Notícias
Vídeos

Audi Q3 1.4 TFSI surpreende por ter ótimo desempenho e consumo


Com boa eficiência energética e 150 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. Existem quatro opções de modo de condução, que influenciam até o comportamento da suspensão

Por: Vinícius Montoia - 17 de novembro de 2015

O Audi Q3, SUV de entrada da marca alemã, chegou ao mercado com motor 1.4 turbo na linha 2016. Este fato deixa evidente que o downsizing chegou definitivamente aos utilitários esportivos, pois este é o primeiro modelo a oferecer cilindrada abaixo de dois litros aliada a um turbo compressor na marca.

Faróis e lanternas são em LED

Única versão do Q3 oferecida sem a tração integral Quattro, o utilitário com motor 1.4 oferece 150 cv de potência de 5.000 a 6.000 rpm e 25,4 kgfm de torque entre 1.500 e 3.500 rpm. O sistema Start&Stop auxilia a reduzir o consumo de combustível. Nele também é possível optar pelo melhor modo de condução, através do Drive Select, que deixa o motorista escolher entre Comfort, Normal, Dynamic e Auto, no qual o veículo determina a configuração de acordo com as características do condutor. Isso faz com que o veículo altere o comportamento dos amortecedores ativos, que podem ter a rigidez alterada conforme o tipo de piso. Apesar do perfil alto, 18 polegadas na versão Ambiente, o veículo é bastante confortável

O visual é agressivo

MOTORES

A Audi oferece três opções de motor para o Q3: além da 1.4 há dois motores 2.0 turbo, um com 180 cv e outro com 220cv. A unidade avaliada pelo Jornal Oficina Brasil foi a Ambiente com o 1.4 de 150 cv, que custa R$ 144.190. Segundo a Audi esse propulsor leva o SUV a 100 km/h em apenas 8,9 segundos e sua velocidade máxima bate os 204 km/h. Comparando ao motor 2.0 com 180 cv, o 1.4 é apenas 2,3 segundos mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h e o 2.0 com 220 cv percorre o mesmo trecho em apenas 6,4 segundos.

Motor 1.4 turbo tem 150 cv e 25,4 kgfm de torque

O utilitário é muito divertido e muitas vezes é difícil acreditar que um motor 1.4 turbo possa entregar tanta potência. Com apenas 1.405 kg, as respostas são rápidas e o modo Dynamic deixa o veículo ainda mais empolgante. O câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas traz ótimo funcionamento com o motor de baixa cilindrada e as mudanças, além de imperceptíveis, são extremamente fieis no modo de troca sequencial (ou pelas borboletas).

A ponteira de escapamento tem dupla saída

A 60 km/h com a 5ª marcha engatada o motor trabalha a 1.500 rpm e a 80 km/h em 6ª, 1.800 rpm. Isso mostra que há conforto acústico e economia de combustível, pois o motor gira a baixas rotações mesmo em velocidades altas: a 100 km/h a rotação é de apenas 2.100 rpm. No nosso teste o Q3 conseguiu média urbana de 9,7 km/l e 12,0 km/l em rodovias, ambas as situações com ar-condicionado ligado. Com a nossa média rodoviária seria possível rodar 768 quilômetros, uma vez que o tanque tem capacidade para 64 litros de gasolina.

DIMENSÕES

Medida certa: interior tem ótima posição de dirigir

Com 4,38 metros de comprimento o Q3 não é um utilitário difícil de estacionar e sua largura de 1,83m também não impede que ele seja ágil em percurso urbano. A altura do veículo é de 1,59 m. O porta-malas também apresenta boa capacidade de carga: 460 litros e o subwoofer localiza-se dentro da roda que fica abaixo do assoalho no porta-malas, no estepe.

Há bastante espaço para cabeça, mas três adultos vão apertados

Por falar em caixa de som, o veículo é equipado com sistema multimídia MMI com rádio, conexão bluetooth, entrada auxiliar, porém não é equipado com navegador na unidade avaliada.

VERSÕES

O Q3 já vem equipado de série com apoio de braço dianteiro, ar-condicionado, bancos, volante e manopla do câmbio em couro, computador de bordo, sensor crepuscular e de chuva, suporte Isofix para cadeirinhas, alarme, airbags frontais e laterais, faróis xênon, luz diurna em LED, controle de estabilidade, freios com ABS e EBD, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e sensor de distância. A versão Attraction custa R$ 127.190.

O comportamento do câmbio é exemplar

A unidade que testamos acrescentava ar-condicionado digital de duas zonas, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, banco do motorista com ajuste elétrico, controle de cruzeiro e teto solar panorâmico por mais R$ 17.000.