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Para o mundo, o veículo será apresentado no Salão de Frankfurt, que ocorre este mês, na Alemanha
Oficialmente, o BMW X1 será lançado no próximo Salão de Frankfurt, na Alemanha, no dia 17 deste mês, porém a marca alemã decidiu, frente a crise mundial, fazer uma pré estreia do carro aqui no Brasil, para um seleto público de jornalistas especializados e potenciais compradores.
O motivo: o Brasil é um dos poucos mercados onde a BMW não fecha no vermelho. Isso é passageiro, com certeza, mas é bom sentir esse gostinho de exclusividade. Pelo menos uma vez. Mas vamos ao carro.
O X1 pode ser uma mini SUV ou um hatchback gigante. Você escolhe. Talvez tenha preço para competir com Volkswagen Tiguan (R$ 138,8 mil), ainda mais que o irmão maior X3 (que custa entre R$ 207 mil e R$ 232,6 mil) tem preço equivalente ao Audi Q5 (entre R$ 216,5 mil e R$ 276,5 mil). Isso, porém, será conhecido no final deste ano, quando a BMW lançar o carro oficialmente no país. As vendas começam em janeiro de 2010.
Um dos grandes atrativos do BMW X1 é o motor, que no Brasil por enquanto será oferecido apenas na versão 3.0L de 6 cilindros em linha, que desenvolve 258 cv de potência a 6.600 rpm, com torque máximo de 310 Nm a 2.600 rpm
Powertrain
De acordo com a montadora, o BMW X1 será oferecido com uma versão a gasolina, o xDrive28i, que apresenta motor 6 cilindros em linha, 24 válvulas, de 3.0L, cárter em liga composta de magnésio/alumínio, controle de válvulas Valvetronic e duplo Vanos, que rende 258 cv de potência a 6.600 rpm e 310 Nm de torque a 2.600 rpm (que se mantém até 3.000 rpm), com taxa de compressão de 10,7:1.
O câmbio é automático, de seis velocidades, com relações curtas (a primeira tem 4.065:1 – veja ficha técnica), típico de carro esportivo. As rodas são de liga leve, de 17 polegadas, envoltas em pneus 225/50, classificação 94H (carga máxima 670 kg e velocidade máxima 210 Km/h).
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Undercar
A suspensão dianteira é tipo eixo de dupla articulação e, na traseira, eixo central com braço longitudinal e dupla articulação. Os freios são à disco, ventilados, de pistão único com calibrador flutuante, de 348x30 mm na frente, e 336x22 mm na traseira, dotados de uma ‘sopa de letrinhas’: DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) com ABS, ASC (Controle Automático de Estabilidade), DBC (Controle Dinâmico de Freios), DTC (Controle Dinâmico de Tração), e controle de desempenho.
A direção é elétrica, do tipo pinhão e cremalheira, tração inteligente nas quatro rodas xDrive da BMW, assim como de uma ampla gama de recursos da estratégia BMW EfficientDynamics, como a Regeneração da Energia de Frenagem, a função Start Stop automática e um indicador de mudança de marcha.
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