A ZF comemora o novo recorde de produção do seu sistema de frenagem para veículos comerciais Intarder, alcançado em junho. A linha de montagem ultrapassou a marca de 800.000 unidades produzidas no mês passado. O Intarder é um componente para veículos comerciais que alivia o trabalho do freio principal de caminhões. O produto aumenta a segurança e o conforto para o motorista, e melhora a relação custo-benefício para o frotista, pois possibilita uma frenagem sem desgastes, e sem interrupção da força de frenagem durante o engate de marchas. O Intarder ZF oferece uma melhor desaceleração, além de ser mais leve, silencioso e ecológico do que os produtos anteriores.
A ZF iniciou a produção do Intarder em 1992 e, desde o início, os fabricantes de veículos mais conhecidos vêm instalando esse equipamento em seus caminhões e ônibus. Desde aquela época, os campos de aplicação e a demanda aumentaram de modo acentuado. E, em maio de 2013, a ZF comemorou um feito especial: a produção do freio de transmissão de número 800.000, fabricado na unidade da cidade alemã de Friedrichshafen. Hoje, cerca de uma em cada três transmissões são equipadas com o Intarder.
Em sua fase de desenvolvimento mais recente, o ZF Intarder está preparado para atender as necessidades dos veículos comerciais atuais e futuros, especialmente em combinação com o novo sistema de transmissão automatizada ZF TraXon. Em primeiro lugar e acima de tudo, o Intarder oferece um torque de frenagem significativamente maior em comparação com o modelo anterior: a versão Power atinge 4.000 Nm, enquanto a variante Eco também oferece impressionantes 3.300 Nm, com uma potência de frenagem máxima de 600 quilowatts e um tempo de resposta de, no máximo, um segundo.
Como o Intarder é colocado na saída da transmissão, o efeito de frenagem é mantido mesmo durante as trocas de marcha. Isso oferece uma proteção significativa contra a perda de potência no freio principal. Outra vantagem do produto é sua alta eficiência e menor peso em comparação com os modelos anteriores: as duas versões atuais (Power e Eco) pesam apenas 65 quilos.
A nova unidade de controle eletrônico simplifica a integração no controle de frenagem do veículo, além de oferecer uma função de controle de modo de velocidade de cruzeiro. Durante frenagens contínuas sem perda de potência e frenagens adaptáveis, os sistemas de segurança como o ABS e ESP permanecem ativos. Por último, mas não menos importante, o condutor pode controlar a potência de frenagem e escolher entre um total de cinco etapas de frenagem.
Além dos motoristas e frotistas, o meio ambiente também é beneficiado: O novo ZF Intarder utiliza menos óleo, é cerca de três decibéis mais silencioso e contribui para a economia de combustível. Ele dissipa a energia de frenagem na forma de calor, por meio do circuito de refrigeração do motor. A preservação efetiva do freio principal não apenas reduz os custos das operações de transporte, mas também reduz significativamente a poluição ambiental com menos desgaste das lonas de freio.