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Com motor inédito, Eclipse Cross chega para completar a gama de SUVs da Mitsubishi

Posicionado entre o ASX e o Outlander, o modelo desembarca no Brasil com muitas novidades e o potente motor MIVEC Turbo 1.5L

Por Caique Silva

Agora é oficial: o Eclipse passou de um esportivo cultuado na década de 90 para se transformar em um SUV e ganhar mercado também nesta categoria. 

Produzido sobre a mesma plataforma do Outlander e o ASX, o Eclipse Cross chega ao mercado em duas versões para acirrar ainda mais a briga com outros modelos da categoria. Entre seus principais concorrentes podemos destacar os modelos Hyundai New Tucson, que possui as mesmas dimensões do modelo da Mitsubishi, Kia Sportage, Jeep Compass, BMW X1, Audi Q3 e o Volvo XC40.  

MOTOR E TRANSMISSÃO 

O novo motor MIVEC Turbo 1.5L de alumínio com dupla injeção tem 165cv de potência e 25,5kgfm de torque. A nova tecnologia gera um torque robusto em uma faixa de velocidade baixa do motor. 

Aliado ao motor, o Eclipse Cross possui a nova transmissão CVT de oito velocidades, com sistema INVECS III, que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista. Além disso, a transmissão possui o modo Sport com Paddle Shifters que também estão presentes no Lancer Evolution, outro modelo de muito sucesso da montadora dos três diamantes. A novidade fica por conta da opção de mudança manual de marcha através da famosa “borboleta” ou da alavanca presente no câmbio. 

TECNOLOGIA  

Além do botão Start Stop (OSS) para partida, o Eclipse Cross conta também com diversas outras funções e recursos. 

BSW (Blind Spot Warning) – Aviso sonoro e de luz nos espelhos retrovisores indicando região de ponto cego. 

UMS (Ultrasonic Misacceleration Mitigation System) – Sistema de prevenção de aceleração involuntária, que reduz as chances e o perigo de atingir obstáculos a até quatro metros, na frente ou atrás do veículo, caso o motorista pressione fortemente o acelerador por engano com o carro parado ou até 10km/h. 

RCTA (Rear Cross Traffic Alert) – Sistema de aviso de tráfego traseiro, que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em marcha a ré. 

SpeedLimiter – Limita uma velocidade pré-estabelecida pelo motorista. 

ASC (Active Stability Control) – Controle ativo de estabilidade, evitando escorregamento em curvas. 

ATC (Active Traction Control) – Controle Ativo de Tração, que atua em pisos de baixa aderência. 

ACC (Adaptative Cruise Control) – Piloto automático inteligente de nova geração, que diminui e acompanha automaticamente a velocidade do veículo à frente. 

FCM (FowardCollisionMitigation) – Sistema de frenagem autônoma, que ajuda a prevenir colisões frontais identificando veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar. 

LDW (Lane DepartureWarming) – Aviso de saída de faixa de rolamento. 

Além desses recursos, o modelo ainda é equipado com Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB) com Auto Hold. Depois de estacionar o veículo, basta acionar um simples botão para ativar os freios. Já o Auto Hold é prático para o dia a dia. Quando acionado, o carro irá ativar automaticamente os freios de estacionamento em qualquer parada, até mesmo em ladeiras, facilitando e dando mais segurança para o dia a dia. Para destravar, basta voltar a acelerar.  

O sistema TPMS que também se faz presente no Eclipse Cross é o monitoramento da pressão dos pneus, que emite um alerta no painel caso haja necessidade de calibragem. 

SEGURANÇA 

O Eclipse Cross é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, e um gerenciamento eletrônico de alta tecnologia, com ABS, EBD e BAS. Além disso, o modelo conta com uma proteção extra, o BOS, um sistema que monitora constantemente os pedais. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, as rotações do motor são reduzidas gradativamente até a parada total e controlada do veículo. 

O SUV é equipado também com o HSA (Hill Start Assistant), um assistente de partida em rampa que pode ser usado tanto para mover o veículo para frente, como em manobras em marcha a ré. 

O veículo foi projetado sob o conceito RISE de deformação controlada e equipado com o sistema Full Airbags (com 9 airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista). 

E Eclipse Cross comprovou seu alto nível de segurança após receber a mais alta classificação de cinco estrelas nos mais renomados institutos (Euro NCAP, ANCAP e LatinNCap) antes mesmo de seu lançamento.  

DIREÇÃO E SUSPENSÃO 

O Eclipse Cross possui direção elétrica. Já a suspensão dianteira do modelo é independente Mc Pherson com barra estabilizadora e a traseira é independente Multi-Link, com molas helicoidais e barra estabilizadora. 

VERSÕES 

O Eclipse Cross está disponível em duas versões: Eclipse Cross HPE-S S-AWC e Eclipse Cross HPE-S. O consumidor poderá escolher entre as opções de tração 4x2 ou 4x4. 

Na versão topo de linha (HPE-S-S-AWC), o consumidor poderá escolher entre as opções de trações 4x2 ou 4x4 através do botão localizado ao lado do câmbio. Já na sua versão de entrada (HPE-S), não há a presença deste dispositivo, ou seja, a única opção de tração disponível do modelo é 4x2. Essa é a única e grande diferença entre as duas versões, que possuem uma mecânica exatamente igual e todos os recursos tecnológicos. 

 

 

 

 

 

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