Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Lançamentos
  4. /
  5. Audi Q3 1.4 TFSI surpreende por ter ótimo desempenho e consumo

Audi Q3 1.4 TFSI surpreende por ter ótimo desempenho e consumo

Com boa eficiência energética e 150 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. Existem quatro opções de modo de condução, que influenciam até o comportamento da suspensão

Vinícius Montoia
17 de novembro de 2015

O Audi Q3, SUV de entrada da marca alemã, chegou ao mercado com motor 1.4 turbo na linha 2016. Este fato deixa evidente que o downsizing chegou definitivamente aos utilitários esportivos, pois este é o primeiro modelo a oferecer cilindrada abaixo de dois litros aliada a um turbo compressor na marca.

Faróis e lanternas são em LED

Única versão do Q3 oferecida sem a tração integral Quattro, o utilitário com motor 1.4 oferece 150 cv de potência de 5.000 a 6.000 rpm e 25,4 kgfm de torque entre 1.500 e 3.500 rpm. O sistema Start&Stop auxilia a reduzir o consumo de combustível. Nele também é possível optar pelo melhor modo de condução, através do Drive Select, que deixa o motorista escolher entre Comfort, Normal, Dynamic e Auto, no qual o veículo determina a configuração de acordo com as características do condutor. Isso faz com que o veículo altere o comportamento dos amortecedores ativos, que podem ter a rigidez alterada conforme o tipo de piso. Apesar do perfil alto, 18 polegadas na versão Ambiente, o veículo é bastante confortável

O visual é agressivo

MOTORES

A Audi oferece três opções de motor para o Q3: além da 1.4 há dois motores 2.0 turbo, um com 180 cv e outro com 220cv. A unidade avaliada pelo Jornal Oficina Brasil foi a Ambiente com o 1.4 de 150 cv, que custa R$ 144.190. Segundo a Audi esse propulsor leva o SUV a 100 km/h em apenas 8,9 segundos e sua velocidade máxima bate os 204 km/h. Comparando ao motor 2.0 com 180 cv, o 1.4 é apenas 2,3 segundos mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h e o 2.0 com 220 cv percorre o mesmo trecho em apenas 6,4 segundos.

Motor 1.4 turbo tem 150 cv e 25,4 kgfm de torque

O utilitário é muito divertido e muitas vezes é difícil acreditar que um motor 1.4 turbo possa entregar tanta potência. Com apenas 1.405 kg, as respostas são rápidas e o modo Dynamic deixa o veículo ainda mais empolgante. O câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas traz ótimo funcionamento com o motor de baixa cilindrada e as mudanças, além de imperceptíveis, são extremamente fieis no modo de troca sequencial (ou pelas borboletas).

A ponteira de escapamento tem dupla saída

A 60 km/h com a 5ª marcha engatada o motor trabalha a 1.500 rpm e a 80 km/h em 6ª, 1.800 rpm. Isso mostra que há conforto acústico e economia de combustível, pois o motor gira a baixas rotações mesmo em velocidades altas: a 100 km/h a rotação é de apenas 2.100 rpm. No nosso teste o Q3 conseguiu média urbana de 9,7 km/l e 12,0 km/l em rodovias, ambas as situações com ar-condicionado ligado. Com a nossa média rodoviária seria possível rodar 768 quilômetros, uma vez que o tanque tem capacidade para 64 litros de gasolina.

DIMENSÕES

Medida certa: interior tem ótima posição de dirigir

Com 4,38 metros de comprimento o Q3 não é um utilitário difícil de estacionar e sua largura de 1,83m também não impede que ele seja ágil em percurso urbano. A altura do veículo é de 1,59 m. O porta-malas também apresenta boa capacidade de carga: 460 litros e o subwoofer localiza-se dentro da roda que fica abaixo do assoalho no porta-malas, no estepe.

Há bastante espaço para cabeça, mas três adultos vão apertados

Por falar em caixa de som, o veículo é equipado com sistema multimídia MMI com rádio, conexão bluetooth, entrada auxiliar, porém não é equipado com navegador na unidade avaliada.

VERSÕES

O Q3 já vem equipado de série com apoio de braço dianteiro, ar-condicionado, bancos, volante e manopla do câmbio em couro, computador de bordo, sensor crepuscular e de chuva, suporte Isofix para cadeirinhas, alarme, airbags frontais e laterais, faróis xênon, luz diurna em LED, controle de estabilidade, freios com ABS e EBD, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e sensor de distância. A versão Attraction custa R$ 127.190.

O comportamento do câmbio é exemplar

A unidade que testamos acrescentava ar-condicionado digital de duas zonas, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, banco do motorista com ajuste elétrico, controle de cruzeiro e teto solar panorâmico por mais R$ 17.000.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lançamentos
Lançamentos
Peugeot traz pela primeira vez o Peugeot E-208 GTi, promove test-drives dos novos 208 e 2008 GT híbridos e apresenta sua visão futurista no Salão do Automóvel de São Paulo
Lançamentos
Lançamentos
Geely EX2: o elétrico urbano mais eficiente do Brasil chega com tração traseira e foco técnico em desempenho e equilíbrio
Lançamentos
Lançamentos
Novo Jetta GLI 2025: Volkswagen inicia vendas do sedã esportivo com motor EA888 e diferencial eLSD