Oficina Brasil


Mitsubishi lança linha 2019 do L200 Triton Sport com cinco versões

Família de picapes da marca conta agora com cinco versões: HPE-S passa a ocupar o topo da gama que ainda tem a HPE, GLS Automática, GLX e GL

Por Caique Silva

A Mitsubishi Motors traz ao mercado seu mais recente lançamento, a linha 2019 da família L200 Triton Sport, que reúne robustez e desempenho identidades já conhecidas da marca. Com o moderno motor 2.4L turbo diesel, com 190 cv e 43,9 kgfm de torque, que equipe todas as cinco versões, a Mitsubishi inova a traz primeira picape do mundo a usar um motor em alumínio, que resulta em menos peso e mais performance. São cerca de 30 quilos a menos somente no motor. A L200 Triton Sport é uma das picapes mais leves da categoria, com relação peso/potência de apenas 10,2 kg/cv.

Os novos modelos contam com o exclusivo sistema de variação de abertura de válvulas MIVEC, que é capaz de entregar alto torque em baixas rotações e muita potência em regimes elevados. O MIVEC tem atuação dinâmica no comando de válvulas. Com ele é muito mais fácil dosar a quantidade ideal de ar no motor evitando perdas e aumentando a eficiência energética.

O propulsor foi desenvolvido visando alta performance e economia de combustível. Com excelente dimensionamento volumétrico, o motor com 2.4L tem baixa taxa de compressão, que se traduz em um funcionamento suave e silencioso.

As versões HPE-S e HPE utilizam o sistema de tração Super Select II, que tem o 4x2, 4x4 (que pode rodar no asfalto), 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida. As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central. Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, com um simples toque no botão, o carro é capaz de superar com facilidade.

Com até 20 combinações de marcha, a L200 Triton Sport é a única picape equipada com Paddle Shifters, dando a possibilidade da condução esportiva manual aliada a praticidade da transmissão automática.

A Suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais mais rígidas, que trabalham em perfeita harmonia com os amortecedores. Na dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, eixo rígido e molas semielípticas.

A L200 Triton Sport, nas versões topo de linha (HPE-S e HPE), vêm equipadas com controle de tração e estabilidade ATSC, controle de Estabilidade (ASC), que atua em momentos de instabilidade, quando os pneus estão escorregando em pisos com baixa aderência ou quando o veiculo está fazendo movimentos súbitos que indiquem perda de direção. O Controle de Tração (ATC) freia as rodas que estejam derrapando e otimiza a entrega de torque do motor em condições de perda de tração. Além disso, o veículo vem com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que facilita as manobras.

A L200 Triton Sport é equipada também com o exclusivo TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado. O sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS. Além disso, o veículo conta com o Brake Override System, BOS, que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.

Em conjunto com tudo isso está o ESS (Emergency Stop Signal), uma sinalização de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões, acionando as luzes de frenagem de forma intermitente.

Diversos materiais isoladores foram posicionados na L200 Triton Sport para minimizar os ruídos provenientes do motor, rolamento do pneu e até o vento..

Além das novas suspensões, outros componentes como os coxins de carroceria, que são responsáveis pela redução das vibrações, receberam melhorias de performance. Na L200 Triton Sport, eles possuem mais do que o dobro de área para absorção de impacto. Além disso, o veículo possui pequenos pesos instalados em regiões estratégicas do chassi, visando minimizar ruídos do power train que possam incomodar os usuários.

Segurança

A L200 Triton Sport é equipada com o sistema de proteção com Full Airbags, e nove bolsas: frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista.

O modelo tem a função de dissipador de água para trechos alagados: quando o veículo passa por um trecho alagado, a água não é projetada para o para-brisa e não atrapalhar a visão do motorista, garantindo ainda mais segurança nos mais variados terrenos.

Versões

A L200 Triton Sport possui cinco versões diferentes, mas todas elas com a mesma motorização.

L200 Triton Sport HPE-S AT 2.4 Diesel - O modelo HPE-S passa a ser o topo de linha e vem com rodas novas rodas de 17 ” como grande diferencial da versão HPE.

L200 Triton Sport HPE AT 2.4 Diesel - A versão HPE vem com rodas diamantadas de 16”

L200 Triton Sport GLS AT 2.4 Diesel - Outra novidade da linha 2019 é a versão GLS Automática, que chega para complementar a gama de produtos Mitsubishi

L200 Triton Sport GLX MT 2.4 Diesel - A GLX possui câmbio manual de seis velocidades e tração 4x4 Easy Select com acionamento eletrônico. O veículo possui novas rodas e pneus ATR 16”

L200 Triton Sport GL MT 2.4 Diesel - Completando a linha 2019 está a versão GL, que faz sua estreia no modelo “Sport”

Comentários