Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Lançamentos
  4. /
  5. Volkswagen lança seu mais novo SUV, o T-Cross, destaque do Salão do Automóvel

Volkswagen lança seu mais novo SUV, o T-Cross, destaque do Salão do Automóvel

O mais novo SUV compacto da montadora alemã foi apresentado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo e chega ao mercado neste mês

Caique Silva
26 de março de 2019

O Volkswagen T-Cross  faz parte dos cinco novos SUVs a serem lançados pela montadora na América Latina até 2020 e é produzido sobre a Estratégia Modular MQB. O primeiro deles foi o Tiguan Allspace, o segundo é o T-Cross e o terceiro SUV dessa estratégia será o Tarek, a ser produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina.

O T-Cross é também o primeiro SUV a ser produzido pela Volkswagen no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais.

 

VERSÕES 

O SUV compacto da Volkswagen tem quatro versões: - T-Cross 200 TSI (a única a trazer o câmbio manual de seis marchas); T-Cross 200 TSI Automático; T-Cross Comfortline 200 TSI e T-Cross Highline 250 TSI – todas essas equipadas com o câmbio automático de seis marchas. 

MOTORES E TRANSMISSÕES 

O T-Cross tem exclusivamente motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor. 

O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol – com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm. 

Esse motor pode ser combinado a duas opções de câmbio, ambas de seis marchas: manual (exclusivamente na versão 200 TSI) ou automática com função Tiptronic, que também conta com as aletas no volante para troca de marcha – “shift paddles”. 

O motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline. Gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm. O torque máximo, também com ambos os combustíveis, é de 250 Nm (25,5 kgfm) – é o maior torque da categoria. Esse motor é combinado exclusivamente à transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic e aletas (“shift paddles”) para trocas no volante. 

O T-Cross Highline 250 TSI acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 198 km/h – com gasolina ou etanol. 

O T-Cross Highline 250 TSI também é eficiente no consumo de combustível, percorrendo 11 quilômetros com um litro de gasolina na cidade e 13,2 km/l na estrada. Com etanol, são 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. O tanque de combustível do T-Cross tem capacidade para 52 litros. 

FREIOS E SUSPENSÕES 

O modelo tem freios a disco nas quatro rodas como item de série. Os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras. 

As suspensões do T-Cross têm configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. 

DIMENSÕES 

O T-Cross mede 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de altura (9 mm mais alto que o T-Cross europeu. Na versão Highline 250 TSI, são 11 mm a mais, com 1.570 mm). A distância entre os eixos do modelo produzido no Brasil é também maior: 2.651 mm (88 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu). 

O T-Cross Highline 250 TSI pesa 1.292 kg em ordem de marcha, com capacidade para 448 kg de carga útil. 

A capacidade do porta-malas do T-Cross é variável entre 373 e 420 litros. O encosto rebatível do banco do passageiro dianteiro oferece ainda mais flexibilidade. 

TECNOLOGIA 

Assim como o Virtus, o Tiguan Allspace e o Novo Jetta, o T-Cross também será o primeiro modelo em seu segmento no Brasil a oferecer o “Manual Cognitivo” – que usa IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica. 

SEGURANÇA 

Graças à Estratégia Modular MQB, o SUV Volkswagen T-Cross é um dos veículos mais seguros de sua categoria– o que é garantido pela utilização de aços de ultra-alta resistência e conformados a quente, pelos seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo “cortina”) e seus sistemas de assistência. 

Todas as versões são equipadas de série com ESC – Controle eletrônico de estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade. O ESC inclui uma série de sistemas de assistência à condução. 

A exemplo de outros modelos fabricados sobre a Estratégia Modular MQB, o T-Cross utiliza aços especiais em sua estrutura. Essa tecnologia colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em testes de colisão.  
REPARAÇÃO 

Mesmo sem estrear em solo nacional, o T-Cross já conseguiu um grande feito. O SUV foi reconhecido como o utilitário esportivo de menor preço de reparação do Brasil.   

O veículo ficou em 13º (o melhor entre os SUVs) no ranking Car Group, realizado pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).  

Além do T-Cross, outros veículos da Volkswagen são campeões em suas categorias. São eles: Virtus, Up!, Up! Cross, Novo Polo, Saveiro e Space Fox. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lançamentos
Lançamentos
Peugeot traz pela primeira vez o Peugeot E-208 GTi, promove test-drives dos novos 208 e 2008 GT híbridos e apresenta sua visão futurista no Salão do Automóvel de São Paulo
Lançamentos
Lançamentos
Geely EX2: o elétrico urbano mais eficiente do Brasil chega com tração traseira e foco técnico em desempenho e equilíbrio
Lançamentos
Lançamentos
Novo Jetta GLI 2025: Volkswagen inicia vendas do sedã esportivo com motor EA888 e diferencial eLSD