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Ford lança o novo Focus Hatch 2016 com duas opções de motor: 1.6 e 2.0

Veículo chega com mais tecnologias de segurança e aprimoramentos no sistema de amortecimento para tentar chamar mais atenção que o concorrente VW Golf

Vinicius Montoia
10 de agosto de 2015

Ford Focus 2016 chegou às concessionárias da marca no começo de agosto

O novo Focus chega ao Brasil este mês com novas tecnologias de segurança e maior lista de equipamentos de série, além do novo visual. São novos os faróis, lanternas, a grade dianteira trapezoidal e as rodas de liga leve aro 17.

Novo Ford Focus 2016 continua com as mesmas opções de motor do modelo anterior: 1.6 e 2.0Entre suas novidades em segurança está o assistente de frenagem autônomo, que evita a colisão traseira em velocidades de até 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h. Há ainda o sistema de estacionamento automático de nova geração, para vagas paralelas e perpendiculares, que coloca e tira o veículo da vaga, além dos faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem. Mas tudo isso só está disponível na versão topo da gama, a Titanium Plus.

O Focus hatch 2016 conta com duas opções de motor: 1.6 Sigma Flex, com transmissão manual de cinco velocidades, ou 2.0 Direct Flex, com transmissão sequencial de seis velocidades com aletas para troca de marchas atrás do volante.

O 1.6 gera a potência de 135/131 cv com etanol/gasolina (a 6.500 rpm) e torque de 16,7 kgfm com etanol (a 5.250 rpm) e 16,2 kgfm com gasolina (a 3.000 rpm). Uma característica do seu desempenho é disponibilizar mais de 90% do torque a partir de 1.500 rpm, o que também traz agilidade nas retomadas de velocidade e redução do consumo e emissões. Com isso, ele tem o selo A de eficiência do Inmetro, com consumo na cidade de 7,5 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina, e consumo na estrada de 9,3 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina, divulgou a Ford.

A tela multimídia é de 8”O 2.0 (o primeiro do mundo com tecnologia de injeção direta bicombustível) tem potência de 178/175 cv com etanol e gasolina (ambos a 6.500 rpm) e torque de 22,5/21,5 kgfm com etanol/gasolina (ambos a 4.500 rpm). O motor 2.0 agora vem equipado com paddle shift de série na transmissão sequencial de seis velocidades. Ele tem a classificação B de eficiência energética do Inmetro, com consumo na cidade de 6,7 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina, e na estrada de 9,2 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina, segundo a montadora.

O seu coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,287 Cx (um ganho de 3% comparado ao modelo anterior). O novo sistema de monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria variável ajudam na economia de combustível. Ao mesmo tempo em que aumentou a rigidez da carroceria, o modelo aprimorou o sistema de suspensão independente nas quatro rodas. A suspensão dianteira ganhou nova geometria, com elementos redesenhados e de maior espessura. O conjunto utiliza também buchas com composto de borracha mais rígido.

SEGURANÇA

O Focus foi o primeiro carro produzido na América do Sul a conquistar a classificação de 5 estrelas do Latin NCAP, a máxima possível. O assistente de frenagem autônomo (Active City Stop) é um sistema operado por sensor óptico que monitora o tráfego à frente e reduz a velocidade do veículo ao detectar uma colisão iminente. Nessa situação ele pré-carrega o sistema de freios e, se o motorista não tomar nenhuma ação, aciona automaticamente os freios, evitando a colisão ou reduzindo a gravidade do impacto.

, os reforços nas estruturas que dão segurança aos ocupantesO sistema AdvanceTrac – item de série em toda a linha – engloba várias funções que ajudam o motorista a manter a estabilidade do veículo em diferentes condições de rodagem. Além do controle eletrônico de estabilidade e tração, ele traz como novidade o sistema de estabilidade preventivo (ETS), que age preventivamente antes mesmo de o veículo começar a derrapar, acionando os freios. Também fazem parte do sistema o controle de torque em curvas (que distribui melhor a força do motor nas rodas dianteiras, principalmente em estradas sinuosas), aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampas, assistência de frenagem de emergência e luz de emergência em frenagens bruscas. Para funcionar ele leva em consideração três variáveis, que são medidas através de sensores: velocidade do carro, posição do volante e a velocidade com que o volante é virado.

AO VOLANTE

A versão avaliada pelo Jornal Oficina Brasil foi a com motor 1.6. Dá para perceber que o torque surge após os 2.500 rpm. Apesar de não ter um desempenho fantástico, o carro agrada bastante em ultrapassagens e retomadas de velocidade. A posição de dirigir é facilmente encontrada e a suspensão transmite confiança quando o motorista quer fazer curvas em alta velocidade. O câmbio tem engates curtos e precisos que foram aperfeiçoados, tornando a condução bastante prazerosa e com uma pitada de veículo esportivo. 

As lanternas traseiras sofreram mudança significativaCONECTIVIDADE

O hatch vem equipado de série com o multimídia SYNC, com tela colorida de 4,2 polegadas, conexão bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz em português para áudio e telefone, sistema AppLink com cinco novos aplicativos e Assistência de Emergência. Esse último faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência 192, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.

A versão Titanium vem com o SyncMyFordTouch, com tela maior, de 8 polegadas, sistema de navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e Sony Premium Sound com nove alto-falantes. Tem ainda uma tela multifuncional de 4,2 polegadas entre os mostradores.

O modelo topo de linha tem sistema de estacionamento automáticoVERSÕES E PREÇOS

O novo Ford Focus hatch 2016 parte de R$ 69.900 (o mesmo preço da geração anterior). Por esse valor, o modelo de entrada SE 1.6 já vem de série com: rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, multimídia Sync com tela colorida de 4,2 polegadas, AppLink e Assistência de Emergência. Além disso há também faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e ar-condicionado. 

Por uma diferença de R$ 2.000 (R$ 71.900), o consumidor pode optar pela versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17” com outro design, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Esse mesmo pacote com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades sai por R$ 78.900, na versão SE Plus 2.0 AT. 

A versão Titanium 2.0 AT, com acabamento Titanium, rodas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida por botão (Ford Power), sistema de conectividade SYNC com MyFordTouch e Sony Premium Sound, custa R$ 86.900. Já a topo de linha Titanium Plus 2.0 AT, com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, estacionamento automático, espelhos, banco do motorista e teto solar elétricos, fica em R$ 95.900.

PRÉ-VENDA EXCLUSIVA

A Ford não esqueceu dos proprietários dos modelos 2014/2015 e vai dar a eles uma condição de venda exclusiva, com um desconto de 15% na compra do novo modelo. A oferta será válida por três meses, dentro de um sistema de pré-venda. O desconto não está condicionado à venda do veículo usado e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo.

“Esta é uma ação inédita de respeito ao consumidor, criada para a sua fidelização”, afirma Oswaldo Ramos. “Com esse desconto especial estamos mostrando que o cliente que já está na linha Focus é o mais importante para nós.”

A Ford demonstra, ao manter o preço do veículo de entrada no mesmo patamar e ainda assim preenchê-lo com mais tecnologia que não quer perder a primeira posição na venda de hatches médios no Brasil. Histórico que ocupa desde o ano passado. Agora a briga entre Focus e Golf será acirrada.

 

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