Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Saber qual seu princípio de funcionamento é importantíssimo na realização de testes para diagnósticos de possíveis falhas.
Constituído basicamente por um termistor do tipo NTC (Negative Temperature Coefficient), este altera sua resistência elétrica à medida que a temperatura muda. Por exemplo, quando o motor está frio, a resistência é alta, portanto a tensão medida pela UCE é alta, assim, quando o mesmo está em temperatura de trabalho, a resistência é baixa, portanto a tensão medida pela UCE é baixa. Lembrando que a UCE alimenta este sensor com tensão de aproximadamente 5V VDC.
A maior utilização deste se dá para que a UCE realize cálculos de alguns parâmetros, como por exemplo, o de massa de ar admitida, qual deve ser o avanço de ignição e etc.
Na grande maioria das tecnologias dos sistemas de injeção eletrônica, caso ocorram falhas no circuito deste sensor, a UCE adota um parâmetro pré-programado, como um modo de emergência em que esta funciona considerando como se a temperatura estivesse próxima as 100°C.
TESTES
Antes de testá-lo, devemos analisar alguns detalhes:
- confira as condições gerais do sistema de carga e alimentação da UCE;
- certifique-se que o sistema de arrefecimento está em bom funcionamento;
- realize a sangria do mesmo, pois caso haja bolhas de ar no sistema, estas podem causar mau funcionamento do motor e no acionamento da ventoinha;
- remova o sensor de temperatura da água;
- limpe sua carcaça;
- faça a medição da tensão de alimentação do sensor e o aterramento de seu circuito;
- este deve ser medido em VDC (tensão de corrente continua), lembrando que para este a ignição deve estar ligada.
Só podemos considerar o teste como conclusivo caso o mesmo seja efetuado no momento em que houver a falha, do contrário, não podemos afirmar nada sobre seus resultados.