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Através da utilização de um metal abundante no Brasil, o Cério, o químico Luciano Ferroni Gomes, da USP de Ribeirão Preto, desenvolveu um aditivo capaz de reduzir as emissões de poluentes de um motor ciclo Diesel.
O aumento do interesse em ampliar a participação do biodiesel na matriz enérgica do país foi o que motivou essas alternativas.
A utilização do Cério é devida a sua grande aplicação em processos catalíticos, onde o Brasil é um dos cinco maiores produtores do metal.
Nesta pesquisa, a substância desenvolvida possuía características similares às do diesl, que ao combinar-se com o Cério, causa um aumento da solubilidade do metal no combustível, fazendo com que a queima do combustível na câmara de combustão do motor produza óxido de cério, principal ativo responsável pela redução das emissões.
Para comprovar a eficiência do sistema, instalou um filtro na saída de escapamento de um grupo gerador. Após determinado tempo de funcionamento do motor, era medida a reflexão de luz do filtro, indicando a fuligem retida.
Os resultados dos testes foram animadores, chegando a concentração de aditivo de 2 a 6 miligramas por litro.
Outro fator importante é que nos testes foi detectado que após a utilização do aditivo a velocidade da queima foi melhorada, passando de 650°C para 500°C.
Combinado as tecnologias atuais de controle de emissões e associado a sua solubilidade ao combustível, tornaria os veículos deste ciclo de poluição baixa.
Isso só mostra o quanto o Brasil possui pessoas capacitadas para trazer a tecnologia à favor de todos, agora nos resta aguardar o aperfeiçoamento desta e quando poderemos contar com ela, lembrando que estes estudos são do ano de 2009.