Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Tecnologia nacional na Stock Car

Tecnologia nacional na Stock Car

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
23 de agosto de 2011

 

A empresa gaúcha FuelTech, com sede em Porto Alegre, foi escolhida para ser a fornecedora oficial das injeções eletrônicas dos carros que disputam a temporada 2011 da Copa Montana, que este ano utilizam o etanol como combustível no lugar do motor V8 carburado a gasolina.
O trabalho de desenvolvimento de produto e testes envolveu 25 pessoas. Foram centenas de horas de teste e acerto em dinamômetro e nas pista de Interlagos (SP) e Piracicaba (SP), que resultaram no FuelTech FTsport, um módulo específico para a categoria.
O diretor da FuelTech, Anderson Dick, relatou que a experiência de uma década em competições de automobilismo mais o fornecimento de injeções para a antiga categoria Pick-up Racing foram decisivos para a escolha da Vicar, promotora da categoria. “Outro diferencial  é a eficiência e agilidade no desenvolvimento em curto prazo da empresa em mapeamento e monitoramento dos motores”,  explicou.
Novidades Tecnológicas

Foram desenvolvidas funções específicas para a categoria, como Push-to-pass, que libera por 15 segundos uma potencia extra, de 30 a 70 cv, dependendo da pista, para facilitar ultrapassagens. Isso só foi possível porque o motor utiliza borboleta eletrônica e a injeção FuelTech faz esse controle.
Outro grande diferencial  é a completa aquisição de dados integrada, que permite tanto a fornecedora dos motores (JL) quanto as equipes analisarem mais de 30 informações sobre o motor.
Segundo o diretor da Fueltech, isso permite monitorar e controlar completamente o sistema, facilitando o ajuste do carro e a detecção de quaisquer problemas mecânicos, além de ser uma segurança para todos  de que nenhuma equipe possa estar fora do regulamento.
O principal objetivo para a temporada de 2011 é conseguir a equalização perfeita dos motores, garantindo mais competitividade, melhorando o desempenho geral dos motores e ainda sua vida útil. “Todos estão muito satisfeitos com o produto. Prova disso são que a manutenção e as quebras dos motores foram drasticamente reduzidas, o funcionamento em qualquer condição está muito melhor e não existe diferença de desempenho entre os carros, já que existe uma maior proximidade dos tempos nas tomadas e na prova.”

O fim da dor de cabeça

Pilotos e chefes de equipe aprovaram a chegada da FuelTech na categoria.  “A injeção eletrônica acabou com uma das maiores dores de cabeça dos mecânicos, que era a sujeira no carburador”, disse Thiago Meneghel, chefe de equipe do piloto Pedro Boesel na Copa Montana.  O ponto de vista é semelhante para quem está dentro do cockpit.
O piloto Galid Osman, pole position na última etapa da Montana, realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, por exemplo, afirma que a injeção eletrônica FueTech trouxe uma grande equalização para a Copa Montana, aproximando a categoria da  Stock Car. “No ano passado, a cada três corridas precisávamos mexer no carburador, o que trazia muitas dúvidas para todos. O desempenho era uma incógnita, mas agora não temos mais esse problema, pois a injeção eletrônica não requer regulagens e acertos constantes”, conclui o piloto.

Sobre a FuelTech

A FuelTech é uma empresa de tecnologia brasileira especializada na produção de injeções e ignições eletrônicas totalmente programáveis para gerenciamento de motores.
Desde sua fundação, a FuelTech conta com uma equipe de engenheiros qualificados que trabalham para garantir a inovação contínua com a mais alta tecnologia. Mais informações no site www.fueltech.com.br.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil