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A edição de maio traz mais uma novidade aos assinantes do jornal Oficina Brasil. Se trata da coluna ‘Dicas do Conselho’, onde será escolhido um caso intrigante, oriundo das oficinas espalhadas pelo país e respondido pelo nosso time de Conselheiros Técnicos.
Este mês abordaremos o caso do Chevrolet Corsa 1.0 VHC a gasolina ano 2004 com 75 mil km rodados, pertencente ao técnico em manutenção automotiva Giovanni Gerardo Neto.
Histórico
Desde os 35 mil km rodados o veículo é abastecido com gasolina aditivada, sendo que ao atingir os 55 mil km o motor começou a apresentar ruídos metálicos (‘grilos’) durante as médias e altas rotações. Quando adicionado álcool no tanque de combustível ou aditivos melhoradores de octanagem, o ruído é temporariamente eliminado. Após os próximos abastecimentos apenas com gasolina, o ruído gradativamente volta a figurar.
Para esclarecer as possíveis causas, veja a opinião do Conselho Editorial sobre o caso.
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José Claudio COBEIO - CobeioCar (11) 5181-8447 - [email protected] Primeiramente é aconselhável verificar as condições gerais dos sensores e conectores do motor, pois um simples sensor MAP em más condições poderá colaborar com este problema. Até mesmo um torque acima do ideal no parafuso de fixação do sensor de detonação junto ao bloco poderá atrapalhar a perfeita interpretação do sinal por parte do módulo. Outra dica é aplicar produtos descarbonizantes através do coletor de admissão sem desmontá-lo. É possível encontrar no mercado uma gama de opções que realmente funcionam e remove possíveis crostas ou resíduos internos. |
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Danilo José Tinelli - Auto Mecânica Danilo (11) 5068-1486 - [email protected] Este problema pode ter a causa no cabeçote e cabeça dos pistões. Já removi alguns de outros Corsas devido ao acúmulo de crostas na câmara de combustão, válvulas e sede, que poderão gerar pontos quentes e que posteriormente ao entrar em contato com a injeção de combustível ocasionam ignição espontânea (antes da descarga da centelha vinda da vela de ignição). Como o pistão está em posição ascendente (em direção ao topo), o ruído é gerado por causa das ondas de choque da combustão, gerando o ‘grilo’. Solução: Recomendo aplicar a limpeza mecânica na cabeça do pistão com spray descarbonizante e encaminhar o cabeçote a uma retífica para banho químico e aplicar o faceamento (plana). |
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Júlio Cesar de Souza - Souza Car (11) 2295-7662 - [email protected] Devemos lembrar que esta linha de motor teve no passado problemas relacionados aos pistões, que em muitos casos foram trocados pela Chevrolet durante o período de garantia dos motores. |
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Paulo Pedro Bueno Aguiar Júnior - Engin Engenharia Automotiva (11) 5181-0559 - [email protected] Assim como os componentes mecânicos, os componentes eletrônicos também podem apresentar desgaste com o passar do tempo. Faça uma leitura com o scanner para saber quais códigos de falhas estão sendo gerados. Recomendo preventivamente substituir o sensor de detonação por um novo adquirido em concessionária Chevrolet e instalar respeitando o torque correto do parafuso de fixação, que é de 20 Nm. |