Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Com mesmo motor, Saveiro tem novo visual e acabamento. O modelo recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e a linguagem global de design da montadora. Acompanhe as principais mudanças
O veículo recebeu ainda novos itens de série e tecnologias exclusivas para o segmento de picapes compactas. Do lado de fora, a Saveiro recebeu alterações no capô, nos paralamas dianteiros e nos faróis, mudanças que buscam dar ao carro visual mais jovem, segundo informações da montadora durante a apresentação da Nova Saveiro à imprensa, nos dias 18 e 19 de abril.
A versão de entrada já trás de série itens como novo quadro de instrumento com molduras cromadas, vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas, saídas de ar com detalhes cromados (semelhantes as utilizadas na Amarock) e banco do motorista com regulagem de altura.
Sistemas inteligentes
A Nova Saveiro recebeu o sistema ESS – Emergency Stop Signal, que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras para carros equipados com ABS. Quando o motorista é obrigado a fazer uma parada de forma brusca, as luzes de frenagem piscam de forma intermitente em uma frequência de 3 Hertz, alertando os veículos que vem atrás. Ao parar o veículo, as luzes de freio se apagam e o ESS aciona automaticamente o pisca alerta. Essa tecnologia que era somente para carros de luxo, agora está disponível no Novo Gol e Saveiro.
Também conveniente é o sistema “Comfort Blinker” que exige apenas um ligeiro toque na alavanca do indicador de direção para acionar o pisca-pisca por alguns segundos nas trocas de faixas na pista. A nova arquitetura também permite a variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o motor é desligado.
Outro sistema que é novidade na Saveiro e exclusividade no seu segmento é o Eco Comfort, que auxilia o motorista a guiar de forma econômica, através de recomendações que aparecem no painel, lembrando, por exemplo, que as janelas devem ser fechadas quando o ar condicionado estiver funcionando ou para que o condutor não acelere o carro quando estiver parado.
Também foi implementado a opção de desativar por chave o airbag do lado do passageiro.
Conjunto mecânico
É formado por um motor 1.6 total Flex, com potência de 104 cavalos com etanol, 101 cavalos com gasolina e transmissão manual de cinco velocidades. A capacidade de carga é de até 715Kg e vale destacar que a porta da caçamba possui o sistema de abertura com amortecimento, evitando acidentes.
José Loureiro, Gerente de Desenvolvimento do Produto, apresentou alguns detalhes da Saveiro. “Uma das novidades é o interruptor rotativo, que faz parte do alinhamento global de todos os veículos do Grupo Volkswagen, como o Passat, Jetta, Novo Gol e Fox”. Ele também falou sobre a nova arquitetura eletrônica. “É uma ECU que controla a interface de todos os componentes eletrônicos do veículo. Ou seja, no momento em que o veículo está em movimento, o sistema do limpador de para-brisa tem a informação da velocidade em que o veículo está trafegando. Com isso ele consegue ajustar na versão de temporizador a velocidade adequada à velocidade do carro, por exemplo”, afirma Loreto.
A nova Saveiro também apresenta uma nova ECU que controla o airbag do motorista e do passageiro. A vantagem é que ela monitora além da desaceleração, o ruído corpóreo que vem da carroceria e faz uma plausibilidade de sinal, assim o ruído chega antes do sinal de desaceleração, disparando o airbag com menor tempo.
Outros diferenciais importantes na Saveiro 2014 estão no sistema de suspensão, especialmente adequado às suas características. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, possui um sistema de isolamento idêntico ao do Golf e seu conceito de desenvolvimento é o mesmo do novo Polo europeu, com foco na redução da complexidade de montagem, estabilidade e bons níveis de conforto, dados comprovados pelo Jornal Oficina Brasil em test drive realizado na Praia do Forte em Salvador, onde o trajeto era formado por trechos de terra e asfalto.
O eixo traseiro tem construção interdependente, com braços longitudinais, criando, em sintonia com o eixo dianteiro, um comportamento subesterçante. A nova configuração permitiu a ampliação do volume disponível na caçamba, segundo informações da fabricante. As molas traseiras possuem curvas de carga superprogressivas, para se adequar as irregulares das vias brasileiras.
Versões e preços
Nova Saveiro Cabine Simples 1.6 R$ 33.490 / Cabine Estendida 1.6 R$ 36.610 / Trooper 1.6 R$ 43.390 e Cross 1.6 R$ 48.990.