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Como potencializar a venda de mão de obra


A forma mais inteligente de fazer e ter gestão em serviços automotivos está relacionada à venda, sempre honesta, de mais mão de obra para o mesmo carro, para o mesmo cliente que já está na oficina em serviço

Por: Pedro Luiz Scopino - 14 de outubro de 2024

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Cada vez mais os clientes terão acesso a informações, e a venda de peças está cada vez mais assertiva, mesmo em sites ou apps de autopeças, e a tendência é só melhorar para quem compra. Sou a favor de que as oficinas sejam as responsáveis por escolha e compra das peças, mas esse mercado é livre, e como professor, tenho como missão ajudar oficinas a melhorem seus padrões de trabalhos e melhorias na gestão empresarial, principalmente para ganhar mais em serviços, e se possível em peças, sempre com responsabilidade.  


Como vender mais MO?  

Escrever e treinar, escrever e treinar. Aplicar os conhecimentos adquiridos. Parece simples, mas funciona. Quanto mais você descreve e escreve, menos erros de cobrança cometerá e mais serviços venderá. Jamais escreva no orçamento as várias peças a serem trocadas, as vezes 5, 10 ou 20 peças, e em apenas uma linha escrever a mão de obra! Isso nunca mais. Escreva item por item.  


E que escrever os serviços possa ser a solução!  

Ao invés de escrever em um orçamento, por exemplo, retífica de motores e cobrar 20 horas de trabalho a 200,00 a hora trabalhada, teremos neste exemplo uma venda de retífica de motor no valor de R$ 4.000,00 (exemplo).  

Exemplo:  

  • . analisar motor, com teste de compressão e vazão de cilindros = 2 horas  


  • . remoção de cabeçote de motor = 3 horas  


  • . analisar face de bloco quanto a planicidade = 1 hora  


  • . remoção de bloco de motor = 2 horas  


  • . limpeza de componentes = 1 hora  


  • . desmontagem e análise de bloco e componentes = 2 horas  


  • . enviar peças para retífica e ao retornar conferência de medidas = 2 horas  


  • . montagem de motor em bancada = 5 horas  


  • . instalação de motor = 5 horas  


  • . funcionamento e testes = 2 horas  


  • . teste de rodagem e ajustes finais = 2 horas  


Total na descrição de todos os itens, 27 horas, neste exemplo.  


Criar padrões facilita a venda de serviços  

Quando você começa a praticar é uma boa inciativa, quando acerta e começa a repetir essas ações começa a criar padrões. Ao criar padrões você padroniza e com ações cada vez mais simples terá grandes resultados. E ao saber valorizar mais a mão de obra, começa a, sempre honestamente, a ganhar mais com serviços e será menos dependente de peças. 


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Quanto mais você escrever os serviços necessários, um por um, poderá fazer uma grande diferença na venda honesta de mão de obra, porque cada vez mais teremos a necessidade de ter lucratividade nos serviços, pois as peças e insumos estarão cada vez mais acessíveis ao consumidor final, seja pela internet em sites de compras, ou em grandes varejistas ou mesmo distribuidores. E os apps de compras ou sites especiais de venda de peças?  


E a solução é apostar no básico, ou seja, vender mais para o mesmo cliente, descrever mais os serviços executados já no orçamento, valorizar a mão de obra, formar mais mão de obra, e vender, saber vender!  


Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!