O reparador Ricardo Simplício Rodrigues, da Auto Mecânica Portuga, de Mogi das Cruzes – SP, descreve uma situação frequente para muitos consumidores que adquirem veículos em loja de automóveis usados.
PROBLEMAUm cliente dele comprou um Hyundai Santa Fé 2.7 V6 2008, com 66.400 km. Quando ele foi buscar o carro na agência, percebeu uma fumaça saindo do escapamento. O vendedor disse que era água acumulada no escapamento, porque ficou parada por muito tempo enquanto estava na loja.
DIAGNÓSTICOSFiz um teste: deixei-a desligada por um tempo e depois liguei o motor. Realmente saía fumaça, mas não de vapor e sim uma fumaça densa e azulada, como de óleo queimando.
Desmontei o coletor, pois desconfiei que os bicos pudessem não estar vedando bem. Fiz o teste de estanqueidade, os bicos estavam perfeitos. Percebi um grande acumulo de óleo no coletor quando o desmontei e esse óleo vinha da mangueira do respiro do motor.
Fiz outro teste: limpei todo o óleo do coletor, montei o mesmo isolando as duas mangueiras do respiro, colocando-as dentro de um galão do lado do motor.
Por uma semana o cliente usou o carro e a fumaça havia desaparecido, não havia óleo no galão e o coletor permaneceu sem óleo.
Pensando que o problema era apenas o óleo acumulado no coletor, conectei novamente as mangueiras de respiro e liberei o carro.
No dia seguinte, já pela manhã, o cliente retornou dizendo que o carro voltou a soltar fumaça e ainda, que havia piorado.
SOLUÇÃOIntrigado com o defeito, fui a uma concessionária Hyundai saber se já haviam recebido um caso igual a este. Disseram que na concessionária não, mas outro reparador da cidade (de Mogi das Cruzes) já.
Para eliminar definitivamente esta emissão de fumaça, ele descarbonizou as tampas de válvulas. Problema resolvido.
CONCLUSÃOO uso de óleo incorreto no motor ou a falta de troca deste lubrificante podem ter causado a formação de borra nos defletores da tampa de válvulas, fazendo com que o óleo acumulado no defletor não escorra e, consequentemente, seja sugado pela admissão. Foi feita a descarbonização das duas tampas e colocado o óleo correto, 5W30 sintético.

HONDA FIT 1.4 FALHA E ACENDE A LUZ DA INJEÇÃO
O reparador Eduardo Miranda, de Varginha - MG, recebeu um Honda Fit 1.4 2006 com câmbio CVT.
DEFEITO
O veículo estava com a luz da injeção acesa e apresentava falha no motor, cortes de ignição, chegando até parar na rua.
DIAGNÓSTICOS
A luz da injeção acendia. Passei o scanner e o defeito registrado na memória foi sensor CKP (sensor de rotação do motor).
Peguei um sensor de outro carro para testar e o defeito continuou. Troquei as 8 velas e não resolveu.
SOLUÇÃO
Após a substituição de uma das oito bobinas o defeito foi solucionado.