Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Lançamentos
  4. /
  5. Toyota lança linha 2020 do Corolla com mudanças no visual, motor e inédito sistema híbrido flex

Toyota lança linha 2020 do Corolla com mudanças no visual, motor e inédito sistema híbrido flex

O sedã japonês chega a sua 12ª geração completamente renovado e pela primeira vez com sistema híbrido

Caique Silva
22 de outubro de 2019

Toyota-Corolla

Com status de veículo mais vendido do mundo, o Corolla chega ao Brasil com sua 12ª geração, oferecendo pela primeira vez o sistema híbrido, que combina três motores, sendo dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex. É a primeira vez na história da indústria automotiva que um veículo híbrido com motor flex é produzido no Brasil.  

Sempre muito elogiado pelos reparadores independentes pela boa reparabilidade dos carros japoneses, a Toyota mantém a aposta na boa imagem que seus modelos trazem quando o assunto é manutenção. O famoso ‘time que está ganhando não se mexe’, apesar de mudanças tecnológicas significativas que não devem colocar em risco a confiabilidade do Corolla no mercado da reparação automotiva.  

O novo motor flex a combustão 2.0 e o Dynamic Force, com sistema de transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, opera em ciclo Atkinson e não no Otto, que é o padrão da indústria. São 177 cv de potência com etanol e 167 cv com gasolina, além de um torque máximo de 21,4 kgfm. Segundo a montadora, em comparação ao antigo motor 2.0 flex, o veículo é 15% mais potente e 9% mais eficiente do que a geração anterior.  

A nova geração do Corolla chega ao mercado brasileiro disponível em três versões diferentes e duas motorizações. O Corolla com motor 2.0L Dynamic Force estará disponível nas versões GLi, XEi e Altis, enquanto a exclusiva versão com sistema híbrido estará disponível apenas na versão topo de linha Altis. 

O novo motor a combustão 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ele ainda vem com um novo sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção. 

Com alta taxa de compressão (13:1) e curso longo, novos pistões de baixa fricção, esse é o motor mais potente que já equipou um Corolla. 

O Novo Corolla 2020 com motor 2.0L Dynamic Force também tem uma inédita transmissão Direct Shift de 10 marchas, que promete uma sensação de aceleração direta como a de um câmbio CVT. Para isso, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha.  

Com relação às dimensões gerais, o modelo possui 4.630 mm de comprimento (+10 mm em relação à geração anterior), 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm), enquanto a distância entre-eixos se manteve a mesma, ou seja, 2.700 mm, e o volume do porta-malas também, de 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.  

Montado sobre a nova plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA (Nova Arquitetura Global Toyota), o Novo Corolla possui centro de gravidade 10mm mais baixo e tem seu chassi 60% mais rígido.  O motor e a transmissão foram colocados em uma posição mais baixa em virtude de sua estrutura compacta e materiais leves. O capô foi rebaixado, usando peças e componentes menores. Na versão híbrida, a bateria foi colocada sob o assento do banco traseiro. Todos esses ajustes feitos no Novo Corolla contribuíram para reduzir o efeito de rolagem da carroceria e, consequentemente, aprimorar a estabilidade do sedã. 

O Corolla 2020 ganhou uma nova suspensão traseira de duplo braço triangular independente, que promete proporcionar um conforto de condução agradável, melhorando a absorção de choques, mesmo ao enfrentar terrenos irregulares. 

Toyota-Corolla

Sistema híbrido flex 

O inédito sistema que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle é a maior novidade da Toyota para o Corolla 2020. 

O sistema híbrido da Toyota combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.  

Toyota-Corolla

A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível. 

O Novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível. 

Segundo o INMETRO, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade.  

No que se refere à suspensão, todas as versões do Novo Corolla 2020 incorporam uma suspensão dianteira independente tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. A posição da suspensão foi otimizada para obter uma resposta linear da direção ao dirigir em velocidades médias ou altas. 

A nova suspensão traseira é independente, double-wishbone, com molas helicoidais e barra estabilizadora.  

Design 

O design é o mesmo do modelo comercializado na Europa. A grade dianteira recebeu alterações importantes e agora o sedã lembra a linha Lexus, divisão de luxo da Toyota. Os faróis Full-Led são mais afilados em relação ao modelo anterior, o que deu um ar de esportividade para o sedã da marca japonesa. 

Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque que contornam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo, dando-lhe um caráter mais dinâmico. 

Toyota-Corolla

A traseira também recebeu alterações com lanternas em LED e novo design, agora um pouco mais quadrado e com vincos nas laterais, expressando uma postura mais ampla e robusta, além de transmitir uma sensação imponente. 

Todas as versões do novo Corolla possuem rodas de liga leve. Na versão GLi de 16” com pneus 205/55 R16, e nas versões a XEi e Altis híbrida são de 17”, ambas com acabamento na cor prata 

Pela primeira vez, o Corolla ganhou um teto solar com função antiesmagamento. A montadora busca com isso melhorar a iluminação interna e sensação de espaço. 

Toyota-Corolla

Concorrentes 

A Toyota tem como objetivo manter o sedã ainda mais competitivo no mercado.  Atualmente, é o modelo mais vendido pela montadora, o que justifica a necessidade de deixá-lo ainda mais atraente para continuar batendo de frente com seus concorrentes Honda Civic, Chevrolet Cruze, Nissan Sentra e Volkswagen Jetta. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lançamentos
Lançamentos
Peugeot traz pela primeira vez o Peugeot E-208 GTi, promove test-drives dos novos 208 e 2008 GT híbridos e apresenta sua visão futurista no Salão do Automóvel de São Paulo
Lançamentos
Lançamentos
Geely EX2: o elétrico urbano mais eficiente do Brasil chega com tração traseira e foco técnico em desempenho e equilíbrio
Lançamentos
Lançamentos
Novo Jetta GLI 2025: Volkswagen inicia vendas do sedã esportivo com motor EA888 e diferencial eLSD