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Apesar do aspecto atualizado — mais no modelo da GM —, estes hatches de porte médio usam motores de 2,0 litros bem tradicionais
Pouco a pouco, segmentos do mercado que andavam quase esquecidos voltam a receber atenção dos fabricantes. Depois da "febre dos sedãs", que teve seu auge em 2006, reaparece o interesse pelos hatches de porte médio, categoria que ficou cinco anos sem lançamentos nacionais desde a chegada do Stilo, em 2002. No ano passado a Volkswagen reestilizou o Golf e a General Motors lançou o Vectra hatch, que de certo modo substitui o Astra, mantido apenas em versões mais baratas.
O Vectra está disponível em acabamentos GT e GT-X, ambos com motor de 2,0 litros e duas válvulas por cilindro. Na linha Golf há mais opções, de 1,6 litro ao 1,8 com turbocompressor do GTI, sendo a Comfortline dotada de motor semelhante ao do concorrente. O preço básico do modelo da VW é maior (R$ 68.630 contra R$ 58.280, ambos em novembro), mas ele conta com mais equipamentos de série, como revestimento dos bancos em couro. O Vectra GT-X, de R$ 70.183, é que se aproxima mais do Golf em conteúdo.
Análise técnica
O Vectra hatch tem o desenho do atual Astra alemão, um modelo de 2003, só que recebeu a frente exclusiva elaborada para o sedã nacional. Bem mais antiga, esta quarta geração do Golf foi lançada na Europa em 1997 e deu lugar à quinta em 2003. Os alemães estão conhecendo agora a sexta, o que deixa nosso modelo ainda mais defasado. Pelos dados dos fabricantes, o melhor coeficiente aerodinâmico (Cx) é o do VW, 0,31, ante 0,32 do Chevrolet (valor do Astra europeu, pois a GM não o informa aqui). Multiplicados pela área frontal estimada, que é o importante para se saber a resistência ao ar, esses valores resultam em 0,72 para o Golf e 0,76 para o Vectra.
Os motores são semelhantes em concepção, com cilindrada de 2,0 litros e duas válvulas por cilindro, e ambos são flexíveis em combustível, o que é novidade para esta versão do Golf. O propulsor da VW, da família 827, já teve variação entre 1,3 e 2,0 litros e opção de 16 válvulas, como no antigo Gol GTI 16V nacional. A GM produz as Famílias I e II, a primeira entre 1,0 e 1,8 litro e a outra, usada no Vectra, de 1,6 a 2,4 litros (hoje disponível apenas como 2,0 e 2,4), também com 16 válvulas em alguns deles. A melhor relação r/l é a do Vectra, exato 0,3, enquanto o Golf tem 0,322, valor alto demais para se conseguir funcionamento suave.
A VW fez diversas alterações no motor este ano, como pistões, anéis, válvulas, comando, coletor de admissão e virabrequim, e elevou a taxa de compressão para 11,5:1 (no Vectra é de 11,3:1). O resultado, porém, foi modesto em termos de potência: permanece de 116 cv para uso de gasolina e passou a 120 cv com álcool, com torque máximo de 17,7 e 18,4 m.kgf na ordem (17,3 m.kgf antes). Assim, continua atrás do carro da GM, que dispõe de 121 cv e 18,3 m.kgf com gasolina e 128 cv e 19,6 m.kgf com álcool. Foram alongadas no Golf as relações de quarta (em 6%) e quinta marchas (em 8%), mudança bem-vinda que traz menores consumo e ruído em velocidades de viagem. Agora são 3.250 rpm a 120 km/h em quinta, por exemplo, ante 3.550 da versão anterior e 3.050 do Vectra.
Ao volante
O motor da GM é relativamente suave, enquanto no da VW se nota certa aspereza em algumas faixas de uso, sem chegar a incomodar. Com pesos próximos (26 kg a mais no Vectra), apresentam desempenhos semelhantes, com ligeira vantagem para o GT, que no entanto está longe da esportividade que a sigla faz imaginar. O melhor comando de câmbio é do Golf, leve e preciso. Estranha-se a alavanca mal posicionada no Vectra, baixa e recuada, levando o braço a um movimento antinatural para passar segunda ou quarta. E no Chevrolet avaliado o pedal de embreagem estava bem pesado.
O Golf mostra ótimo acerto de suspensão, com equilíbrio ideal entre conforto e estabilidade pela correta calibração de molas e amortecedores. Os pneus 205/55-16 — mesma medida em ambos — foram bem escolhidos, pois trazem maior aderência que os 195/65-15 do Golf 2,0 básico sem penalizar muito a maciez de rodagem. Já o Vectra é desconfortável pelas molas mais duras, já conhecidas do Astra que lhe emprestou a plataforma. Embora bom em estabilidade, não consegue "copiar" as irregularidades do piso tão bem quanto o concorrente.
Os freios dos dois contam com ABS, opcional no Golf, e estão bem dimensionados para os carros. Ambos são dotados de assistência hidráulica de direção, mas no Vectra em baixa velocidade se nota maior peso que o ideal.
Matéria da edição Nº214 - Dezembro de 2008