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Pela primeira vez com opção de câmbio automático, Gol e Voyage 2019 estão entre os destaques da Nova Volkswagen

Os modelos, que já estão no mercado desde julho, são os únicos de suas categorias a contar com shift paddle e transmissão automática de seis marchas com modo esportivo

Por Caique Silva

A Nova Volkswagen segue acelerando o ritmo de lançamentos no mercado brasileiro. Agora, a marca concentra seu foco em ampliar sua participação no segmento de veículos automáticos. Depois de lançar o Golf e o Golf Variant (disponíveis exclusivamente com transmissão automática), a Volkswagen trouxe para o mercado mais dois consagrados modelos de sua história no país, que agora contam com câmbio automático e que fazem parte dos 20 lançamentos que a montadora promete até 2020. Os modelos Gol e o Voyage, presentes e atuantes na frota circulante do Brasil há muito anos, passam a ser equipados com novidades que se enquadram ao avanço tecnológico do setor automotivo.  

Além da presença inédita de uma transmissão automática de seis marchas com shift paddle no volante, fazendo com que a marca amplie sua participação no segmento de veículos automáticos no Brasil, os modelos, que são fabricados em Taubaté, no interior de São Paulo, passam também a contar com o motor 1.6l da família EA211, de até 120 cv (o mesmo utilizado no Polo MSI e no Virtus MSI). 

VERSÕES 

Os modelos Gol e Voyage 2019 estão disponíveis em versão única de acabamento com três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com transmissão manual de cinco marchas e 1.6 MSI (120 cv) com transmissão automática. 

TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA 

A transmissão que equipa o Gol e o Voyage 2019 possui como principais características alta robustez, rápidas trocas de marcha e boa eficiência energética. Denominada AQ160-6F, a transmissão automática traz relações de marcha e de diferencial específicas, especialmente definidas para essa aplicação. 

Essa transmissão foi projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque. Caracterizado pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades, o câmbio AQ160-6F conta com bloqueio do conversor de torque em diversas condições de uso, o que evita o deslizamento interno do componente, reduzindo o consumo de combustível.  

A AQ160-6F oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (opcional) – e também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida. 

Esse conjunto mecânico composto pelo motor 1.6 MSI de até 120 cv e transmissão automática de seis marchas trabalha em sintonia para garantir também conforto acústico. Nessa configuração, a velocidade do Gol e do Voyage 2019 (ambos utilizam pneus 195/55 R15) com o motor a 1000 rotações por minuto (V1000) é de 45,3 km/h em sexta marcha. Ou seja, em velocidade de cruzeiro em uma estrada, a 120 km/h, por exemplo, o motor do Gol e do Voyage trabalha a 2.649 rpm, garantindo um bom consumo, baixa vibração e silêncio a bordo. 

MOTOR 1.6 MSI – EFICIÊNCIA E DESEMPENHO 

O motor 1.6 que compõe o modelo MSI da linha 2019 do Gol e do Voyage é da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. 

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com variação na admissão. 

O motor 1.6l MSI tem duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote. Resultado: vantagens de dirigibilidade na fase fria do motor e, consequentemente, menor consumo de combustível. 

O sistema e-Flex de partida a frio, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina, o famoso tanquinho, é outro destaque nessa motorização.  

POTÊNCIA  

A potência máxima é de 120 cv (88 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 165 Nm (16,8 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. 

Com esse motor, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima (etanol). O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 190 km/h de velocidade máxima (etanol). 

SEGURANÇA 

O Gol e o Voyage 2019 têm de série freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. 

 

 

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