Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Fabricado na França, na unidade de Poissy, o lançamento tira proveito do conjunto das facilidades do sistema de produção PSA
O motor 1.6 litros 16V THP (Turbo High Pressure), fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, alia as vantagens de um motor de quatro cilindros com o turbo compressor: como altos valores de potência e torque associados à redução de tamanho, baixo peso (comparado aos convencionais motores aspirados de maior cilindrada), e baixo consumo de combustível.
A suspensão dianteira é independente do tipo MCPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.
Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. As juntas flexíveis bidensidade do eixo traseiro, realizam uma excelente filtragem durante as passagens de obstáculos, assegurando um ótimo controle transversal.
O ponto alto do projeto nessa linha DS3 da Citroën é o excelente desempenho com a motorização THP de baixa cilindrada que gera 165 cv a 6.000 RPM e 24,5 Kgfm de torque já a 1.400 RPM.
CARACTERÍSTICAS
Produzido na fábrica da PSA Peugeot Citroën de Douvrin, na França, esse motor apresenta como principais características:
• Cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas;
• Sistema de injeção direta de combustível;
• Turbo de alta pressão;
• Alto valor de torque em baixos regimes: 24,5 Kgfm a 1.400 rpm;
• Potência de 165 cv a 6.000 rpm;
• Overboost na 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas;
O sistema Overboost (ou sobrepressão), é um recurso do motor que, ao ser ativado, aumenta temporariamente a pressão do turbo, garantindo ainda mais esportividade.
No caso do DS3, está disponível em 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas, aumentando o valor nominal de torque para 260 Nm.