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Peugeot apresenta 5008, que promete tornar a marca referência no segmento de utilitários esportivos

Completando a já consagrada família dos Sovas da marca francesa ao lado do 2008 e do 3008, o novo modelo chega para ser destaque no segmento

Por Caique Silva

A Peugeot apresentou enfim seu mais novo modelo para o mercado brasileiro, o SUV de sete lugares 5008, que traz muitas novidades em sua estrutura, apesar de compartilhar da mesma plataforma EMP2, também presente no 3008 e no utilitário Expert.

Com quase 20 cm de comprimento e 65 kg a mais que o 3008, o novo SUV da Peugeot tem como grande destaque a modularidade e o amplo espaço interno, além da dirigibilidade de um hatch, com boa estabilidade e a sensação de ter sempre o carro na mão. Segundo a própria marca, a manutenção do veículo não traz muitos segredos ao reparador que se deparar com o veículo em sua oficina.

Além da capacidade de carregar até 7 passageiros, o 5008 possui 780 litros de compartimento de bagagem, podendo ser extensivo até 1.940 litros com os 5 bancos traseiro abaixados, opção que é fruto da modularidade do bancos, com todos eles individuais e ajustáveis, como se os assentos dianteiros estivessem presentes também na parte traseira do veículo. Na terceira fileira do 5008 os bancos são retráteis e removíveis, dando ainda mais opção de espaço útil.

O 5008 possui 4,46 m de comprimento, 1,64 m de altura, 2,09 m de largura e 2,84 m de entre-eixos. O peso total do carro é de 1.632 kg.

Motor 1.6 THP e câmbio

Com a combinação do motor 1.6 THP de quatro cilindros, 165 cv e 24,5 kgfm de torque, abastecido somente a gasolina, o 5008 possui em suas duas versões o câmbio automático EAT 6 de 6 velocidades equipado com o novo impulsor elétrico e o modo Sport. Há ainda a opção de fazer a troca de marchas manual pelo Paddle Shift. Nota-se a grande diferença na troca de marchas mais rápida do 5008 com a presença da tecnologia "Quickshift", que resulta na boa fluidez e nas trocas bem programadas do componente.

O motor 1.6 THP consegue cumprir o papel, apesar dos 1.632 kg do SUV. As retomadas são potentes e o câmbio executa a troca de marchas de forma muito rápida, respondendo muito bem quando exigido.

Plataforma compartilhada

Cada vez mais comum nos carros modernos, o 5008 também possui uma plataforma modular compartilhada, a EMP2, assim como outros modelos da marca, a exemplo do 3008 e do também recém lançado Expert.

A plataforma foi modificada especificamente para o 5008, recebendo um reforço traseiro, uma vez que sua carroceria é maior que a dos demais modelos citados. A EMP2 se beneficia de uma estrutura reforçada que recebe um conjunto de suspensões dianteira e traseira específicas, suportando assim uma carga útil de até 1.500 kg. O profissional que tiver o conhecimento técnico para reparar um dos veículos que compartilham da estrutura EMP2 não terá problema algum quando houver a necessidade de reparar o outro modelo.

Segundo Daniel Lozaki, diretor de design da Peugeot, o 5008 possui uma identidade própria apesar de compartilhar da mesma estrutura do 3008. “Ele não é apenas um 3008 alongado”, disse.

Dirigibilidade e segurança

A dirigibilidade de um hatch em um carro tão robusto muito se explica pela presença do volante Sportdrive com dimensões reduzidas, que remete ao universo do automobilismo, é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, dando a sensação na condução de sentir cada vez menos o peso do carro. Algumas das tecnologias presentes, como o controle de estabilidade, também trazem uma condução diferenciada para um carro da categoria.

Em sua versão topo de linha, a Griffe Pack, o veículo conta com ajuda à condução de última geração e a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System. Esses itens, também presentes na versão mais completa do 3008, atendem aos exigentes padrões da EURO NCAP. São eles:

  • Active SafetyBrake (Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão);
  • Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo - de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
  • Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
  • Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos);
  • Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
  • Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop);
  • Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
  • Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).

O Novo SUV Peugeot 5008 é equipado de série ainda com um sistema de segurança topo de linha. São eles:

  • ESP - controle de estabilidade dinâmica;
  • ABS - sistema antibloqueio das rodas, que evita o travamento durante as frenagens intensas e permite que o condutor mantenha o controle da trajetória do veículo;
  • AFU - auxílio à frenagem de urgência, que transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta;
  • REF - repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas;
  • 6airbags: Airbags frontais para o condutor e passageiro; Airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiros; Airbags tipo cortina (com extensão até a 3ª fileira de bancos)
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos, com altura ajustável, pré-tensionadores e limitadores de força e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
  • Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (x3)com pré-tensionadores e limitadores de força nos lugares laterais e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
  • Apoios de cabeça dianteiros otimizados, com altura ajustável;
  • Apoios de cabeça traseiros retráteis (x3), com altura ajustável;
  • Travamento automático das portas com o carro em movimento;
  • Estrutura de carroceria projetada para absorver a maior energia possível dos vários tipos de impacto;
  • Fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros);
  • GSI (Gear Shift Indicator) ou Indicador de Troca de Marcha;
  • Regulador/limitador de velocidade (RVV/LVV) com recomendação de limite de velocidade.

Concorrentes

O 5008 chega para concorrer na categoria de utilitários esportivos de sete lugares com o Mistubishi Outlander, com o Kia Sorento, o Toyota SW4, além do Hyundai Santa Fé, que deve receber sua terceira geração em breve no Brasil. A idéia da Peugeot com o lançamento do 5008 junto dos outros dois modelos da família já presentes no mercado (2008 e 3008) é se tornar referência no segmento.

Para o reparador independente

O Diretor de Relações Externas da Peugeot, Marcus Brier, falou sobre as ações da marca voltadas para os reparadores independentes e o conhecimento que esses profissionais podem adquirir sobre o carro, mesmo que recém-lançado. “Nós temos uma plataforma de aproximação, de colocar a disposição todo um conhecimento, todas as nossas informações para que eles tenham acesso a isso e possam auxiliar seus clientes nas oficinas. Nós estamos totalmente abertos para que os reparadores busquem informações técnicas de como reparar nossos corretamente nossos carros. É uma política nossa estar próximo do reparador, porque a gente sabe que eles são importantes formadores de opinião. As informações do 5008 já estarão disponíveis em nossa plataforma no mesmo momento em que o carro começar a ser comercializado”.

Os reparadores cadastrados no site http://public.servicebox.peugeot.com/ tem acesso ao catálogo completo de peças das marcas Peugeot, Citroen e DS, além de receberem mensalmente Boletins técnicos informativos.

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