emitidos serão liberados na atmosfera, agravando o problema da poluição.
Procure também se cadastrar no Programa Agenda do Carro. Seu veículo estará em boa companhia!!!
Depois de saber um pouquinho mais sobre as emissões do seu veículo, não deixe de verificar a corda fumaça que sai do escapamento... ela pode dizer muito sobre o seu carro e o nosso pulmão agradece!!!