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A ZF irá demonstrar como os seus produtos e soluções podem tornar o transporte público de passageiros econômico, amigável ao meio ambiente e confortável durante a Busworld Kortrijk, feira que será realizada de 18 a 23 de outubro de 2013, na cidade de Kortrijk, na Bélgica. A ZF apresentará seu amplo catálogo de produtos para todos os tipos de ônibus no estande 603 (Hall 6) do centro de convenções Kortrijk Xpo.
Uma das tecnologias será o eixo traseiro AV 133 para chassis com piso baixo. Sua característica mais relevante é um porta-molas de alumínio, que deixa o eixo com 45 quilos, cerca de 5% mais leve que seu antecessor AV 132. Esse novo eixo pode compensar parte do peso adicional do veículo que é gerado por componentes adicionais exigidos pelo padrão Euro 6 de emissões. Até o final de 2015, a ZF planeja melhorar o AV 133 ainda mais com relação à eficiência, emissão de ruídos, e peso.
Em Kortrijk, a empresa também apresenta a versão de produção em volume de seu eixo portal AVE 130 para sistemas híbridos e ônibus completamente elétricos. Ele contém dois motores elétricos integrados, fazendo com que o sistema geral fique de 200 a 500 quilos mais leve do que todas as soluções com um motor elétrico central.
Essas inovações em produtos possuem longa tradição na ZF. Em 1983 (há exatamente 30 anos), a empresa lançou o primeiro eixo portal (que possui o eixo abaixo do centro do cubo da roda), sendo uma das pioneiras globais na tecnologia de piso baixo.
Este progresso e a extensa especialização da ZF refletem-se nos modernos eixos frontais rebaixados para ônibus e microônibus. O novo RL 82 EC complementa a família de eixos de sistema de direção da ZF, e foi projetado para receber cargas no eixo de até 8,2 toneladas – sendo uma resposta aos desafios das linhas de ônibus Euro 6. Com o RL 55 EC, a suspensão independente da ZF conquista o segmento de midibus, pois aumenta o conforto e também reduz a inclinação lateral do veículo.
Sistemas de transmissão mais confortáveis
A ZF, como empresa de tecnologia, atende a demanda contínua por soluções eficientes de direção em veículos de transporte coletivo. Um desses produtos é a ZF EcoLife, transmissão automática de 6 marchas que torna o transporte público, além de mais eficiente no consumo de combustível, mais silencioso: em combinação com o software TopoDyn Life, a velocidade do motor pode ser mantida em baixa rotação, especialmente ao sair dos pontos de ônibus.
A transmissão manual ZF EcoShift de 6 marchas também tem suas vantagens. A versão básica serve como plataforma flexível, que pode ser estendida de forma modular e, portanto, ser construída de acordo com as exigências individuais do cliente e requisitos do Mercado, de forma padronizada.
Por fim, a ZF expandiu igualmente sua carteira de aplicações do consagrado modelo AS-Tronic, oferecendo agora a AS-Tronic Lite para ônibus e veículos leves de transporte urbano. Nesse último modelo, a empresa de tecnologia está trabalhando em uma variante híbrida modular.