Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O serviço de assessoria técnica do engenheiro Roberto Canassa Júnior, que tem 18 anos de experiência em assistência técnica aftermarket e garantia da qualidade na Mahle Metal Leve, uma parceria do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) para adoção de práticas que garantem melhores resultados às empresas que fazem parte da entidade, pode ser contratado por um grupo de retíficas da mesma região. Além da troca de informações entre os empresários que permite ampliar o conhecimento, é uma oportunidade de obter facilidade no pagamento que, nesta condição, pode ser parcelado em 10 vezes. A consultoria oferece suporte técnico, avaliando cada área separadamente.
O trabalho consiste em análises de causa e efeito em peças, garantia, orientação sobre processos e procedimentos de usinagem e montagem de motores ciclo Otto e Diesel, peças aplicadas e orientações por meio de parecer técnico. “É possível, solicitar a análise da peça que falhou por meio de fotos via e-mail para que identifique as possíveis causas do defeito”, explica o consultor Roberto Canassa Júnior.
Caso seja necessário acompanhamento técnico, é feito um estudo criterioso do conjunto/motor com o deslocamento até a retífica. Além da parte técnica, é realizado treinamento motivacional para promover a conscientização do colaborador de que ele é parte importante do processo de retificação de motor. O curso é apostilado e indicado para todos os departamentos da retífica.
Entre outros resultados, Canassa revela que é possível reduzir custos de garantia. “Tanto a assessoria técnica quanto o treinamento técnico motivacional são muito importantes, já que as empresas devem ter foco em qualidade, agilidade, eficiência e preço para satisfazer seus clientes”, conclui.
Para obter mais informações sobre a consultoria técnica, os interessados devem entrar em contato com o Conarem pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 5594-1010 – falar com Ricardo. O site é www.conarem.com.br. A Rede Nacional de Retíficas Conarem segue padrões de qualidade estabelecidos pela norma ABNT NBR 13032 que determina os processos para a realização do serviço.
Atualizada em 2008, a norma garante a qualidade da retífica em motores, definindo todos os procedimentos necessários para execução dos trabalhos, bem como determina requisitos sobre qualificação profissional da mão de obra e os equipamentos e instalações necessárias.
Também é uma forma de criar parâmetros para a contratação de serviços de retífica para motores por meio de licitação de órgãos públicos.