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Testando o Cilindro Mestre:
1. Retirar a tampa do reservatório de fl uido e a tela de filtro do mesmo;
2. Pressionar o pedal como se fosse acionar a embreagem normalmente e observar o fluido:
a) nesta condição o fl uido deve ficar parado, caso produza uma onda dentro do reservatório, o cilindro está danificado (gaxeta desgastada ou cilindro ovalizado) e o veículo pode estar com difi culdade de passar marcha, uma vez que parte do fl uido está retornando e falta curso de acionamento para a embreagem;
b) soltar o pé rapidamente. Neste caso, uma ondulação aparecerá no fl uido, indicando que a válvula de compensação está funcionando e o furo de retorno do cilindro não está obstruído.
Verificando o Retorno do Sistema ao Repouso:
Este é um detalhe importante, pois o retorno lento do sistema ao repouso eleva o tempo de patinação e conseqüentemente diminui a durabilidade das embreagens. O retorno lento pode ser provocado por: falhas no cilindro mestre, no servomecanismo ou cilindro secundário ou ainda, por conta do mancal que pode prender no tubo guia por problemas de embuchamento e molas do pedal.
Verificando onde pode estar o problema:
1. Pressione o pedal seguidamente (4 ou 5 vezes); o pedal não pode endurecer, ou seja, sempre que o pedal for pressionado deve chegar até o batente. Se a cada vez que pressionar o pedal, a folga for aumentando, a causa está no cilindro mestre. Isso ocorre porque a mola do êmbolo está quebrada ou a gaxeta está dilatada, tapando o furo de retorno do cilindro.
O êmbolo do cilindro mestre sempre deve retornar até a trava de retenção do êmbolo e com isso a folga não aumenta entre um acionamento e outro.
2. Pode ser o servo? Sim, ouça se a descarga do mesmo tem som diferente. O normal é uma descarga forte seguida de uma outra mais fraca. Para defi nir se a falha é no servo, solte-o da capa seca e com a tubulação hidráulica conectada, empurre sua haste para trás, que deverá ir até o fundo sem muito esforço.
Tais detalhes só são observados pelos mecânicos ao longo do tempo, com a experiência adquirida na comparação do teste em vários sistemas similares. Se o esforço for muito grande, pode ser que as gaxetas estejam dilatadas e quando veículo estiver aquecido, o problema aumentará devido à dilatação das mesmas.
3. Pode ser algo interno? Sim, caso não se encontre nada no cilindro mestre nem no servo, o problema pode estar na interferência do mancal com o tubo guia, na graxa ressecada com poeira que difi culta a movimentação do mesmo, ou ainda no garfo enroscando nas articulações ou buchas. Neste caso, desmonte para verifi cações e correções necessárias.
Nota: Fluído contaminado (fora da especificação ou do prazo de validade) provoca a inefi ciência do sistema de acionamento.