Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Substituição das buchas da coluna de direção - Uno

Substituição das buchas da coluna de direção - Uno


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
23 de março de 2009
Matéria da edição Nº154 - Dezembro/2003
Dica Fiat
Mesmo após um perfeito balanceamento, o veículo pode apresentar folga radial e axial no volante, trepidações ou ainda barulho ao virar o volante para ambos os lados.

SUBSTITUIÇÃO DAS BUCHAS DA COLUNA DE DIREÇÃO - UNO

Mesmo após um perfeito balanceamento, o veículo pode apresentar folga radial e axial no volante, trepidações ou ainda barulho ao virar o volante para ambos os lados. A causa disso pode ser a coluna de direção.

Veja a seguir os procedimentos para verificar as folgas.

PROCEDIMENTO:
Após remover o suporte da coluna de direção do veículo, retirar a árvore inferior do conjunto.

Fixar o suporte da coluna na bancada e remover as cravações situadas nas extremidades inferior e superior para permitir a retirada das buchas.

Para montagem, inverter a seqüência das operações utilizadas para a desmontagem.

CONTROLE DOS COMPONENTES DO COMANDO DA DIREÇÃO
1. Suporte para coluna superior da direção
2. Coluna superior da direção
3. Bucha elástica do suporte
4. Coluna inferior da direção com juntas universais

Importante:
• Antes da remontagem, avalie a coluna superior (2) quanto a desgaste e deformações nas extremidades e, principalmente, nas regiões de trabalho dos rolamentos. Substitua a peça se necessário.

• Certifique-se de que as juntas universais da coluna inferior não tenham folga excessiva.

• Durante a montagem, centralize corretamente a coluna em relação a sua fixação sobre a carroceria.

• Após a montagem do conjunto, aplique os torques de aperto conforme especificado

Componente
Torque
Fixação do volante à coluna de direção 50,0 Nm (5,0 kgm)
Fixação do suporte da coluna à carroceria 6,5 Nm (0,65 kgm)
Porca de fixação da coluna inferior à coluna superior 20,0 Nm (2,0 kgm)
Porca de fixação da coluna inferior à caixa de direção 20,0 Nm (2,0 kgm)
• Confira a centralização da caixa de direção e o alinhamento do veículo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté