Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Tráfego exige atenção à manutenção dos veículos

Tráfego exige atenção à manutenção dos veículos


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
04 de abril de 2013

Trânsito pesado, excesso de veículos e horas a fio preso no congestionamento. Esse é o roteiro de milhares de motoristas que trafegam por grandes centros urbanos e rodovias. O condutor precisa estar atento à direção para evitar acidentes, mas também deve prestar atenção em seu veículo. O desgaste do automóvel, quando transita nesse cenário, chega a ser maior do que outros que trafegam em situações menos agressivas. De acordo com Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, o proprietário deve prestar atenção em alguns pontos para que a viagem seja segura, e, consequentemente, evite gastos desnecessários e problemas.

Durante o deslocamento, o motorista utiliza diversos componentes do automóvel que, se não verificados, podem causar anormalidades. O sistema de freios deve sempre estar em ordem para garantir a segurança do motorista. “Devido as constantes frenagens, utilizamos esse item muito mais que os outros componentes”, afirma Vanni.

O sistema de freios deve ser revisado periodicamente. O fluído de freio deve ser substituído a cada 10.000 quilômetros ou um ano. Porém, antes da troca total, deve ser feita uma avaliação para verificar se a substituição é realmente necessária. “Deve ser detectada também a presença de água no fluído, que causa a impressão de pedal borrachudo e oxidação prematura dos componentes do sistema”, diz Vanni. Outras formas de perceber que os freios não estão bons são: ao aciona-lo, o volante e veículo apresentam vibração e a altura do freio de mão está muito acima do banco.

O engenheiro relata que é preciso ficar atento também ao estado dos pneus do veículo. “Os pneus que rodam predominantemente dentro da cidade apresentam menor vida útil do que os de veículos que transitam em estradas. Essa redução ocorre pelo constante ‘arranca e para’ e também pela maior quantidade de curvas nos trajetos urbanos”.

O óleo do motor é muito mais exigido em situações de trânsito. O engenheiro explica que a temperatura do motor aumenta devido a pouca circulação do Trafego-exige-atencao-a-manutencao-de-veiculosar. Com base nessa informação, a tendência é o maior consumo do óleo. “O proprietário deve ficar atento ao manual do veículo, que explica as condições de troca do óleo de acordo com a utilização do carro”.

Muitos condutores utilizam diversos equipamentos eletrônicos, como rádio e conectores elétricos, ao mesmo tempo no carro. Ao contrário do que muitos motoristas se questionam, essa atitude não consome a bateria do carro. “Essa é uma dúvida muito constante, mas enquanto o carro está ligado, não ocorre o consumo da bateria”, responde Vanni.

Porém, uma atitude que pode prejudicar a bateria é “desligar e ligar” o veículo enquanto enfrenta um congestionamento. Vanni afirma que essa operação, além de consumir mais carga da bateria, prejudica o motor de partida do veículo, causando no futuro dificuldades para ligar o carro.

Com as altas temperaturas, o ar condicionado se tornou indispensável para a grande maioria dos motoristas. O uso constante desse item não prejudica o veículo, mas para garantir seu bom funcionamento, é preciso ficar atento à alguns detalhes. “Por questão de conforto e até mesmo segurança, usamos o ar condicionado praticamente em todo percurso. Para isso, devemos sempre verificar o filtro de ar condicionado, realizando sempre a higienização para evitar fungos e bactérias e, quando necessário, fazer a troca do filtro”, explica Vanni.


NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil