Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Lançamentos
  4. /
  5. Nissan New March: projetado no Japão, aprovado pelo mundo e fabricado no Brasil

Nissan New March: projetado no Japão, aprovado pelo mundo e fabricado no Brasil

Primeiro modelo produzido pela Nissan em seu novo Complexo Industrial de Resende, no Rio de janeiro, apresenta sucesso de vendas no mercado brasileiro com novidades tecnológicas e conectividade

Margarida Putti
14 de julho de 2014

  Novo Nissan New March apresenta baixo consumo de combustível e excelente desempenhoLançado no fim de maio, o Nissan New March, produzido no Brasil, no novo Complexo Industrial da marca em Resende, no Rio de Janeiro, chega ao mercado com estilo marcante, adaptado ao gosto dos brasileiros e com muitas novidades em tecnologia e conectividade. 

Apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt de 2013, o Nissan New March traduz de forma clara o DNA japonês da empresa, com alto nível de qualidade, atenção minuciosa aos detalhes, inovação, e uma ampla lista de equipamentos de série. Segundo a fabricante, o modelo destacou-se entre os concorrentes por oferecer amplo espaço interno, melhor desempenho e manutenção mais em conta.

Com design arrojado e conjunto mecânico moderno, que inclui os motores 1.0 16V e 1.6 16V flexfuel com nível máximo de eficiência energética, o New March é um carro perfeito para o ritmo da cidade e apresenta uma tecnologia surpreendente com conteúdos inéditos em seu segmento. O compacto da Nissan é vendido – e aprovado – em mais de 100 países, tendo mais de 6,7 milhões de unidades comercializadas em sua história. 

Para o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, o modelo reflete a nova fase da fabricante rumo à liderança entre as marcas japonesas no Brasil. “Com o Nissan New March, produzido em nosso Complexo Industrial brasileiro, os consumidores terão um automóvel com qualidade japonesa, design moderno, interior bem-acabado, ótima lista de equipamentos com tecnologias inéditas no segmento, desempenho, economia e menor custo de manutenção”, disse Dossa.

Além do Brasil, o modelo também está disponível em outros mercados como Canadá, México e Europa.

Motor 1.0 16V do novo Nissan New March - modelo fabricado no BrasilMOTORES FLEXFUEL
O New March oferece duas opções de motores flexfuel, um dos principais pontos de interesse dos consumidores desse segmento. Ele chega ao mercado sendo o único compacto do país a ter tanto o motor 1.0 quanto o 1.6 reconhecidos com a nota máxima (“A”) na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. O compacto tem algumas das melhores marcas de consumo de combustível na cidade e na estrada, com gasolina ou etanol, entre os modelos compactos. Pelo Inmetro, o modelo é o compacto mais econômico do mercado brasileiro.

O motor HR 1.6 16V também é produzido em Resende (RJ). Com 1.598 cm³, ele desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um dos combustíveis, e faz o Nissan New March sair da imobilidade aos 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol). Essa agilidade é proveniente da modernidade do projeto, excelente relação peso-potência (8,8 kg/cv) e do torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm – 90% já estão disponível a 2.400 rpm.

Além disso, a Nissan utiliza no motor HR o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes. O HR 1.6 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km. Sinal de maior durabilidade e menor manutenção. E, com a produção no Brasil, o consumidor tem ainda mais tranquilidade em relação à manutenção.

O 1.0 16V (998 cm³) bicombustível é o motor mais econômico do Brasil. Ajustado às características de dirigibilidade do Nissan New March, esse motor entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina. Com relação peso/potência de 12,9 kg/cv, e escalonamento adequado das marchas para o tipo de motor e de uso, o New March 1.0 16V tem saídas ágeis, que garantem ainda desempenho muito bom, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 14,48 segundos com gasolina e em 13,79 segundos com etanol. Mesmo com a boa performance, o compacto mantém as boas médias de consumo de combustível, consagrando-se o mais econômico do segmento. Esse motor tira 90% do torque total a 3.500 rpm.

Além de ser ágil na condução, fruto da relação entre os eficientes conjuntos motor/câmbio e o baixo peso (máximo de 982 kg na versão topo de linha), o New March também se destaca pela facilidade de manobrar. 

Equipado com direção elétrica progressiva de série desde a primeira opção de acabamento, o modelo ainda tem o menor diâmetro de giro do segmento, apenas 4,5 m. Sem contar que o motorista tem excelente visibilidade por conta do parabrisa amplo, das colunas “A” finas e espelhos retrovisores grandes, de espelhos convexos, outra novidade do modelo. O veículo é equipado com freios antitravamento ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS), que tornam a condução e parada do carro muito mais segura.

INOVAÇÃO TECNÓLOGICA
O novo carro é o primeiro entre os hatches compactos a oferecer itens disponíveis apenas em veículos de segmentos superiores: câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e exclusivo limitador de carga.

A câmera de ré traz mais segurança e comodidade já que dá mais confiança ao motorista ao melhorar a visibilidade na traseira, ajudando a evitar colisões com objetos ou pessoas não identificados pelo retrovisor. E, em conjunto com a direção elétrica progressiva, deixa a tarefa de estacionar muito mais fácil. 

Para acompanhar o ritmo da cidade e do mundo sem fios para se comunicar, o Nissan New March traz muita conectividade a bordo. Além das imagens captadas pela câmera de ré, o sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, que mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.

O modelo também traz diferenciais para o segmento, como o ar-condicionado digital automático. Inteligente, permite a escolha da temperatura desejada para que o sistema se adapte. O novo volante multifuncional, exclusividade mundial do Nissan New March brasileiro, concentra os controles de áudio e da função viva voz para o telefone. Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema para ampliar as opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de cabos para conexão.

Na segurança passiva, os cintos de segurança dianteiros são equipados com pré-tensionadores e o exclusivo sistema limitador de carga. 

Com esses recursos, em caso de colisão, os cintos se retraem instantaneamente, restringindo rapidamente o movimento dos corpos dos passageiros e, quase que simultaneamente, liberando gradualmente a correia, amortecendo a força aplicada ao peito, reduzindo a possibilidade de lesões.

DESIGN CONTEMPORÂNEO
A frente 100% nova do modelo traz muito das opiniões dos clientes da marca no Brasil, ouvidas em pesquisas. O design conta com uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de ‘V’, com parachoque dianteiro encorpado, robusto e elegante, conferindo ao modelo característica única. As maçanetas e retrovisores, de acordo com a fabricante, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados. O frontal do veículo é todo novo, da coluna A até o fim do para-choque.

O New March chama ainda atenção pelas linhas arqueadas das janelas. Os para-lamas proeminentes iniciam a marcante e baixa linha de cintura. Além da sensação de robustez, a solução permitiu à engenharia posicionar as caixas das rodas nas partes mais extremas da carroceria com o objetivo de conferir maior estabilidade e dirigibilidade, além de ampliar o espaço e o conforto interno, obtendo excelente entreeixos de 2,45 m para um carro com 3,83 m de comprimento (4,7 cm a mais em relação ao March), 1,68 m de largura (+1 cm) e 1,53 m de altura. 

No teto há dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram bumerangues e não são meros detalhes estéticos. Eles têm a importante função de conferir maior robustez à carroceria e ganho acústico, pois o nível de ruídos do impacto do vento baixou sensivelmente.

Por falar em redução de ruídos, o New March recebeu um tratamento acústico reforçado para ampliar o conforto interno. Houve aumento da densidade da manta acústica no painel corta fogo, de 1,2 para 1,8 kg/cm², e a adição de uma nova manta ao painel. Os ocupantes do modelo sentem pouco a intereferência de sons externos, já que as modificações introduzidas no Nissan New March nacional reduziram em 1.3 dB o nível de ruído no habitáculo, em comparação ao seu antecessor. O desenho da carroceria na extremidade traseira do teto é levemente elevado para ajustar o fluxo de ar para os lados, o que melhora a performance aerodinâmica do carro. Além disso, dos espelhos retrovisores ao espoiler, cada elemento da versão foi projetado para reduzir a resistência ao ar. Por conta disso, o modelo atingiu 0,33 cx de coeficiente de arrasto, medida mais eficiente do que a média do segmento dos carros compactos.

DETALHES DO VISUAL
O Nissan New March traz detalhes prateados no painel central, nas saídas de ar-condicionado, na alavanca do freio de estacionamento e no apoio de braço da porta dianteira; revestimento dos bancos em tecido nas cores preto cinza e o novo volante de três raios, que dispõe de regulagem de altura e é exclusivo para o modelo brasileiro. Esse item, por sinal, confere ao modelo mais sofisticação com seu acabamento nas cores preto e prata. A versão topo de linha 1.6 SL tem, ainda, acabamento Piano Black com detalhes prateados no painel central. A fabricante inovou nas cores de lançamento, com duas novas opções perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond. 

SISTEMA NISSAN CONNECT™ 
Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones. Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. 

O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March equipada com o Nissan Connect™ (1.6 SL), o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.

O New March oferece duas opções de motores flexfuel, um dos principais pontos de interesse dos consumidores. 

FOCO NA QUALIDADE
O New March brasileiro ganhou de série na versão 1.6 SL, as rodas de liga leve aro 16, que conferem maior esportividade ao modelo. Como o novo tamanho das rodas e os pneus com perfil mais baixo (185/55 R16) poderiam comprometer o conforto e a dirigibilidade, a engenharia da Nissan adotou novos amortecedores com curso maior (8 mm no da frente e 9 mm na traseira).

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lançamentos
Lançamentos
Peugeot traz pela primeira vez o Peugeot E-208 GTi, promove test-drives dos novos 208 e 2008 GT híbridos e apresenta sua visão futurista no Salão do Automóvel de São Paulo
Lançamentos
Lançamentos
Geely EX2: o elétrico urbano mais eficiente do Brasil chega com tração traseira e foco técnico em desempenho e equilíbrio
Lançamentos
Lançamentos
Novo Jetta GLI 2025: Volkswagen inicia vendas do sedã esportivo com motor EA888 e diferencial eLSD