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Volkswagen apresenta Fox BlueMotion com novo motor 1.0l de três cilindros


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Anderson Tomé
12 de agosto de 2013

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Motor da família EA211 reduz o consumo energético em até 17%.  Inovações no processo de construção, nos recursos aplicados e as alterações mecânicas aprimoraram características e tornam o mais moderno fabricado pela montadora no País

 A Volkswagen apresentou o Fox BlueMotion 2014, que estreou no Brasil o novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211. De acordo com a montadora, este é o motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção quanto aos recursos de que dispõe, pois promove notável diminuição no consumo de combustível e na consequente emissão de gases. Com o novo motor, o Fox BlueMotion se torna o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros e o modelo mais econômico da marca no Brasil.

O desenvolvimento do motor incluiu extensos testes de rodagem que totalizaram mais de 2,4 milhões de quilômetros – sendo cerca de 100 mil quilômetros sob temperaturas abaixo de -15°C –, mais de 17 mil horas em dinamômetro e mais de 1.000 testes do novo sistema de partida a frio.

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido com o objetivo de oferecer maior eficiência energética e menor consumo de combustível, por isso optou-se pela configuração de três cilindros. Para assegurar seu desempenho, foi realizado intenso trabalho na redução de atrito dos componentes do motor e na aplicação de recursos tecnológicos inéditos nessa faixa de cilindrada no mercado brasileiro.

Com 999 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal no Fox BlueMotion, o motor EA211 1.0l é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

O EA211 1.0l possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, o novo EA211 é 24 kg mais leve.

A construção com três cilindros significa não apenas menor número de componentes – como biela, pistão e mancais –, como também menor perda de calor, o que aumenta sua eficiência térmica quando comparado a um motor de quatro cilindros.

Os cilindros têm maior diâmetro (são 74,5 mm, com 76,4 mm de curso), o que permite melhor enchimento da câmara de combustão. Combinada a essa característica está a vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, o que garante melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica.

As bielas foram melhoradas e possuem desenho inovador. Cerca de 20% mais leves do que as convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim.

A otimização da construção do motor está presente também na árvore de manivelas (virabrequim), que tem menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido. A massa total (peso) do componente foi reduzida, proporcionando menores inércia e atrito e aumentando a eficiência do conjunto.

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. A taxa de compressão é de 11,5:1. As válvulas são acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão Rollenschlepphebel), recurso que minimiza o atrito entre os componentes e aprimora sua eficiência.

Por Dentro

O cabeçote do EA211 1.0l possui coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.

O líquido de arrefecimento leva menos tempo para ser aquecido durante a fase fria do motor porque recebe o calor dos gases de escape. Por outro lado, em alto regime de utilização, ocorre um controle da temperatura dos gases de escape na entrada do conversor catalítico (catalisador), permitindo que se opere mais tempo com a mistura ar-combustível estequiométrica (ideal).

A construção da tampa do cabeçote é inovadora em um processo que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas permanentemente, sem a necessidade de solda. Esse design permite a redução do diâmetro dos mancais dos eixos e, consequentemente, de atrito.

Este novo motor utiliza sistema de ignição com uma bobina por cilindro, o que elimina os cabos de velas e as perdas elétricas, colaborando para maior eficácia na combustão.

Outra solução adotada no motor EA211 1.0l é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

O EA211 1.0l é o primeiro motor do país nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Evolução do sistema introduzido no Brasil também pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Fox 1.0l BlueMotion utiliza galeria de injeção feita de material polimérico, para aprimorar a eficiência do conjunto.

O sistema de partida a frio do Fox BlueMotion é gerenciado pela Unidade Eletrônica de Controle (ECU) do motor. O combustível é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com temperatura ambiente abaixo de 17,5°C.

A partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU comandar todo o processo de partida. Como pré-requisito, a partida só é possível se o motorista acionar completamente o pedal de embreagem. O instrumento combinado alerta o motorista para efetuar esse procedimento.

Alterações mecânicas

Disponível em carroceria de duas ou de quatro portas, o Fox BlueMotion traz, além do novo motor EA211 1.0l, modificações mecânicas que contribuem para que o modelo obtenha altos índices de economia de combustível.

A direção com assistência eletro-hidráulica, por exemplo, reduz o consumo energético do modelo em 3% em relação ao Fox 1.0l equipado com direção hidráulica.

Como parte do pacote de melhorias de eficiência energética do conceito BlueMotion, a transmissão MQ200 que equipa o Fox BlueMotion, teve as relações alongadas em até 10% em comparação à utilizada no Fox 1.0l. A medida foi possibilitada graças à maior disposição de torque em baixos regimes de giro. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas às mesmas velocidades, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.

Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0l BlueMotion tem redução de consumo energético de aproximadamente 16%. Quando está com etanol, são 17%.

Desempenho

O Fox BlueMotion combina às características de economia de combustível e eficiência energética bom desempenho para um modelo dessa faixa de cilindrada. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0l BlueMotion acelera de 0 a 100km/h em 13,5 segundos e atinge velocidade máxima de 166km/h. Com etanol, são 13,2 segundos para a aceleração de 0 a 100km/h e 167km/h de velocidade máxima.

Em seu quadro de instrumentos o Fox 1.0l BlueMotion traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível. O item auxilia o motorista a conduzir de forma mais econômica. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do velocímetro analógico.

Outro dispositivo de auxilio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.

O Fox BlueMotion ainda é equipado com o I-System, que permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort. Esse dispositivo emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica.

Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”.

O Fox 1.0l BlueMotion já traz de série equipamentos muito valorizados pelos clientes, como direção eletro-hidráulica, computador de bordo, freios ABS e airbags frontais. Além desses, há itens de conforto e conveniência, como banco traseiro com encosto rebatível, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, conta-giros, desembaçador do vidro traseiro, gaveta sob o banco do motorista, para-sol com espelho de cortesia dos lados direito e esquerdo e tomada de 12 volts. O indicador digital de consumo instantâneo de combustível e o indicador de troca de marchas também são equipamentos standard no Fox 1.0l BlueMotion.

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