Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Cada vez mais acirrado, o segmento dos sedans compactos Premium ganha novo representante, um pouco maior do
que os concorrentes, porém com preço bastante atrativo
Há pouco mais de dois meses, a Nissan lançou o Tiida Sedan, principal novidade da marca japonesa para este ano. Fabricado no México, na mesma planta do Sentra e do Tiida hatch, o Sedan chega aos consumidores brasileiros com uma única versão de acabamento, motor 1.8l 16v (o mesmo que equipa os demais veículos da marca) e câmbio manual de 6 velocidades.
Ao preço de R$ 44.500, o Tiida Sedan se encaixa na categoria dos sedans compactos Premium, apesar de ser quase um médio no tamanho (veja tabela comparativa entre Nissan Tiida Sedan, Peugeot 207 Passion e Fiat Linea LX).
Nos últimos anos, as montadoras têm utilizado bastante o artifício de produzir veículos maiores e com maior espaço interno, porém com acabamento mais simples, com o objetivo de oferecer alternativas ao consumidor que precisa de um carro espaçoso mas não consegue comprar um automóvel luxuoso.
Assim, o Tiida Sedan pode ser considerado um carro sem muitos concorrentes diretos, pois se insere no meio da categoria dos compactos Premium e médios. É o meio do miolo, tal como o Renault Logan, tendo como principal atrativo o tamanho, pelo preço cobrado. Assim, para compará-lo tecnicamente, escolhemos o Peugeot 207 Passion, que apresenta bom nível de acabamento, um motor bem calibrado e custo compatível (R$ 45.590, segundo tabela divulgada pela Peugeot, em setembro).
O conjunto motor-transmissão do Tiida Sedan é idêntico ao do hatchback: 1.8l 16v, bicombustível (etanol/ gasolina) que oferece 126cv/125cv de potência máxima (e/g) a 5.200rpm, e torque máximo de 17,5kgfm a 4.800rpm, independente do combustível utilizado.
O destaque do motor é o sistema CVVTCS, sigla para comando de válvulas com variação de abertura por meio de variador de fase. Além disso, segundo a Nissan, as superfícies internas do propulsor do Tiida são tratadas com micro-polimento, para reduzir atrito, consumo e emissões.
A caixa de câmbio é manual (apesar de a Nissan ter disponível uma caixa automática, o sedan não será oferecido com este tipo de transmissão, por enquanto) de seis velocidades à frente e uma à ré.
É interessante notar o quanto o diferencial do Tiida é longo (3,933:1 enquanto o Peugeot 207 é de 4,69:1), porém as relações das marchas são bastante curtas, tanto que no comparativo com o Passion, a quinta do Tiida é 7% mais curta, enquanto a sexta marcha do Tiida, que supostamente é um overdrive, é apenas 11% mais longa que a quinta do Peugeot.
Em outras palavras, quando se engata a sexta marcha no Tiida Sedan, a rotação do motor não cai muito. Para se ter ideia, a 120km/h o conta-giros marca algo próximo a 3.500rpm, em sexta marcha. Por ser uma marcha overdrive, era esperado uma sexta mais longa, como ocorre com os Honda, por exemplo.
Já o Peugeot 207 Passion apresenta relação de marchas bem compatível à potência do motor bicombustível de 1.6l 16v, que rende 113cv/110cv a 5.600rpm (etanol/gasolina) e torque máximo de 15,5kgfm a 4.000 rpm/14,2kgfm a 4.200rpm.
Tal como em outros modelos que têm o propulsor 1.6l 16v, o Passion acelera com suavidade e lisura, de forma bastante progressiva, com trocas de marchas bem definidas que ajudam bastante na linearidade da aceleração.
Por outro lado, o Nissan Tiida Sedan é um precoce. A todo momento pede marcha, e foi muito bem nas retomadas de velocidade, por conta do câmbio mais curto e da boa relação de potência e torque.
Undercar
Na dianteira, o Tiida Sedan tem suspensão independente, do tipo McPherson, apoiado em subchassi, e, na traseira, eixo de torção. Os dois lados apresentam barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. O projeto é bastante simples e convencional, assim, o reparador não encontrará muitas dificuldades em realizar trocas de componentes como amortecedor e buchas de borrachas.
Nas rodas dianteiras, o sistema de freios é a disco, ventilado, e na traseira, a tambor. As rodas são de 15 polegadas, em aço (série) ou liga leve (opcional), calçadas com pneus 185/65. O sistema de direção conta com assistência elétrica variável.
Já o Peugeot apresenta projeto de suspensão um pouco mais elaborado. Na dianteira, é independente, do tipo pseudo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados. Porém, na traseira, destaca-se pela ausência de mola helicoidal. As rodas são independentes, suportadas por amortecedores hidráulicos semi-horizontais, ligadas a barra de torção transversal. O conjunto apresenta ainda barra estabilizadora. Apesar de mais elaborado, a manutenção não é complicada.
O sistema de freios é a disco nas quatro rodas, sendo na dianteira ventilados, e sólidos na traseira. A versão avaliada era equipada com sistema antibloqueante - ABS, com controle de estabilidade – EBD (item opcional). As rodas são de 15 polegadas (série), com pneus 185/60. A direção conta com assistência hidráulica.
Dimensões
Quando se fala em tamanho, o Tiida Sedan leva clara vantagem sobre o Peugeot 207 Passion, pois tem quase 25cm a mais de comprimento. Com uma estratégia diferente de marketing, a Nissan poderia enquadrá-lo na categoria de sedans médios, uma vez que o modelo apresenta distância entre-eixos de 4.600mm, quase o mesmo que um Fiat Lineam, que tem 4.606mm (veja tabela comparativa).
Porém, para se encaixar na categoria dos médios, é preciso um pouco mais do que tamanho. Internamente, o Tiida Sedan apresenta acabamento de compacto um pouco melhorado, um pouco abaixo ainda do padrão dos compactos Premium. Em outras palavras, o Peugeot 207 Passion leva ligeira vantagem neste quesito, ao oferecer ao condutor e passageiros mais itens de conforto de série, como computador de bordo, sensores de chuva e crepuscular, rodas de liga leve e faróis de neblina.
Não por acaso, a Nissan traçou estratégia para oferecer o Tiida Sedan a frotistas, com uma boa relação custo-benefício em termos de espaço, pois cinco pessoas adultas se acomodam com facilidade no carro. Assim, não será um espanto ver diversas unidades circulando nas ruas como táxi.
Impressões
Assim como o Tiida Hatch, o Sedan vem equipado com motor 1.8l 16v com controle de abertura de válvulas, que confere ao modelo boa aceleração. Com o câmbio com relações de marchas mais curtas, o Nissan é bastante ágil, principalmente no trânsito do dia a dia. Dirigir o modelo é bastante agradável, porém faltaram alguns pequenos detalhes que a montadora pode ajustar para dar ainda mais prazer ao dirigir.
O primeiro é em relação aos bancos dianteiros. Apesar de confortáveis, têm péssimo encosto; é impossível descansar a cabeça nos apoios, pois ficam reclinados demais. Faltou ainda regulagem de profundidade do volante, item que ajuda bastante na hora de escolher a melhor posição de dirigir.
Por outro lado, o Peugeot 207 Sedan apresenta uma boa posição de dirigir, apesar de o modelo também não contar com regulagem de profundidade do volante. No entanto, o carro ‘encaixa’ melhor motorista.
O motor 1.6l 16v do 207 dá conta do recado, apesar de ser um pouco mais fraco do que o Nissan, e apresentar relações de marchas mais longas. Ainda assim o Peugeot é um carro agradável de dirigir.
Em termos de consumo, ambos são bem equivalentes, ficam na média de 8km/l em percurso misto, quando abastecidos somente com etanol, com ar-condicionado ligado. Desligado, o Tiida fica bem mais econômico, chega a fazer 12km/l, em média, na estrada.
O design do Peugeot é mais moderno, com linhas arredondadas suaves, frente mais imponente, apesar do menor tamanho. Já o Tiida destaca-se pelo conjunto ótico traseiro, um tanto rebuscado, que lembra as antigas Mercedes-Benz.
Em resumo, o Tiida Sedan é um carro grande, com proposta simples, enquanto o 207 Passion se encaixa perfeitamente na categoria dos compactos Premium.
Manutenção
Ser maior tem vantagens e desvantagens. Quando o negócio é custo de manutenção, não há surpresa. O Tiida Sedan leva desvantagem em relação ao 207 Passion. Em média, o custo de peças do Nissan é 37% superior ao do Peugeot.
Porém, há um certo empate no número absoluto de peças mais caras e baratas entre os modelos: 13 para cada, dos 26 itens que compõem a Cesta Básica de peças do jornal Oficina Brasil.
O que mais chamou atenção foi a diferença do custo do jogo de amortecedores, que chegou a 178%. Enquanto o Peugeot tem custo de R$ 812 nas quatro peças, no Tiida o custo é de R$ 2.259,18.
Em compensação, por ter um projeto de freio mais comum (tambor na traseira), as peças do conjunto no Tiida saem 57% mais em conta: são R$ 708,16 contra R$ 1.117 do 207 Passion.
Os componentes de troca mais frequente (filtros de ar, óleo e combustível e óleo motor) são 9% mais caros no Nissan, em relação ao Peugeot. As concessionárias da montadora japonesa cobram R$ 153,29 nestes insumos contra R$ 140,40, da francesa.
Velas e bobinas também custam mais caras no Tiida, uma diferença de 35%. Porém, é preciso lembrar que as velas do Nissan são de platina e, as do Peugeot, convencionais. Em outras palavras, cada troca do Tiida equivale a pelo menos duas do Peugeot. Assim, de certa forma, o maior custo é compensado pela menor necessidade de manutenção.
Isso ocorre também no conjunto de componentes de transmissão de força, pois o Tiida utiliza corrente metálica, contra a correia de borracha do 207. Se respeitadas as trocas de óleo, o Tiida dificilmente terá de substituir a corrente, enquanto no Peugeot a troca preventiva se faz necessário a cada 80.000km, segundo manual de manutenção da Peugeot.
Chama atenção ainda a diferença de custo do silencioso traseiro, que no Nissan sai por R$ 822,39, quase o dobro do 207 Passion, que tem preço estipulado em R$ 421. Em compensação, a bomba de combustível do Peugeot custa 45% a mais do que a do Tiida, são R$ 789 contra R$ 543,95.
Os preços das peças do 207 Passion foram obtidos na concessionária Aquitaine, da Mooca, que oferece aos reparadores cadastrados 15% de desconto. Já os do Tiida Sedan foram fornecidos pela assessoria de imprensa da montadora. Porém, as peças do Tiida são encontradas nas concessionárias da marca, como a AR Motors, da Nações Unidas, que oferece aos reparadores cadastrados 10% de desconto.
Modelo |
Preço |
Peugeot 207 Passion XS (M) Flex (10/11) 1.6l 16v |
R$ 45.590 |
Nissan Tiida Sedan 1.8l 16v |
R$ 44.500 |