Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Jovens com deficiência intelectual participam de projeto que visa capacitação e inserção profissional.
O projeto de inclusão social do jovem com deficiência intelectual surgiu na década de 90 e na necessidade da Decar aumentar a sua linha de montagem. Sem espaço físico apropriado, encontrou, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Centro de Capacitação e Orientação para o Trabalho (CCOT), para jovens e adultos, entre 16 e 30 anos, com deficiência intelectual.
“Essa parceria traz um orgulho enorme para a empresa, pois sabemos que isso proporciona uma inclusão social, indispensável para uma sociedade evoluída”, destaca Vivien Rivetti, diretora executiva da Decar.
A empresa atua no mercado de autopeças com a marca DC desde 1977 e encaminha à associação os componentes para que sejam montados, servindo como instrumento prático para a profissionalização dos jovens.
“Desde o princípio, o assunto foi tratado com respeito e muita dedicação de ambos os lados. Foram várias visitas, e, no início, fomos experimentando o novo formato de mão de obra externa, com a embalagem de produtos mais simples e pequenos volumes semanais”, sintetiza a diretora. “Com o tempo, pudemos perceber a competência e organização da equipe que cuida deste setor da Apae, e, nesses anos todos, houve um grande crescimento dos volumes montados.”
O Centro de Capacitação e Orientação para o Trabalho realiza um treinamento prático para absorção de conceitos que podem ser abstratos, como qualidade laboral, trabalho em equipe, ritmo, cooperação, organização e segurança do trabalho. Entre os produtos montados para a Decar estão os filtros do combustível, kits de distribuição e de coifas, entre outros, que representam 25% da produção mensal da empresa.
A Apae garante inspeção individual de peças, critérios de qualidade, respeito ao prazo de entrega, preços competitivos, entradas e saídas de acordo com normas contábeis e movimentação por meio de notas fiscais para industrialização. A empresa conta com a liberação de espaço físico e arca com custos de mão de obra.
A associação de São Paulo está constantemente em busca de novos parceiros para apoiar o treinamento prático. Para conhecer mais, acesse www.apaesp.org.br, e a Decar no site www.decar.com.br.