Notícias
Vídeos
Comunidades Oficiais
Controil logo
Fras-le logo
Fremax logo
Nakata logo
Renault logo
Shell logo
Ultracar logo
Volkswagem logo

Administrando sua automecânica: Casos com falhas complicadas


Um caso raro, com grande dificuldade de solução, que ninguém resolve em sua região, requer um planejamento e administração do tempo dedicado ao trabalho, para que seja rentável e com solução efetiva

Por: Pedro Luiz Scopino - 01 de agosto de 2023

Cada empresa tem a sua particularidade, cada mecânico ou mecânica tem suas preferências por marca, modelo ou sistema do veículo. Uma falha pode ser complicada para um generalista, mas simples para um especialista!

Eu sou o cara, eu sou o que resolve tudo, eu sou o top dos tops!!! 

Cuidado amigo gestor e amiga gestora, é o momento de ser mais racional que emocional! Isso mesmo, se você quer ter alta produtividade e ter rentabilidade, tem que ter foco em seus negócios, e casos com falhas complicadas podem transformar a sua oficina em um ESTACIONAMENTO DE PROBLEMAS! E sendo um estacionamento, de uma pra outra, podemos ter um estacionamento lotado, com tantos problemas, que não damos conta que não tem entregas, ou seja, não há faturamento.

Esse problema não é meu!

Parece um simples jargão, mas esse problema não é meu, é simplesmente uma forma de enxergar de uma forma bem simples e direta, que a oficina é um meio para a solução do problema, e esse problema é do cliente. Nós não somos o problema, o problema é do carro e de seu proprietário, nós somos o caminho para a solução, ou seja, devemos aprender que somos uma ponte para a solução, e não podemos absorver a energia e o problema para nós. É duro, mas essa é a pura realidade que devemos aplicar como gestores e gestoras de oficinas fortes.

As escolhas são do gestor, os problemas também
Será que ser o “resolve tudo” é uma boa e lucrativa solução? Pode ser que sim, mas também pode ser negativa essa resposta. As escolhas são do gestor, mas quando há uma grande demanda de carros com problemas sérios em sua empresa, se não houver a saída dos mesmos, teremos verdadeiros pacientes com dias, semanas, meses ou até anos de internação na empresa de reparação automotiva! E isso, com toda a certeza, não é lucrativo para a empresa. Carro parado é dinheiro perdido, carro parado é vaga ocupada e ainda sem cobrar estacionamento. O custo do boxe de trabalho parado é algo sério para se pensar no nosso setor automotivo.

O valor do orçamento ou do diagnóstico pode ser em horas flexíveis

Uma das soluções para casos de difícil reparação é a cobrança por horas efetivamente trabalhadas, divididas em etapas, com descrição dos testes efetuados e mencionados, etapa por etapa. Como por exemplo, teste de compressão do motor, teste de vazão de cilindros, teste de bateria e sistema de carga, teste de pressão de combustível, etc. E para cada teste, devemos ter as horas trabalhadas e o valor real a ser cobrado, e para cada etapa de testes deveremos apresentar o que será feito, e qual o tempo em horas trabalhadas será necessário, e qual valor será cobrado.

CONCLUSÃO

Esse BO não é meu! Portanto, pare de sofrer com os problemas financeiros do seu cliente, pare de sofrer com aquele modelo de carro que não tem peças disponíveis, pare de sofrer com aquele carro que tem uma falha crônica, pare de sofrer com aquele carro que não tem informação disponível, entre outras dificuldades do setor automotivo!
Toda empresa existe para gerar lucratividade, e isso rima com produtividade e tem ligação direta com a entrada e saída de carros em seu dia a dia, ou seja, aquele carro com aquele pequeno, mas gigante, problema, fica dias, semanas, meses, semestres em sua empresa, e nada de sair, e nada de faturar! Podemos, como uma solução que aplicamos na Scopino Auto Club, é limitar em 3 boxes de problemas do tipo BO, ou seja, enquanto não liberar uma destas 3 vagas, não podemos receber outro problema do tipo grave. Assim nos limitamos a terminar um dos BO para receber outro veículo com sério problema. Temos que ser e pensar cada vez mais como empresários, afinal de contas, esse problema não é meu!
Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!