Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Tudo sobre polimento

Tudo sobre polimento


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Daniel Araujo Filipe
12 de julho de 2010





Saiba como ter eficiência no processo de melhorar o brilho do carro e corrigir pequenas imperfeições


Uma das etapas finais da reparação é o acabamento, sendo que uma das principais técnicas utilizadas dentro desta etapa é o polimento. Trata-se de um procedimento realizado com o intuito de gerar ou reativar o brilho na pintura. Além das melhorias estéticas, o polimento pode se destinar ao ajuste de peças, eliminando imperfeições (acúmulos de material resultante de processos de pintura) e ciscos (como são chamadas as pequenas partículas de sujeira).

O polimento deve ser realizado sempre que houver necessidade de realçar o brilho do veículo, independentemente do tempo ocorrido após o polimento anterior. Contudo, é importante lembrar que, ao fazer o polimento, há sempre uma diminuição da película protetora da pintura. Ou seja, após muitos polimentos, a película de verniz irremediavelmente diminuirá, deixando de proporcionar o brilho e a proteção desejados.

Confira a seguir as situações em que o polimento é necessário.

Na repintura

Por mais que os carros saiam da cabine de pintura com praticamente o acabamento ideal, em determinados casos é preciso polir para corrigir pequenas imperfeições que possam ocorrer no processo de pintura.
Principais funções do polimento:
- Eliminar pequenas sujeiras que caíram na pintura.
- Eliminar escorridos provocados no momento da aplicação do verniz.
- Igualar a textura (evitando o efeito “casca de laranja”).
Nos dois primeiros casos, o ideal é polir somente a área que possui a sujeira ou o escorrido, interferindo o mínimo possível na pintura. Já no último caso, deve-se fazer o polimento em toda a superfície do veículo que está com a textura inadequada.

Para um retoque

O polimento no retoque tem a função de igualar o brilho na junção da emenda.

Neste caso, o ideal é que o polimento seja localizado. Esse polimento deve ser sempre feito do centro do retoque para fora, utilizando uma boina supermacia e a massa de polir mais fina possível.

Materiais utilizados

Estes são os equipamentos e insumos necessários para a realização do processo de polimento e suas respectivas funções.
• Politriz: Efetuar o polimento.
• Hookit: Realizar o lixamento do veículo.
• Lixas de grão P1000 e P1200 (a seco): Eliminar riscos e escorridos.
• Lixa de grão P1500 (a seco): Eliminar impurezas de menores proporções na pintura.
• Lixa de grão P4000: Eliminar marcas de lixas e pintura opaca.
• Massa de polir e líquido polidor: Eliminar pequenos riscos deixados pelo lixamento.
• Líquido lustrador e autobrilho: Eliminar riscos deixados pelo líquido polidor.
• Cera: Proteger a pintura e realçar o brilho.
• Boina macia: Eliminar pequenos riscos deixados pelo lixamento.
• Boina supermacia: Eliminar pequenos riscos deixados pela boina macia.
• Boina de espuma: Eliminar marcas deixadas pela boina supermacia.
• Algodão: Aplicar a cera.

Processo de polimento


O processo de polimento pode variar de acordo com o estado da pintura encontrada na superfície a ser polida. Confira a seguir as etapas do processo de polimento.

 

1 – Limpeza
Limpar a superfície das peças que devem ser tratadas.
2 – Lixamento
Há três opções, dependendo do tipo de dano.
Para uma pintura queimada (opaca), o profissional deve, com a Hookit e disco de grão P4000, fazer um lixamento na área.
Para sujeiras na pintura, fazer um lixamento na área com o disco de grão P1200; em seguida, utilizar o disco de grão P4000.
Para imperfeições, como efeito “casca de laranja”, crateras, riscos e escorrido de verniz, fazer um lixamento com o disco de grão P800; em seguida, utilizar o disco de grão P1200 e, logo depois, o disco de grão P4000.
3 - Polimento agressivo
Com a politriz e a boina de polir branca, polir com composto polidor ou massa de polir nº 2.
4 - Polimento menos agressivo
Com a politriz e a boina amarela, aplicar o líquido lustrador na superfície da peça.
5 - Polimento de acabamento
Com a politriz e a boina de espuma, aplicar o autobrilho.
6 – Enceramento
Fazer o enceramento do veículo.
7 - Limpeza final
Limpeza dos cantos de portas, rodas, vidros e borrachas.

Cuidados no trabalho

No lixamento
Cuidado ao lixar vincos e cantos para que não ocorra um desgaste excessivo da película de verniz, o que poderia deixar a peça sem o brilho e a proteção adequada.

Polimento agressivo
Cuidado ao operar a politriz próxima a cantos e vincos, pois a força excessiva nessas áreas pode provocar perda de tinta e verniz nos locais. Para estas áreas, existem minipolitrizes que auxiliam e facilitam a realização do polimento.

EPIs necessários
Para o polimento, é preciso utilizar sempre os seguintes equipamentos de proteção individual: óculos, proteção respiratória, luvas, protetores auriculares e avental.

Tempos médios para cada etapa

Confira a divisão de tempos entre as atividades envolvidas no processo de polimento do veículo.




NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil